Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vanessa Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/735
Resumo: Os livros didáticos são ferramentas essenciais para nortear os caminhos e as práticas escolares durante a infância e adolescência de futuros cidadãos plenos. Diante dessa premissa e com o suporte de relevantes marcos legais da educação brasileira, a saber as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre o ensino de história e de cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas e alteram a lei 9.394/1996 - mais conhecida como lei de diretrizes e bases da educação, essa pesquisa voltou sua atenção para a educação étnico-racial (afro-brasileira) no ensino de Ciências da Natureza, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental. O presente estudo analisou a representação de negras e negros nos livros didáticos utilizados pelos professores de escolas de tempo integral da Rede Estadual Educação de Goiás, no município de Goiânia; problematizamos a formação e a atuação docente nas relações étnico-raciais no currículo de Ciências; refletimos sobre quais são as contribuições desta formação e atuação docente frente aos desafios cotidianos do ambiente escolar; e, a partir das constatações encontradas que evidenciam silenciamento dos livros didáticos, criamos o produto educacional VOG, que oferece suporte para a formação, prática docente e que promove relevância para conhecimentos atualizados sobre relações étnico-raciais para o Ensino de Ciências.
id UEG-2_20374b024e60c8f63c9610391b04fd53
oai_identifier_str oai:tede2:tede/735
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamentalEthnic-racial relationships in nature sciences teaching : na analysis of the teaching books of the final years fundamental educationÉtnico-racialHistória da CiênciaRaçaEnsino de CiênciasColonialidadeEthnic-racialHistory of ScienceRaceScience TeachingColonialityEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMOs livros didáticos são ferramentas essenciais para nortear os caminhos e as práticas escolares durante a infância e adolescência de futuros cidadãos plenos. Diante dessa premissa e com o suporte de relevantes marcos legais da educação brasileira, a saber as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre o ensino de história e de cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas e alteram a lei 9.394/1996 - mais conhecida como lei de diretrizes e bases da educação, essa pesquisa voltou sua atenção para a educação étnico-racial (afro-brasileira) no ensino de Ciências da Natureza, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental. O presente estudo analisou a representação de negras e negros nos livros didáticos utilizados pelos professores de escolas de tempo integral da Rede Estadual Educação de Goiás, no município de Goiânia; problematizamos a formação e a atuação docente nas relações étnico-raciais no currículo de Ciências; refletimos sobre quais são as contribuições desta formação e atuação docente frente aos desafios cotidianos do ambiente escolar; e, a partir das constatações encontradas que evidenciam silenciamento dos livros didáticos, criamos o produto educacional VOG, que oferece suporte para a formação, prática docente e que promove relevância para conhecimentos atualizados sobre relações étnico-raciais para o Ensino de Ciências.Textbooks are essential tools to guide the paths and school practices during the childhood and adolescence of future full citizens. Faced with this premise and with the support of relevant legal frameworks of Brazilian education, namely laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which deal with the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture and amend law 9.394/1996 - better known as the law of guidelines and bases of education, this research turned its attention to ethnicracial education (Afro-Brazilian) in the Teaching of Nature Sciences, from the sixth to the ninth years of elementary school. The present study analyzed the representation of black men and women in textbooks used by teachers of full-time schools of the State Network of Goiás, in the city of Goiânia; we problematized the formation and teaching performance in ethnic-racial relations in the Sciences curriculum; We reflected on what are the contributions of this formation and teaching performance in face of the daily challenges of the school environment; and, based on the findings that show silence in the textbooks, we created the educational product VOG, which offers support for teaching formation, practice and promotes relevance for updated knowledge on ethnic-racial relations for the Teaching of Sciences.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Carvalho, Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Carvalho, Plauto Simão deAssunção, Marcello Felisberto Morais deFerreira, João Roberto ResendeGonçalves, Vanessa Oliveira2021-07-20T16:45:59Z2020-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONCALVES, V. O. Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-07-20T16:45:59Zoai:tede2:tede/735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-07-20T16:45:59Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Ethnic-racial relationships in nature sciences teaching : na analysis of the teaching books of the final years fundamental education
title Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Gonçalves, Vanessa Oliveira
Étnico-racial
História da Ciência
Raça
Ensino de Ciências
Colonialidade
Ethnic-racial
History of Science
Race
Science Teaching
Coloniality
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
title_full Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
author Gonçalves, Vanessa Oliveira
author_facet Gonçalves, Vanessa Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Plauto Simão de
http://lattes.cnpq.br/4108262957994798
Carvalho, Plauto Simão de
Assunção, Marcello Felisberto Morais de
Ferreira, João Roberto Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vanessa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Étnico-racial
História da Ciência
Raça
Ensino de Ciências
Colonialidade
Ethnic-racial
History of Science
Race
Science Teaching
Coloniality
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Étnico-racial
História da Ciência
Raça
Ensino de Ciências
Colonialidade
Ethnic-racial
History of Science
Race
Science Teaching
Coloniality
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Os livros didáticos são ferramentas essenciais para nortear os caminhos e as práticas escolares durante a infância e adolescência de futuros cidadãos plenos. Diante dessa premissa e com o suporte de relevantes marcos legais da educação brasileira, a saber as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre o ensino de história e de cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas e alteram a lei 9.394/1996 - mais conhecida como lei de diretrizes e bases da educação, essa pesquisa voltou sua atenção para a educação étnico-racial (afro-brasileira) no ensino de Ciências da Natureza, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental. O presente estudo analisou a representação de negras e negros nos livros didáticos utilizados pelos professores de escolas de tempo integral da Rede Estadual Educação de Goiás, no município de Goiânia; problematizamos a formação e a atuação docente nas relações étnico-raciais no currículo de Ciências; refletimos sobre quais são as contribuições desta formação e atuação docente frente aos desafios cotidianos do ambiente escolar; e, a partir das constatações encontradas que evidenciam silenciamento dos livros didáticos, criamos o produto educacional VOG, que oferece suporte para a formação, prática docente e que promove relevância para conhecimentos atualizados sobre relações étnico-raciais para o Ensino de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-20
2021-07-20T16:45:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONCALVES, V. O. Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/735
identifier_str_mv GONCALVES, V. O. Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990287409152