Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Fabiane Dayse Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1502
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Linguagem e Práticas Sociais” do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O tema da pesquisa consiste na investigação das configurações da leitura no contexto das tecnologias de informação e comunicação dentro da plataforma Wattpad. Para tanto, a pesquisa busca responder como se configuram as práticas de leitura, na plataforma de autopublicação Wattpad, por meio das interações dos internautas em torno do romance As quatro estações de Zoé (Chassim, 2020). Para responder tal questão, nos orientamos pelo seguinte objetivo geral: analisar as práticas de leitura na plataforma Wattpad e como elas interferem na formação do hiperleitor, a partir das interações dos internautas. Com a popularização da internet, os leitores passaram a ter acesso a uma grande variedade de obras e a interagir com autores e outros leitores. Nesse contexto, o Wattpad se destaca como uma plataforma que permite a publicação e o compartilhamento de histórias de maneira rápida e fácil, transformando a relação entre leitores e escritores. Para desenvolver essa pesquisa, recorremos ao arcabouço teórico da cibercultura, focado em conceitos relacionados às práticas de letramento e à leitura em suporte digital (Santaella, 2013, 2021; Rojo, 2012; Lévy, 1996, 1999; Jenkins, 2006; Green e Ford, 2014; Cosson, 2008; Soares, 2002). Referente à metodologia, esta pesquisa é qualitativa, exploratória e netnográfica, tendo como locus a plataforma Wattpad e como corpus o romance As quatro estações de Zoé (Chassim, 2020). Referente às análises das interações dos internautas em torno da obra, esta pesquisa aborda as seguintes categorias de análise: interatividade/interação, multimodalidade e identificação. Os resultados demonstram que essas categorias estão presentes tanto no texto digital quanto nas relações entre leitor-obra-autor. Elas evidenciam as profundas transformações ocorridas na leitura em decorrência dos avanços tecnológicos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões sobre as configurações de leitura no ciberespaço, fornecendo subsídios aos professores e pesquisadores para que possam expandir o olhar para essa nova possibilidade de leitura e compreender como essa relação entre leitor-obra-autor pode interferir na formação do hiperleitor
id UEG-2_08190961e9646bb589e90b24579fd216
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1502
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de ZoéCyberculture and the configurations of reading on the Wattpad platform: exploring interactions around the novel The Four Seasons of ZoéCibercultura - Leitura – Plataforma wattpadLetramento digitalAs Quatro estações de Zoé - Crítica literária – WattpadHiperleitor - WattpadCyberculture - Reading. - Hyperreader. Wattpad.Digital Literacy.Zoé's Four Seasons - Literary criticismHyperreader - WattpadLETRAS::LITERATURA BRASILEIRAEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Linguagem e Práticas Sociais” do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O tema da pesquisa consiste na investigação das configurações da leitura no contexto das tecnologias de informação e comunicação dentro da plataforma Wattpad. Para tanto, a pesquisa busca responder como se configuram as práticas de leitura, na plataforma de autopublicação Wattpad, por meio das interações dos internautas em torno do romance As quatro estações de Zoé (Chassim, 2020). Para responder tal questão, nos orientamos pelo seguinte objetivo geral: analisar as práticas de leitura na plataforma Wattpad e como elas interferem na formação do hiperleitor, a partir das interações dos internautas. Com a popularização da internet, os leitores passaram a ter acesso a uma grande variedade de obras e a interagir com autores e outros leitores. Nesse contexto, o Wattpad se destaca como uma plataforma que permite a publicação e o compartilhamento de histórias de maneira rápida e fácil, transformando a relação entre leitores e escritores. Para desenvolver essa pesquisa, recorremos ao arcabouço teórico da cibercultura, focado em conceitos relacionados às práticas de letramento e à leitura em suporte digital (Santaella, 2013, 2021; Rojo, 2012; Lévy, 1996, 1999; Jenkins, 2006; Green e Ford, 2014; Cosson, 2008; Soares, 2002). Referente à metodologia, esta pesquisa é qualitativa, exploratória e netnográfica, tendo como locus a plataforma Wattpad e como corpus o romance As quatro estações de Zoé (Chassim, 2020). Referente às análises das interações dos internautas em torno da obra, esta pesquisa aborda as seguintes categorias de análise: interatividade/interação, multimodalidade e identificação. Os resultados demonstram que essas categorias estão presentes tanto no texto digital quanto nas relações entre leitor-obra-autor. Elas evidenciam as profundas transformações ocorridas na leitura em decorrência dos avanços tecnológicos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões sobre as configurações de leitura no ciberespaço, fornecendo subsídios aos professores e pesquisadores para que possam expandir o olhar para essa nova possibilidade de leitura e compreender como essa relação entre leitor-obra-autor pode interferir na formação do hiperleitorThis research is linked to the research line "Language and Social Practices" of the Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language, and Technologies (PPG- IELT) at the State University of Goiás (UEG). The research theme consists of investigating the configurations of reading in the context of information and communication technologies within the Wattpad platform. To do so, the research seeks to answer how reading practices are configured on the Wattpad self-publishing platform through the interactions of internet users around the novel "As quatro estações de Zoé" (Chassim, 2020). To answer this question, we are guided by the following general objective: to analyze reading practices on the Wattpad platform and how they interfere with the formation of the hyper-reader, based on internet users' interactions. With the popularization of the internet, readers have gained access to a wide variety of works and have interacted with authors and other readers. In this context, Wattpad stands out as a platform that allows for the quick and easy publication and sharing of stories, transforming the relationship between readers and writers. To develop this research, we rely on the theoretical framework of cyberculture, focusing on concepts related to literacy practices