Alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotto, Eliane Fátima Serena
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37723
Resumo: O presente trabalho tem por tema central Alfabetização e Letramento. É de extrema importância para o professor (a) que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de Alfabetização e Letramento, e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com seus alunos na medida em que estes se alfabetizam. Alfabetização e Letramento se somam. Um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação. O objetivo geral de pesquisa é identificar as diferenças entre Alfabetização e Letramento, dos alunos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda, Município de Torres/RS, além de contextualizar conceitos e a historicidade desses na educação brasileira. Esta pesquisa tem caráter descritivo, qualitativo e participativo, da análise e interação com seis (6) educandos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
id UFRGS-2_6b76bbd834692d65844b164e62f97eb0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37723
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzarotto, Eliane Fátima SerenaCarvalho, Marie Jane Soares2012-03-22T01:20:47Z2010http://hdl.handle.net/10183/37723000821750O presente trabalho tem por tema central Alfabetização e Letramento. É de extrema importância para o professor (a) que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de Alfabetização e Letramento, e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com seus alunos na medida em que estes se alfabetizam. Alfabetização e Letramento se somam. Um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação. O objetivo geral de pesquisa é identificar as diferenças entre Alfabetização e Letramento, dos alunos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda, Município de Torres/RS, além de contextualizar conceitos e a historicidade desses na educação brasileira. Esta pesquisa tem caráter descritivo, qualitativo e participativo, da análise e interação com seis (6) educandos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.El presente trabajo tiene la tematica Alfabetización y Letramiento. És de mucha importancia para el maestro o maestra que enseña en los años iniciales del Enseño Fundamental dominar los conceptos de Alfabetización y Letramiento, y entiender como el letramiento ocurre en las actividad em lãs classes con sus anlunos del acuerdo con qué esos sean alfabectizados. Alfabetización y Letramiento se unen. Uno és dar condiciones al sujeito para qué sea capaz de leer, (decodificar) y escribir (codificar) aunque de hacer uso adecuado de la lengua escrita, significa orientar el nino para el dominio de la tecnologia de la escrita. El outro es resultado de acción de enseñar o de aprender a leer y a escribir, llevando el alumno al exercicio de lãs práticas sociales de la lectura y de la escrita, finalidad major de la educación. El objetivo general dessa investigación es identificar lãs diferencias entre Alfabetización y Letramiento, de los alumnos del 2º año de lãs classes inicialies del Enseño Fundamental de la Escuela de Educación Básica Governador Jorge Lacerda, de la ciudad de Torres/ RS, además contextualizar conceptos y la hostoricidad desos em la educación brasileña. Esta investigación tiene caracter descriptivo, cualitativo y participativo del analises y interación con seis alumnos del 2º año das classes iniciales del enseño fundamental.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoAlfabetizaciónLetramientoAlfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821750.pdf.txt000821750.pdf.txtExtracted Texttext/plain51929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37723/2/000821750.pdf.txt2b64bad912b501681222639ed53e4982MD52ORIGINAL000821750.pdf000821750.pdfTexto completoapplication/pdf562250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37723/1/000821750.pdfa640ebe3c2ca6982c08eb0e51001049aMD51THUMBNAIL000821750.pdf.jpg000821750.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37723/3/000821750.pdf.jpg2300f4d29e26e82e04d4e25e9d7bcd66MD5310183/377232018-10-10 08:00:57.22oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e letramento
title Alfabetização e letramento
spellingShingle Alfabetização e letramento
Lazzarotto, Eliane Fátima Serena
Alfabetização
Letramento
Alfabetización
Letramiento
title_short Alfabetização e letramento
title_full Alfabetização e letramento
title_fullStr Alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento
title_sort Alfabetização e letramento
author Lazzarotto, Eliane Fátima Serena
author_facet Lazzarotto, Eliane Fátima Serena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotto, Eliane Fátima Serena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
contributor_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
topic Alfabetização
Letramento
Alfabetización
Letramiento
dc.subject.spa.fl_str_mv Alfabetización
Letramiento
description O presente trabalho tem por tema central Alfabetização e Letramento. É de extrema importância para o professor (a) que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de Alfabetização e Letramento, e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com seus alunos na medida em que estes se alfabetizam. Alfabetização e Letramento se somam. Um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação. O objetivo geral de pesquisa é identificar as diferenças entre Alfabetização e Letramento, dos alunos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda, Município de Torres/RS, além de contextualizar conceitos e a historicidade desses na educação brasileira. Esta pesquisa tem caráter descritivo, qualitativo e participativo, da análise e interação com seis (6) educandos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-22T01:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37723
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821750
url http://hdl.handle.net/10183/37723
identifier_str_mv 000821750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37723/2/000821750.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37723/1/000821750.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37723/3/000821750.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b64bad912b501681222639ed53e4982
a640ebe3c2ca6982c08eb0e51001049a
2300f4d29e26e82e04d4e25e9d7bcd66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447074919940096