Contribuições de aulas investigativas para o ensino da biodiversidade de cupins do cerrado: uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jullyanna Cabral de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/374
Resumo: O desinteresse dos alunos pela ciência e os péssimos resultados nas avaliações referentes aos conhecimentos científicos dos estudantes brasileiros, sugere a necessidade de estudos relacionados a estratégias de ensino que contribuam para melhorar essa situação. Sendo assim, o presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso, que tem como objetivos propor, aplicar e verificar as contribuições de uma estratégia metodológica baseada em aulas investigativas para o ensino da biodiversidade do Cerrado, em especial os cupins. O estudo também tem como finalidade pesquisar como aulas baseadas na resolução de um problema podem influenciar na visão que os alunos têm sobre a construção do conhecimento científico e sobre os cientistas. Para isso, o produto educacional elaborado foi uma sequência didática, formada por seis atividades que totalizam aproximadamente 15 aulas, as quais foram ministradas pela autora desse estudo. Nelas os alunos percorreram as etapas de uma investigação científica para solucionarem um problema. Participaram da pesquisa uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Anápolis e os seus professores de geografia e ciências. A coleta de dados realizou-se através de observações, questionários para os alunos e professores, desenhos sobre a visão do Cerrado e dos cientistas e grupo focal. Também ocorreu a participação de um observador que gravou as falas durante as aulas. A análise do grupo focal foi realizada através da análise de conteúdo. De maneira geral, os alunos demonstraram-se bastante interessados e tiveram uma boa participação nas atividades, a dificuldade encontrada na aplicação da sequência didática foi para que os estudantes respeitassem as falas dos colegas e da professora, pois eles estavam muito eufóricos querendo expressar suas opiniões. Os resultados do pré-teste demonstram que a maioria dos estudantes apresentava concepções estereotipadas a respeito do Cerrado e dos cientistas. Os resultados do pós-teste sugerem que as visões equivocadas diminuíram após a participação nas atividades investigativas. A análise do grupo focal permitiu a consolidação de quatro categorias que evidenciaram: os estudantes preferem estratégias de ensino nas quais participam de forma ativa; eles compreenderam a importância de conhecerem o Cerrado para valorizá-lo; reconheceram o prazer em aprender e perceberam as mudanças nas visões sobre o Cerrado, os cupins e os cientistas e ainda fizeram uma avaliação positiva das aulas. Sendo assim, a utilização de sequências didáticas investigativas sobre o Cerrado parece ser uma importante estratégia metodológica para a construção do conhecimento científico dos estudantes. Além disso, pode auxiliar os professores, pois eles contam com poucas informações sobre o assunto e muitas vezes as ideias divulgadas nos livros didáticos são
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O estudo também tem como finalidade pesquisar como aulas baseadas na resolução de um problema podem influenciar na visão que os alunos têm sobre a construção do conhecimento científico e sobre os cientistas. Para isso, o produto educacional elaborado foi uma sequência didática, formada por seis atividades que totalizam aproximadamente 15 aulas, as quais foram ministradas pela autora desse estudo. Nelas os alunos percorreram as etapas de uma investigação científica para solucionarem um problema. Participaram da pesquisa uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Anápolis e os seus professores de geografia e ciências. A coleta de dados realizou-se através de observações, questionários para os alunos e professores, desenhos sobre a visão do Cerrado e dos cientistas e grupo focal. Também ocorreu a participação de um observador que gravou as falas durante as aulas. A análise do grupo focal foi realizada através da análise de conteúdo. De maneira geral, os alunos demonstraram-se bastante interessados e tiveram uma boa participação nas atividades, a dificuldade encontrada na aplicação da sequência didática foi para que os estudantes respeitassem as falas dos colegas e da professora, pois eles estavam muito eufóricos querendo expressar suas opiniões. Os resultados do pré-teste demonstram que a maioria dos estudantes apresentava concepções estereotipadas a respeito do Cerrado e dos cientistas. Os resultados do pós-teste sugerem que as visões equivocadas diminuíram após a participação nas atividades investigativas. A análise do grupo focal permitiu a consolidação de quatro categorias que evidenciaram: os estudantes preferem estratégias de ensino nas quais participam de forma ativa; eles compreenderam a importância de conhecerem o Cerrado para valorizá-lo; reconheceram o prazer em aprender e perceberam as mudanças nas visões sobre o Cerrado, os cupins e os cientistas e ainda fizeram uma avaliação positiva das aulas. Sendo assim, a utilização de sequências didáticas investigativas sobre o Cerrado parece ser uma importante estratégia metodológica para a construção do conhecimento científico dos estudantes. Além disso, pode auxiliar os professores, pois eles contam com poucas informações sobre o assunto e muitas vezes as ideias divulgadas nos livros didáticos sãoThe lack of interest of students in science and the poor results in the evaluations concerning the scientific knowledge of Brazilian students, suggest the need for studies related to teaching strategies to help improve this situation. Thus, this study consists of a qualitative research, in view of a case study, which objectives to propose, implement and verify the contributions of a methodological strategy based on investigative classes for the Cerrado biodiversity education, especially termites. The study also aims to investigate how classes based on problem solving can influence the students view about the construction of scientific knowledge and scientists. Therefore, the prepared educational product was a didactic sequence, formed by six activities totaling approximately 15 lessons, which were taught by the author of this study. The students followed steps of scientific research to solve a problem. The participants were a group of 6th year of public elementary school from Anápolis and their teachers of geography and science. Data acquisition was conducted through observations and questionnaires for students and teachers; drawings on their views of Cerrado and of scientists and focus group. There was also the participation of one observer who recorded the statements during class. The analysis of the focus group was conducted through content analysis. In general, students demonstrated to be very interested and had a good participation in the activities, the difficulty in applying the teaching sequence was for the students to respect the teacher and colleagues speeches because they were too euphoric wanting to express their opinions. Pre-test results show that most students had stereotyped conceptions about the Cerrado and scientists. Post-test results suggest that the mistaken views declined after participation in investigative activities. The analysis of the focus group allowed the consolidation of four categories that showed: students prefer teaching strategies in which they participate actively; they understood the importance of knowing the Cerrado to value it; recognized pleasure in learning and realize the changes in their Cerrado, termites and scientists views, and also gave a positive assessment of the lessons. Thus, the use of investigative didactic sequences on the Cerrado seems to be an important methodological strategy for the construction of students scientific knowledge. Moreover, it can help teachers because they have little information on the subject and often the ideas disclosed in the textbooks are full of stereotypes.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Cunha, Hélida Ferreira dahttps://orcid.org/0000-0002-2821-3986http://lattes.cnpq.br/4200078844171756Porto, Marcelo Duartehttps://orcid.org/0000-0002-9934-4035http://lattes.cnpq.br/0952917016124917Cunha, Hélida Ferreira daPignata, Maria Izabel BarnezSantos, Mieley Luciene dosMoura, Jullyanna Cabral de2020-12-16T17:24:52Z2016-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, J. C. Contribuições de aulas investigativas para o ensino da biodiversidade de cupins do cerrado: uma sequência didática. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-16T17:24:52Zoai:tede2:tede/374Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-16T17:24:52Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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