Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tássia Balbina Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/95
Resumo: O Ensino busca, em última análise, a socialização do saber sistematizado pela ciência e novas metodologias e abordagens sempre surgem visando enriquecer e facilitar esse processo. A apropriação de conteúdos é uma das prioridades no processo educativo. Discussões sobre a Ciência e Tecnologia, além de ricas, contribuem para a formação crítica, reflexiva, consciente e com capacidade para a tomada de decisão. Uma abordagem que confere as habilidades citadas é a utilização de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. Com o objetivo geral de analisar as possibilidades de inserção das Questões Sociocientíficas (QSC’s) no currículo do Estado de Goiás, a presente dissertação desenvolveu-se em três capítulos que discutiram desde os fundamentos teóricos das QSC’s, análise do Currículo Referência da rede Estadual com foco nas disciplinas de Ciências e Biologia, até a elaboração de dois produtos educacionais: uma oficina formativa voltada aos professores da Rede Estadual de Educação e um material de apoio ao professor constituído por sequências didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia. Espera-se que os dados apresentados nesta dissertação contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino de Goiás.
id UEG-2_0e133b19e1778831033ef90ff2623ef3
oai_identifier_str oai:tede2:tede/95
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de GoiásMatriz BimestralizadaEducação CTSEnsino de Ciências e BiologiaCurriculum ReferenceCTS EducationTeaching of Sciences and BiologyCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO Ensino busca, em última análise, a socialização do saber sistematizado pela ciência e novas metodologias e abordagens sempre surgem visando enriquecer e facilitar esse processo. A apropriação de conteúdos é uma das prioridades no processo educativo. Discussões sobre a Ciência e Tecnologia, além de ricas, contribuem para a formação crítica, reflexiva, consciente e com capacidade para a tomada de decisão. Uma abordagem que confere as habilidades citadas é a utilização de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. Com o objetivo geral de analisar as possibilidades de inserção das Questões Sociocientíficas (QSC’s) no currículo do Estado de Goiás, a presente dissertação desenvolveu-se em três capítulos que discutiram desde os fundamentos teóricos das QSC’s, análise do Currículo Referência da rede Estadual com foco nas disciplinas de Ciências e Biologia, até a elaboração de dois produtos educacionais: uma oficina formativa voltada aos professores da Rede Estadual de Educação e um material de apoio ao professor constituído por sequências didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia. Espera-se que os dados apresentados nesta dissertação contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino de Goiás.Teaching seeks, ultimately, the socialization of knowledge systematized by science and new methodologies and approaches always arise in order to enrich and facilitate this process. Content appropriation is one of the priorities in the educational process. Discussions on Science and Technology, in addition to being rich, contribute to the critical, reflexive, conscious formation and capacity for decision making. One approach that confers the cited skills is the use of Socio-Scientific Questions in Science Teaching. With the general objective of analyzing the possibilities of insertion of Socio- Scientific Questions in the curriculum of the Goias State, the present dissertation was developed in three chapters that discussed from the theoretical foundations of the QSC's, in the disciplines of Sciences and Biology, to the elaboration of two educational products: a training workshop directed to the teachers of the State Education Network and a support material for teachers constituted by didactic sequences for the Teaching of Sciences and Biology. It is hoped that the data presented in this dissertation contribute to the improvement of the teaching-learning process in the disciplines of Science and Biology in the Goias state education network.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Miranda, Sabrina do Couto dehttp://lattes.cnpq.br/3653673838173344Miranda, Sabrina do Couto deGuimarães, Simone Sendin MoreiraCarvalho, Plauto Simão deSousa, Tássia Balbina Pereira2019-04-30T18:53:57Z2018-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Tássia Balbina Pereira. Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás. 2018.117f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/95porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T17:02:13Zoai:tede2:tede/95Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T17:02:13Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
title Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
spellingShingle Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
Sousa, Tássia Balbina Pereira
Matriz Bimestralizada
Educação CTS
Ensino de Ciências e Biologia
Curriculum Reference
CTS Education
Teaching of Sciences and Biology
CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
title_full Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
title_fullStr Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
title_full_unstemmed Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
title_sort Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
author Sousa, Tássia Balbina Pereira
author_facet Sousa, Tássia Balbina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sabrina do Couto de
http://lattes.cnpq.br/3653673838173344
Miranda, Sabrina do Couto de
Guimarães, Simone Sendin Moreira
Carvalho, Plauto Simão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Tássia Balbina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Matriz Bimestralizada
Educação CTS
Ensino de Ciências e Biologia
Curriculum Reference
CTS Education
Teaching of Sciences and Biology
CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Matriz Bimestralizada
Educação CTS
Ensino de Ciências e Biologia
Curriculum Reference
CTS Education
Teaching of Sciences and Biology
CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O Ensino busca, em última análise, a socialização do saber sistematizado pela ciência e novas metodologias e abordagens sempre surgem visando enriquecer e facilitar esse processo. A apropriação de conteúdos é uma das prioridades no processo educativo. Discussões sobre a Ciência e Tecnologia, além de ricas, contribuem para a formação crítica, reflexiva, consciente e com capacidade para a tomada de decisão. Uma abordagem que confere as habilidades citadas é a utilização de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. Com o objetivo geral de analisar as possibilidades de inserção das Questões Sociocientíficas (QSC’s) no currículo do Estado de Goiás, a presente dissertação desenvolveu-se em três capítulos que discutiram desde os fundamentos teóricos das QSC’s, análise do Currículo Referência da rede Estadual com foco nas disciplinas de Ciências e Biologia, até a elaboração de dois produtos educacionais: uma oficina formativa voltada aos professores da Rede Estadual de Educação e um material de apoio ao professor constituído por sequências didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia. Espera-se que os dados apresentados nesta dissertação contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino de Goiás.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-08
2019-04-30T18:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Tássia Balbina Pereira. Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás. 2018.117f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/95
identifier_str_mv SOUSA, Tássia Balbina Pereira. Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás. 2018.117f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093982382194688