Letramento literário e educação estética na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Thiago Barbosa de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1055
Resumo: Esta dissertação foi construída a partir da preocupação com os processos de formação do leitor na escola, de como a literatura infantil está sendo trabalhada na escola para formar esses leitores, se existe um programa de letramento literário e como ele vem sendo desenvolvido. Sendo assim, esta pesquisa nasceu da constatação de que os alunos não se desenvolviam como poderiam na escola, e por que isso acontece. Com base neste questionamento, tem-se buscado subsídios que possibilitem uma reflexão sobre o papel da literatura infantil na escola. Desta forma, esse estudo focaliza como os processos de formação do leitor são utilizados na escola para entender como a comunidade escolar e os professores pensam a formação do leitor e o que fazem para que ela aconteça. A investigação deste objeto de estudo tem como base de análise a perspectiva teórica do Letramento e do Letramento Literário (SOARES, 2021, ROJO, 2012 COSSON, 2020), da Literatura Infantil (ZILBERMAN, 2020 COELHO, 2000) e da Educação Estética (SCHILLER, 1995, FRYE, 2017, BARBOSA, 2015). Para tanto, este estudo se dará por meio de pesquisa documental, de natureza qualitativa, com análise de materiais oriundos das seguintes fontes: revisão de literatura e análise de documentos da escola, como o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e planos de aula das disciplinas selecionadas. As análises dos dados serão norteadas pelas seguintes categorias: Alfabetização, Formação do Leitor, Letramento e Letramento Literário, verificando-se o uso dos textos literários na escola e o lugar da literatura nos planos dos professores e nos livros didáticos
id UEG-2_39ef91e319479fca7beab5d8f729c305
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1055
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Letramento literário e educação estética na formação do leitorAlfabetización literaria y educación estética en la educación lectoraAlfabetizaçãoFormação do leitorLetramento LiterárioEducação EstéticaAlfabetizaciónFormación de lectoresAlfabetización literariaEducación estéticaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação foi construída a partir da preocupação com os processos de formação do leitor na escola, de como a literatura infantil está sendo trabalhada na escola para formar esses leitores, se existe um programa de letramento literário e como ele vem sendo desenvolvido. Sendo assim, esta pesquisa nasceu da constatação de que os alunos não se desenvolviam como poderiam na escola, e por que isso acontece. Com base neste questionamento, tem-se buscado subsídios que possibilitem uma reflexão sobre o papel da literatura infantil na escola. Desta forma, esse estudo focaliza como os processos de formação do leitor são utilizados na escola para entender como a comunidade escolar e os professores pensam a formação do leitor e o que fazem para que ela aconteça. A investigação deste objeto de estudo tem como base de análise a perspectiva teórica do Letramento e do Letramento Literário (SOARES, 2021, ROJO, 2012 COSSON, 2020), da Literatura Infantil (ZILBERMAN, 2020 COELHO, 2000) e da Educação Estética (SCHILLER, 1995, FRYE, 2017, BARBOSA, 2015). Para tanto, este estudo se dará por meio de pesquisa documental, de natureza qualitativa, com análise de materiais oriundos das seguintes fontes: revisão de literatura e análise de documentos da escola, como o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e planos de aula das disciplinas selecionadas. As análises dos dados serão norteadas pelas seguintes categorias: Alfabetização, Formação do Leitor, Letramento e Letramento Literário, verificando-se o uso dos textos literários na escola e o lugar da literatura nos planos dos professores e nos livros didáticosEsta disertación se construyó a partir de la preocupación por los procesos de formación del lector en la escuela, de cómo se está trabajando la literatura infantil en la escuela para formar estos lectores, si existe un programa de alfabetización literaria y cómo se ha desarrollado. Esta preocupación surgió al darse cuenta de que los estudiantes no se estaban desarrollando tan bien como podían en la escuela. A partir de ese cuestionamiento, esta investigación ha buscado subsidios que permitan una reflexión sobre el uso de la literatura infantil en la escuela. De esta manera, este estudio se enfoca en cómo los procesos de formación de lectores se utilizan en la escuela para comprender cómo la comunidad escolar y los docentes piensan sobre la formación de lectores y qué hacen para que esto suceda. La investigación del presente objeto de estudio se fundamenta en la perspectiva teórica de Alfabetización y Alfabetización literaria (SOARES, 2021, ROJO, 2012 COSSON, 2020), Literatura Infantil (ZILBERMAN, 2020 COELHO, 2000) y Educación Estética (SCHILLER, 2000). 