and reading in digital media (Santaella, 2013, 2021; Rojo, 2012; Lévy, 1996, 1999; Jenkins, 2006; Green and Ford, 2014; Cosson, 2008; Soares, 2002). Regarding methodology, this research is qualitative, exploratory, and netnographic, with the Wattpad platform as the locus and the novel "As quatro estações de Zoé" (Chassim, 2020) as the corpus. Regarding the analysis of internet users' interactions around the work, this research addresses the following categories of analysis: interactivity/interaction, multimodality, and identification. The results demonstrate that these categories are present both in digital text and in the relationships between reader-work-author. They highlight the profound transformations that have occurred in reading as a result of technological advances. It is hoped that this research can contribute to reflections on the configurations of reading in cyberspace, providing support to teachers and researchers so that they can broaden their perspective on this new possibility of reading and understand how this relationship between reader-work-author can interfere with the formation of the hyper-reader.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos ehttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Silva, Débora Cristina Santos ehttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Guimarães, Karin VolobuefRodrigues, Olira SaraivaCaetano, Fabiane Dayse Mendes2024-05-09T13:51:46Z2024-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAETANO, Fabiane Dayse Mendes. Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé. 2024. 126f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-05-09T13:51:46Zoai:tede2:tede/1502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-05-09T13:51:46Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
Cyberculture and the configurations of reading on the Wattpad platform: exploring interactions around the novel The Four Seasons of Zoé
title Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
spellingShingle Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
Caetano, Fabiane Dayse Mendes
Cibercultura - Leitura – Plataforma wattpad
Letramento digital
As Quatro estações de Zoé - Crítica literária – Wattpad
Hiperleitor - Wattpad
Cyberculture - Reading. - Hyperreader. Wattpad.
Digital Literacy.
Zoé's Four Seasons - Literary criticism
Hyperreader - Wattpad
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
title_short Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
title_full Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
title_fullStr Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
title_full_unstemmed Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
title_sort Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé
author Caetano, Fabiane Dayse Mendes
author_facet Caetano, Fabiane Dayse Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Débora Cristina Santos e
http://lattes.cnpq.br/8161644325166070
Silva, Débora Cristina Santos e
http://lattes.cnpq.br/8161644325166070
Guimarães, Karin Volobuef
Rodrigues, Olira Saraiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Fabiane Dayse Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura - Leitura – Plataforma wattpad
Letramento digital
As Quatro estações de Zoé - Crítica literária – Wattpad
Hiperleitor - Wattpad
Cyberculture - Reading. - Hyperreader. Wattpad.
Digital Literacy.
Zoé's Four Seasons - Literary criticism
Hyperreader - Wattpad
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
topic Cibercultura - Leitura – Plataforma wattpad
Letramento digital
As Quatro estações de Zoé - Crítica literária – Wattpad
Hiperleitor - Wattpad
Cyberculture - Reading. - Hyperreader. Wattpad.
Digital Literacy.
Zoé's Four Seasons - Literary criticism
Hyperreader - Wattpad
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Linguagem e Práticas Sociais” do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O tema da pesquisa consiste na investigação das configurações da leitura no contexto das tecnologias de informação e comunicação dentro da plataforma Wattpad. Para tanto, a pesquisa busca responder como se configuram as práticas de leitura, na plataforma de autopublicação Wattpad, por meio das interações dos internautas em torno do romance As quatro estações de Zoé (Chassim, 2020). Para responder tal questão, nos orientamos pelo seguinte objetivo geral: analisar as práticas de leitura na plataforma Wattpad e como elas interferem na formação do hiperleitor, a partir das interações dos internautas. Com a popularização da internet, os leitores passaram a ter acesso a uma grande variedade de obras e a interagir com autores e outros leitores. Nesse contexto, o Wattpad se destaca como uma plataforma que permite a publicação e o compartilhamento de histórias de maneira rápida e fácil, transformando a relação entre leitores e escritores. Para desenvolver essa pesquisa, recorremos ao arcabouço teórico da cibercultura, focado em conceitos relacionados às práticas de letramento e à leitura em suporte digital (Santaella, 2013, 2021; Rojo, 2012; Lévy, 1996, 1999; Jenkins, 2006; Green e Ford, 2014; Cosson, 2008; Soares, 2002). Referente à metodologia, esta pesquisa é qualitativa, exploratória e netnográfica, tendo como locus a plataforma Wattpad e como corpus o romance As quatro estações de Zoé (Chassim, 2020). Referente às análises das interações dos internautas em torno da obra, esta pesquisa aborda as seguintes categorias de análise: interatividade/interação, multimodalidade e identificação. Os resultados demonstram que essas categorias estão presentes tanto no texto digital quanto nas relações entre leitor-obra-autor. Elas evidenciam as profundas transformações ocorridas na leitura em decorrência dos avanços tecnológicos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões sobre as configurações de leitura no ciberespaço, fornecendo subsídios aos professores e pesquisadores para que possam expandir o olhar para essa nova possibilidade de leitura e compreender como essa relação entre leitor-obra-autor pode interferir na formação do hiperleitor
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09T13:51:46Z
2024-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAETANO, Fabiane Dayse Mendes. Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé. 2024. 126f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1502
identifier_str_mv CAETANO, Fabiane Dayse Mendes. Cibercultura e as configurações da leitura na plataforma Wattpad: explorando as interações em torno do romance As Quatro Estações de Zoé. 2024. 126f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093999170945024