O lugar dos mortos e a presença dos vivos: cultura profana e entretenimento em cemitérios paulistanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-30092022-111725/ |
Resumo: | A presente tese tem o objetivo de investigar, em uma perspectiva sociológica, as questões envolvidas na atual gestão e uso dos cemitérios, especificamente no município de São Paulo. Partindo de um dado momento, no evento chamado Cinetério, em que grupos religiosos, membros da sociedade civil organizada, administração pública e atores políticos confrontaram na justiça suas concepções de sagrado, profano e espaço público, propõe-se uma investigação acerca dos processos que possibilitaram tal impasse, especificamente o processo histórico de secularização dos cemitérios. A hipótese defendida é que esse processo impactou de forma irreversível a velha concepção desses espaços, colocando em xeque antigas e tradicionais diretrizes que tomavam as necrópoles por locais estritamente sagrados e de uso exclusivo dos mortos. Isso permitiu a emergência de novas e diferentes demandas por parte dos vivos, transformando os usos e a circulação nos espaços cemiteriais. Nos quatro anos de pesquisa em cemitérios, especialmente escolhidos por sua representatividade e importância histórica e social, foram acompanhadas atividades ligadas à música, ao cinema, ao teatro, aos esportes e, como não podia deixar de acontecer em tal de processo de mudança social, à política. |
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O lugar dos mortos e a presença dos vivos: cultura profana e entretenimento em cemitérios paulistanosThe place of the dead and the presence of the living: profane cultura and entertainment in cemiteries in the city of São PauloCemeteries of São PauloCemetery and politicsCemitério e políticaCemitérios de São PauloNew uses of cemeteriesNovos usos dos cemitériosReligião e espaço públicoReligion and public spaceSecularizaçãoSecularizationA presente tese tem o objetivo de investigar, em uma perspectiva sociológica, as questões envolvidas na atual gestão e uso dos cemitérios, especificamente no município de São Paulo. Partindo de um dado momento, no evento chamado Cinetério, em que grupos religiosos, membros da sociedade civil organizada, administração pública e atores políticos confrontaram na justiça suas concepções de sagrado, profano e espaço público, propõe-se uma investigação acerca dos processos que possibilitaram tal impasse, especificamente o processo histórico de secularização dos cemitérios. A hipótese defendida é que esse processo impactou de forma irreversível a velha concepção desses espaços, colocando em xeque antigas e tradicionais diretrizes que tomavam as necrópoles por locais estritamente sagrados e de uso exclusivo dos mortos. Isso permitiu a emergência de novas e diferentes demandas por parte dos vivos, transformando os usos e a circulação nos espaços cemiteriais. Nos quatro anos de pesquisa em cemitérios, especialmente escolhidos por sua representatividade e importância histórica e social, foram acompanhadas atividades ligadas à música, ao cinema, ao teatro, aos esportes e, como não podia deixar de acontecer em tal de processo de mudança social, à política.This thesis aims to investigate, from a sociological perspective, the issues involved in the current management and use of cemeteries, especially in São Paulo city. The starting point is the impasse generated by an event called Cinetério, around which religious groups, members of organized civil society, public administration and political actors started to confront, in court, their conceptions of sacred, profane, and public space. Our goal is to address the processes that made this contention possible, particularly the historical process of secularization of cemeteries. The hypothesis is that this process has deeply impacted the old conception of such spaces, putting in question old-fashioned and traditional guidelines that considered necropolises strictly sacred and for the exclusive use of the dead. This allowed the emergence of new and different demands made by those who are alive, transforming the forms of use and circulation in cemetery spaces. During the four years of this research in cemeteries, specially chosen for their representativeness and historical and social importance, we assessed activities related to music, cinema, theater, sports and, as it could not be missing from an analysis of a process of social change like the one at stake here, to politics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPrandi, Jose ReginaldoJacomo, Luiz Vicente Justino2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-30092022-111725/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-30T14:23:47Zoai:teses.usp.br:tde-30092022-111725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-30T14:23:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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