James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldschmidt, Andréa Inês
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Breunig, Eduarda Tais, Santos, Alexia Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10697
Resumo: A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome dos cientistas James Watson e Francis Crick, através de questionários aplicados aos estudantes em três escolas públicas do município XXX. O instrumento, composto por duas partes investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e outras imagens nominadas, tendo sido recolhido e analisado.  Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é bastante restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos dois cientistas apresentados. Apresentar de forma adequada e humanizada as construções a respeito da Ciência pode contribuir para um ensino de ciências, mais interessante, facilitando a aprendizagem, e demonstrando que a ciência não é imutável, e consiste em um processo lento, aonde diversos cientistas estão envolvidos, sendo impossível “descobrir” algo tão rápido como num piscar de olhos.
id UFPA-7_caec35dd7360c968f28a7d687cb40418
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10697
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistasJames Watson and Francis Crick: investigating prior conceptions with high school graduates about these scientistscientistas; história da ciência; ensino em ciênciasscientists; history of science; teaching in sciencesA pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome dos cientistas James Watson e Francis Crick, através de questionários aplicados aos estudantes em três escolas públicas do município XXX. O instrumento, composto por duas partes investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e outras imagens nominadas, tendo sido recolhido e analisado.  Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é bastante restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos dois cientistas apresentados. Apresentar de forma adequada e humanizada as construções a respeito da Ciência pode contribuir para um ensino de ciências, mais interessante, facilitando a aprendizagem, e demonstrando que a ciência não é imutável, e consiste em um processo lento, aonde diversos cientistas estão envolvidos, sendo impossível “descobrir” algo tão rápido como num piscar de olhos.The research sought to investigate the conceptions of seventy-eight third-year high school students regarding the image and name of scientists James Watson and Francis Crick, through questionnaires applied to students in three public schools in the municipality of XXX. The instrument, composed of two parts, investigated the recognition of scientists through unnamed images and other named images, and was collected and analyzed. The results show that the use of images is still quite restricted in the classroom; none of the two scientists presented were recognized in any significant way. Properly and humanely presenting the constructions about Science can contribute to a more interesting science teaching, facilitating learning, and demonstrating that science is not immutable, and consists of a slow process, where several scientists are involved, being impossible to “discover” something as fast as the blink of an eye.Universidade Federal do ParáGoldschmidt, Andréa InêsBreunig, Eduarda TaisSantos, Alexia Amaral2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1069710.18542/amazrecm.v17i39.10697Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 129-139Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 129-1392317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10697/8152/*ref*/ANDRADE, M. A; CALDEIRA, A.M.A. O modelo de DNA e a Biologia Molecular: inserção histórica para o Ensino de Biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 139-165, 2009./*ref*/BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2006. 336 pp/*ref*/BREUNIG, E. T.; AMARAL, A. S. e GOLDSCHMIDT, A. I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.15, n. 33, Jan-Jun 2019. p.134-150./*ref*/BROWN, B. Watson and Crick with their DNA model. Science Photo Library, 1951. Disponível em: https://www.sciencephoto.com/media/222784/view/watson-and-crick-with-their-dna-model. Acesso em: 01 dez. 2021./*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/DAHM, R. Discovering DNA: Friedrich Miescher and the early years of nucleic acid research. Human genetics, v. 122, n. 6, p. 565–81, jan. 2008./*ref*/DAHM, R. From discovering to understanding. Science and Society, v. 11, n. 3, p. 153–160, 2010./*ref*/DNALC. Gallery 19: James Watson and Francis Crick, 2019. Disponível em: https://www.dnalc.org/view/16427-Gallery-19-James-Watson-and-Francis-Crick.html. Acesso em: 01 dez. 2021./*ref*/DUARTE, C. B. et al. A importância da História da Ciência na perspectiva de alunos do Ensino Médio: a investigação em uma escola no Pontal do Triângulo Mineiro. Anais... Is: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010./*ref*/EL-HANI, C. N. Notas sobre o Ensino de História e Filosofia das Ciências na Educação Científica de Nível Superior. In: Cibelle Celestino Silva. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. 1ed.São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2006, v. 1, p. 3-21./*ref*/K. G. A natureza da ciência em conteúdos de genética nos livros didáticos de biologia do ensino médio e sua influência no desenvolvimento do saber científico. 2014. 48f. Monografia. Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa./*ref*/MARTINS, R. A. Introdução: a história das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006./*ref*/MELZER, M. e AIRES, J. A. A História do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.11 (22) Jan-Jun 2015. p.62-77./*ref*/NOGUEIRA-MARTINS, M. C. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade. v.13, n.3, p.44-57, set-dez 2004./*ref*/SEQUEIRA, M.; LEITE, L. A História da Ciência no Ensino Aprendizagem das Ciências. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho: Portugal. p.2940, 1988./*ref*/SILVA, E. N.; TEIXEIRA, R. R. P. A história da ciência nos livros didáticos de física. Revista Tecnologia e Tendências. v. 8, n. 1 Janeiro / Junho, 2009./*ref*/SILVA, F.R; ZANIN, A.P; OLIVEIRA, T.A. et al. As visões distorcidas da Natureza da Ciência sob o olhar da História e Filosofia da Ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014. ACTIO: docência em ciências, v. 2, n. 2, p. 4-20, 2017./*ref*/SILVA, M.R. As controvérsias a respeito da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice. Sci. stud., v.8, n.1, 2010./*ref*/SILVA, M.R. Rosalind Franklin e seu papel na construção do modelo da dupla hélice do DNA. Filosofia e História da Biologia, v. 2, p. 297-310, 2007./*ref*/SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. Visitando laboratórios: o cientista e a preservação de documentos. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2007./*ref*/THE CUBE HUB (ed.). Home. 2014. Disponível em: https://thecubhub.wordpress.com. Acesso em: 01 dez. 2021./*ref*/YOUR GENOME. Giants in genomics: Francis Crick, 2021. Disponível em: https://www.yourgenome.org/stories/giants-in-genomics-francis-crick. Acesso em: 01 dez. 2021.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T13:11:18Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10697Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2022-01-11T13:11:18Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
