Estágio supervisionado e o pensar complexo na formação docente inicial dos(as) professores(as) da educação infantil no curso de pedagogia da UEG-UnU de Inhumas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Erilânde Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/894
Resumo: Esta dissertação vincula-se a área de concentração Processos Educativos, Linguagem e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Teve como objetivo geral analisar o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas na formação docente inicial do(a) professor(a) da Educação Infantil à luz de alguns operadores cognitivos do pensamento complexo. Nesse sentido, buscamos a partir da seguinte questão de pesquisa, uma possibilidade de ampliar e religar saberes: O Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas apresenta indícios do pensamento complexo na formação docente inicial do(a) professor(a) da Educação Infantil? O interesse por pesquisar a formação docente inicial do professor da Educação Infantil, surge a partir da minha própria prática docente. Além disso, justifica-se, pelo fato de pesquisas relacionadas à Educação Infantil serem muito recente e diante do cenário que vem sendo construído, pensando a formação do professor da primeira etapa da Educação Básica, faz-se necessário compreender como tem sido realidade a formação docente inicial. Nesse sentido, destacamos um momento específico do processo de formação docente inicial, sendo ele o Estágio Curricular Supervisionado, no qual é o objeto de estudo desta pesquisa. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e estudo de caso realizado por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com as discentes e docentes, que participaram do Estágio Curricular supervisionado no ano de 2019, no curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas. Optou-se como referencial teórico a Epistemologia da complexidade de Edgar Morin (2004, 2010, 2015, 2016, 2018), tendo alguns dos operadores cognitivos como norteadores para análise dos dados levantados, sendo eles: principio hologramático; principio recursivo; principio dialógico; princípio da reintrodução do sujeito cognoscente. Complementado o referencial teórico, buscou-se respaldo teórico nos seguintes autores: João Henrique Suanno (2013, 2014), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2012, 2015), Maria Cândida Moraes (2007, 2008, 2014, 2016), Luciana Ostetto (2000, 2011, 2012), Valdeniza da Barra (2016, 2017, 2020), Ecleide Furlanetto (2003, 2010, 2011), dentre outros. A pesquisa encontrou pontos que indicam os indícios do pensamento complexo, no processo de formação docente inicial do(a) professor(a) da Educação Infantil dos(as) discentes do curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas. Sendo que o Estágio Curricular Supervisionado demonstrou ser a principal via de encontro de articulação de saberes no processo de tornar-se professor(a) da Educação Infantil e (re)constituição das matrizes pedagógicas, apresentando indícios da circularidade das aprendizagens; possiblidades de reconhecimento da dialogia nos encontros entre as pessoas e o meio; além do reconhecimento e protagonismo nas experiencias vivenciadas no decorrer do estágio.
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Nesse sentido, buscamos a partir da seguinte questão de pesquisa, uma possibilidade de ampliar e religar saberes: O Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas apresenta indícios do pensamento complexo na formação docente inicial do(a) professor(a) da Educação Infantil? O interesse por pesquisar a formação docente inicial do professor da Educação Infantil, surge a partir da minha própria prática docente. Além disso, justifica-se, pelo fato de pesquisas relacionadas à Educação Infantil serem muito recente e diante do cenário que vem sendo construído, pensando a formação do professor da primeira etapa da Educação Básica, faz-se necessário compreender como tem sido realidade a formação docente inicial. Nesse sentido, destacamos um momento específico do processo de formação docente inicial, sendo ele o Estágio Curricular Supervisionado, no qual é o objeto de estudo desta pesquisa. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e estudo de caso realizado por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com as discentes e docentes, que participaram do Estágio Curricular supervisionado no ano de 2019, no curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas. Optou-se como referencial teórico a Epistemologia da complexidade de Edgar Morin (2004, 2010, 2015, 2016, 2018), tendo alguns dos operadores cognitivos como norteadores para análise dos dados levantados, sendo eles: principio hologramático; principio recursivo; principio dialógico; princípio da reintrodução do sujeito cognoscente. Complementado o referencial teórico, buscou-se respaldo teórico nos seguintes autores: João Henrique Suanno (2013, 2014), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2012, 2015), Maria Cândida Moraes (2007, 2008, 2014, 2016), Luciana Ostetto (2000, 2011, 2012), Valdeniza da Barra (2016, 2017, 2020), Ecleide Furlanetto (2003, 2010, 2011), dentre outros. A pesquisa encontrou pontos que indicam os indícios do pensamento complexo, no processo de formação docente inicial do(a) professor(a) da Educação Infantil dos(as) discentes do curso de Pedagogia da UEG-UnU de Inhumas. Sendo que o Estágio Curricular Supervisionado demonstrou ser a principal via de encontro de articulação de saberes no processo de tornar-se professor(a) da Educação Infantil e (re)constituição das matrizes pedagógicas, apresentando indícios da circularidade das aprendizagens; possiblidades de reconhecimento da dialogia nos encontros entre as pessoas e o meio; além do reconhecimento e protagonismo nas experiencias vivenciadas no decorrer do estágio.This dissertation is linked to the Educational Processes, Language and Technology concentration area of the Graduate Program in Education, Language and Technologies at the State University of Goiás. Its general objective was to analyze the Supervised Curricular Internship of the Pedagogy course at UEG-UnU of Inhumas in the initial teacher training of the Early Childhood Education teacher in the light of some cognitive operators of complex thinking. In this sense, we sought, from the following research question, a possibility to expand and reconnect knowledge: The Supervised Internship of the Pedagogy course at UEG-UnU de Inhumas presents evidence of complex thinking in the initial teacher training of the teacher ) of Early Childhood Education? The interest in researching the initial teacher training of the Early Childhood Education teacher arises from my own teaching practice. In addition, it is justified, given the fact that research related to Early Childhood Education is very recent and given the scenario that has been built, considering the training of teachers in the first stage of Basic Education, it is necessary to understand how the training has been a reality. initial teacher. In this sense, we highlight a specific moment in the initial teacher training process, which is the Supervised Curriculum Internship, which is the object of study of this research. The research is qualitative, with documental analysis and a case study conducted through questionnaires and semi-structured interviews with students and professors, who participated in the supervised Curricular Internship in 2019, in the Pedagogy course at UEG-UnU de Inhumas. Edgar Morin's Epistemology of Complexity (2004, 2010, 2015, 2016, 2018) was chosen as the theoretical framework, with some of the cognitive operators as guides for the analysis of the data collected. Complementing the theoretical framework, theoretical support was sought from the following authors: João Henrique Suanno (2013, 2014), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2012, 2015), Maria Cândida Moraes (2007, 2008, 2014, 2016), Luciana Ostetto (2000) , 2011, 2012), Valdeniza da Barra (2016, 2017, 2020), Ecleide Furlanetto (2003, 2010, 2011), among others. The research found points that indicate the evidence of complex thinking in the initial teacher training process of the Early Childhood Education teacher of the students of the Pedagogy course at UEG-UnU de Inhumas. Being that the Supervised Curricular Internship proved to be the main way of meeting the articulation of knowledge in the process of becoming a teacher of Early Childhood Education and (re)constitution of pedagogical matrices.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueReis, Marlene Barbosa de FreitasBarra, Valdeniza Maria Lopes daSilva, Ana Paula Salles daSouza, Maria Erilânde Ferreira de2021-12-03T18:58:20Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Erilânde de. Estágio supervisionado e o pensar complexo na formação docente inicial dos(as)professores(as) da educação infantil no curso de pedagogia da UEG-UnU de Inhumas. 2021. 167 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-12-03T18:58:20Zoai:tede2:tede/894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-12-03T18:58:20Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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