Neoliberalismo e políticas educacionais : estudo do Pacto pela Educação em Goiás (2011-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Ivo Monteiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1289
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, do Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG), Campus Anápolis. Buscou-se compreender como o programa Pacto pela Educação Goiás lançado em 2011, contribui para a construção e manutenção da sociedade burguesa. O objetivo principal foi analisar como Pacto pela Educação em Goiás sedimenta um modelo de sociedade burguesa e como, em seu bojo, são propostas políticas de cunho liberal que preconizam os valores inerentes ao capitalismo da terceira via. A pesquisa foi desenvolvida tendo como perspectiva o materialismo histórico enquanto método, com fontes documentais e bibliográficas, como o documento base do Pacto Pela Educação em Goiás, o Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 e decretos e leis complementares que direcionam a educação no Estado de Goiás. Também recorremos à pesquisas recentes que buscam compreender outras relações do Pacto Pela Educação em Goiás por meio de suas prerrogativas e imposições que resultam diretamente no cotidiano escolar e na prática docente. Nesse sentido contextualizou-se a política educacional goiana em um cenário nacional, que por sua vez, também é parte de uma totalidade maior e mais complexa de políticas voltadas para a educação desenvolvidas por organismos multilaterais a serviço do capital e das nações hegemônicas no mundo capitalista. As ações do Estado, para a efetivação do Pacto pela Educação, vão de encontro com a lógica neoliberal e as necessidades do mercado que exigem uma escola adequada aos novos padrões de acumulação econômica. Percebe-se que os professores, enquanto intelectuais, são fundamentais para a sustentação da reforma educacional enquanto produtores e reprodutores de uma ideologia neoliberal alicerçada na competição, no individualismo e na meritocracia. Os aparelhos privados de hegemonia das classes dominantes também contribuem de maneira efetiva e eficaz na criação de uma aura educacional positiva com a reforma educacional goiana. Na vida concreta percebe-se que, nesse modelo de educação alienante e voltada para os interesses e ditames do mercado, a precarização da profissão docente bem como a construção da sua total privatização são resultados que vem sendo construídos cotidianamente.
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O objetivo principal foi analisar como Pacto pela Educação em Goiás sedimenta um modelo de sociedade burguesa e como, em seu bojo, são propostas políticas de cunho liberal que preconizam os valores inerentes ao capitalismo da terceira via. A pesquisa foi desenvolvida tendo como perspectiva o materialismo histórico enquanto método, com fontes documentais e bibliográficas, como o documento base do Pacto Pela Educação em Goiás, o Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 e decretos e leis complementares que direcionam a educação no Estado de Goiás. Também recorremos à pesquisas recentes que buscam compreender outras relações do Pacto Pela Educação em Goiás por meio de suas prerrogativas e imposições que resultam diretamente no cotidiano escolar e na prática docente. Nesse sentido contextualizou-se a política educacional goiana em um cenário nacional, que por sua vez, também é parte de uma totalidade maior e mais complexa de políticas voltadas para a educação desenvolvidas por organismos multilaterais a serviço do capital e das nações hegemônicas no mundo capitalista. As ações do Estado, para a efetivação do Pacto pela Educação, vão de encontro com a lógica neoliberal e as necessidades do mercado que exigem uma escola adequada aos novos padrões de acumulação econômica. Percebe-se que os professores, enquanto intelectuais, são fundamentais para a sustentação da reforma educacional enquanto produtores e reprodutores de uma ideologia neoliberal alicerçada na competição, no individualismo e na meritocracia. Os aparelhos privados de hegemonia das classes dominantes também contribuem de maneira efetiva e eficaz na criação de uma aura educacional positiva com a reforma educacional goiana. Na vida concreta percebe-se que, nesse modelo de educação alienante e voltada para os interesses e ditames do mercado, a precarização da profissão docente bem como a construção da sua total privatização são resultados que vem sendo construídos cotidianamente.This work is the result of research developed in the Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language and Technologies, of the Campus of Socioeconomic and Human Sciences, of the State University of Goiás (PPG-IELT / UEG), Campus Anápolis. We sought to understand how the Pact for Education Goiás program launched in 2011, contributes to the construction and maintenance of bourgeois society. The main objective was to analyze how the Pact for Education in Goiás consolidates a model of bourgeois society and how, in its core, there are liberal political proposals that advocate the values inherent in third way capitalism. The research was developed with the perspective of historical materialism as a method, with documentary and bibliographic sources, such as the base document of the Pact for Education in Goiás, the National Education Plan, State Education Plan, Law of Education Guidelines and Bases 9,394 / 96 and decrees and complementary laws that direct education in the State of Goiás. We also resort to recent research that seeks to understand other relations of the Pact for Education in Goiás through its prerogatives and impositions that directly result in school routine and teaching practice. In this sense, the educational policy of Goiás was contextualized in a national scenario, which in turn is also part of a larger and more complex set of policies aimed at education developed by multilateral organizations at the service of capital and hegemonic nations in the capitalist world. . The actions of the State, for the effectiveness of the Pact for Education, are in line with the neoliberal logic and the needs of the market that demand a school adequate to the new patterns of economic accumulation. It is clear that teachers, as intellectuals, are fundamental to sustain educational reform as producers and reproducers of a neoliberal ideology based on competition, individualism and meritocracy. The private devices of hegemony of the dominant classes also contribute effectively and efficiently to the creation of a positive educational aura with the educational reform in Goiás. In concrete life, it can be seen that, in this alienating education model and focused on the interests and dictates of the market, the precariousness of the teaching profession as well as the construction of its total privatization are results that are being built dailyUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Silva, Yara Fonseca de Oliveira eXavier, Glauber LopesQueiroz, Ivo Monteiro de2023-09-15T12:41:02Z2020-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, I.M. Neoliberalismo e políticas educacionais: estudo do Pacto pela Educação em Goiás (2011-2018). 2020. 111f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-09-15T12:44:57Zoai:tede2:tede/1289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-09-15T12:44:57Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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