James Watson and Francis Crick: investigating prior conceptions with high school graduates about these scientists
title James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
spellingShingle James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
Goldschmidt, Andréa Inês
cientistas; história da ciência; ensino em ciências
scientists; history of science; teaching in sciences
title_short James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
title_full James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
title_fullStr James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
title_full_unstemmed James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
title_sort James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas
author Goldschmidt, Andréa Inês
author_facet Goldschmidt, Andréa Inês
Breunig, Eduarda Tais
Santos, Alexia Amaral
author_role author
author2 Breunig, Eduarda Tais
Santos, Alexia Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Goldschmidt, Andréa Inês
Breunig, Eduarda Tais
Santos, Alexia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv cientistas; história da ciência; ensino em ciências
scientists; history of science; teaching in sciences
topic cientistas; história da ciência; ensino em ciências
scientists; history of science; teaching in sciences
description A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome dos cientistas James Watson e Francis Crick, através de questionários aplicados aos estudantes em três escolas públicas do município XXX. O instrumento, composto por duas partes investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e outras imagens nominadas, tendo sido recolhido e analisado.  Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é bastante restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos dois cientistas apresentados. Apresentar de forma adequada e humanizada as construções a respeito da Ciência pode contribuir para um ensino de ciências, mais interessante, facilitando a aprendizagem, e demonstrando que a ciência não é imutável, e consiste em um processo lento, aonde diversos cientistas estão envolvidos, sendo impossível “descobrir” algo tão rápido como num piscar de olhos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10697
10.18542/amazrecm.v17i39.10697
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10697
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v17i39.10697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10697/8152
/*ref*/ANDRADE, M. A; CALDEIRA, A.M.A. O modelo de DNA e a Biologia Molecular: inserção histórica para o Ensino de Biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 139-165, 2009.
/*ref*/BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2006. 336 pp
/*ref*/BREUNIG, E. T.; AMARAL, A. S. e GOLDSCHMIDT, A. I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.15, n. 33, Jan-Jun 2019. p.134-150.
/*ref*/BROWN, B. Watson and Crick with their DNA model. Science Photo Library, 1951. Disponível em: https://www.sciencephoto.com/media/222784/view/watson-and-crick-with-their-dna-model. Acesso em: 01 dez. 2021.
/*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
/*ref*/DAHM, R. Discovering DNA: Friedrich Miescher and the early years of nucleic acid research. Human genetics, v. 122, n. 6, p. 565–81, jan. 2008.
/*ref*/DAHM, R. From discovering to understanding. Science and Society, v. 11, n. 3, p. 153–160, 2010.
/*ref*/DNALC. Gallery 19: James Watson and Francis Crick, 2019. Disponível em: https://www.dnalc.org/view/16427-Gallery-19-James-Watson-and-Francis-Crick.html. Acesso em: 01 dez. 2021.
/*ref*/DUARTE, C. B. et al. A importância da História da Ciência na perspectiva de alunos do Ensino Médio: a investigação em uma escola no Pontal do Triângulo Mineiro. Anais... Is: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
/*ref*/EL-HANI, C. N. Notas sobre o Ensino de História e Filosofia das Ciências na Educação Científica de Nível Superior. In: Cibelle Celestino Silva. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. 1ed.São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2006, v. 1, p. 3-21.
/*ref*/K. G. A natureza da ciência em conteúdos de genética nos livros didáticos de biologia do ensino médio e sua influência no desenvolvimento do saber científico. 2014. 48f. Monografia. Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
/*ref*/MARTINS, R. A. Introdução: a história das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006.
/*ref*/MELZER, M. e AIRES, J. A. A História do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.11 (22) Jan-Jun 2015. p.62-77.
/*ref*/NOGUEIRA-MARTINS, M. C. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade. v.13, n.3, p.44-57, set-dez 2004.
/*ref*/SEQUEIRA, M.; LEITE, L. A História da Ciência no Ensino Aprendizagem das Ciências. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho: Portugal. p.2940, 1988.
/*ref*/SILVA, E. N.; TEIXEIRA, R. R. P. A história da ciência nos livros didáticos de física. Revista Tecnologia e Tendências. v. 8, n. 1 Janeiro / Junho, 2009.
/*ref*/SILVA, F.R; ZANIN, A.P; OLIVEIRA, T.A. et al. As visões distorcidas da Natureza da Ciência sob o olhar da História e Filosofia da Ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014. ACTIO: docência em ciências, v. 2, n. 2, p. 4-20, 2017.
/*ref*/SILVA, M.R. As controvérsias a respeito da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice. Sci. stud., v.8, n.1, 2010.
/*ref*/SILVA, M.R. Rosalind Franklin e seu papel na construção do modelo da dupla hélice do DNA. Filosofia e História da Biologia, v. 2, p. 297-310, 2007.
/*ref*/SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. Visitando laboratórios: o cientista e a preservação de documentos. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2007.
/*ref*/THE CUBE HUB (ed.). Home. 2014. Disponível em: https://thecubhub.wordpress.com. Acesso em: 01 dez. 2021.
/*ref*/YOUR GENOME. Giants in genomics: Francis Crick, 2021. Disponível em: https://www.yourgenome.org/stories/giants-in-genomics-francis-crick. Acesso em: 01 dez. 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 129-139
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 129-139
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147497906176