Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901 |
Resumo: | Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental. |
id |
UEG-2_214bc09bc8314a29c79e78f22cd111c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/901 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambientalIntervenções EducacionaisEducação AmbientalMeio AmbienteEscolaEducational InterventionsEnvironmental EducationEnvironmentSchoolOUTROSEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEm tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos NaturaisBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACMarco Júnior, Paulo dehttp://lattes.cnpq.br/2767494720646648Lima, Flavia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1047709987489621Bastos, Rogério PereiraBertassoni, AlessandraOliveira, Ana Carolina Dias2022-01-14T12:42:46Z2021-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-14T12:44:24Zoai:tede2:tede/901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-14T12:44:24Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
title |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
spellingShingle |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental Oliveira, Ana Carolina Dias Intervenções Educacionais Educação Ambiental Meio Ambiente Escola Educational Interventions Environmental Education Environment School OUTROS EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
title_full |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
title_fullStr |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
title_full_unstemmed |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
title_sort |
Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental |
author |
Oliveira, Ana Carolina Dias |
author_facet |
Oliveira, Ana Carolina Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marco Júnior, Paulo de http://lattes.cnpq.br/2767494720646648 Lima, Flavia Pereira http://lattes.cnpq.br/1047709987489621 Bastos, Rogério Pereira Bertassoni, Alessandra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Carolina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenções Educacionais Educação Ambiental Meio Ambiente Escola Educational Interventions Environmental Education Environment School OUTROS EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Intervenções Educacionais Educação Ambiental Meio Ambiente Escola Educational Interventions Environmental Education Environment School OUTROS EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 2022-01-14T12:42:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093991729201152 |