1995, FRYE, 2017, BARBOSA, 2015). Por lo tanto, este estudio se realizará a través de una investigación documental, de carácter cualitativo, con análisis de materiales de las siguientes fuentes: revisión bibliográfica y análisis de documentos escolares, como su Proyecto Político Pedagógico (PPP) y planes de estudio de las disciplinas seleccionadas. El análisis de datos presentó las siguientes categorías de análisis: Alfabetización, Formación Lectora, Alfabetización y Alfabetización Literaria, verificando el uso de textos literarios en la escuela y el lugar de la literatura en los planes de los profesores y en los libros de texto.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos ehttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Silva, Débora Cristina Santos ehttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Volobuef, KarinRodrigues, Olira SaraivaCoutinho, Thiago Barbosa de Oliveira2022-05-25T17:56:54Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOUTINHO, T. Letramento literário e educação estética na formação do leitor. 2022. 96 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-05-25T17:56:54Zoai:tede2:tede/1055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-05-25T17:56:54Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário e educação estética na formação do leitor
Alfabetización literaria y educación estética en la educación lectora
title Letramento literário e educação estética na formação do leitor
spellingShingle Letramento literário e educação estética na formação do leitor
Coutinho, Thiago Barbosa de Oliveira
Alfabetização
Formação do leitor
Letramento Literário
Educação Estética
Alfabetización
Formación de lectores
Alfabetización literaria
Educación estética
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Letramento literário e educação estética na formação do leitor
title_full Letramento literário e educação estética na formação do leitor
title_fullStr Letramento literário e educação estética na formação do leitor
title_full_unstemmed Letramento literário e educação estética na formação do leitor
title_sort Letramento literário e educação estética na formação do leitor
author Coutinho, Thiago Barbosa de Oliveira
author_facet Coutinho, Thiago Barbosa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Débora Cristina Santos e
http://lattes.cnpq.br/8161644325166070
Silva, Débora Cristina Santos e
http://lattes.cnpq.br/8161644325166070
Volobuef, Karin
Rodrigues, Olira Saraiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Thiago Barbosa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Formação do leitor
Letramento Literário
Educação Estética
Alfabetización
Formación de lectores
Alfabetización literaria
Educación estética
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Alfabetização
Formação do leitor
Letramento Literário
Educação Estética
Alfabetización
Formación de lectores
Alfabetización literaria
Educación estética
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação foi construída a partir da preocupação com os processos de formação do leitor na escola, de como a literatura infantil está sendo trabalhada na escola para formar esses leitores, se existe um programa de letramento literário e como ele vem sendo desenvolvido. Sendo assim, esta pesquisa nasceu da constatação de que os alunos não se desenvolviam como poderiam na escola, e por que isso acontece. Com base neste questionamento, tem-se buscado subsídios que possibilitem uma reflexão sobre o papel da literatura infantil na escola. Desta forma, esse estudo focaliza como os processos de formação do leitor são utilizados na escola para entender como a comunidade escolar e os professores pensam a formação do leitor e o que fazem para que ela aconteça. A investigação deste objeto de estudo tem como base de análise a perspectiva teórica do Letramento e do Letramento Literário (SOARES, 2021, ROJO, 2012 COSSON, 2020), da Literatura Infantil (ZILBERMAN, 2020 COELHO, 2000) e da Educação Estética (SCHILLER, 1995, FRYE, 2017, BARBOSA, 2015). Para tanto, este estudo se dará por meio de pesquisa documental, de natureza qualitativa, com análise de materiais oriundos das seguintes fontes: revisão de literatura e análise de documentos da escola, como o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e planos de aula das disciplinas selecionadas. As análises dos dados serão norteadas pelas seguintes categorias: Alfabetização, Formação do Leitor, Letramento e Letramento Literário, verificando-se o uso dos textos literários na escola e o lugar da literatura nos planos dos professores e nos livros didáticos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25T17:56:54Z
2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, T. Letramento literário e educação estética na formação do leitor. 2022. 96 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO .
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1055
identifier_str_mv COUTINHO, T. Letramento literário e educação estética na formação do leitor. 2022. 96 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO .
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994283532288