Pacto pela educação : o cumprimento da agenda neoliberal em Goiás e a militarização das escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Nilson Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/943
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, do Câmpus de Ciências Sócio- Econômicas e Humanas, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG), Campus Anápolis. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva do materialismo histórico, com fontes documentais. Buscou-se compreender nos estudos teóricos e metodológicos, que contemplam a centralidade da educação nas sociedades contemporâneas, o Pacto pela Educação estabelecido pelo governo de Goiás em 2011, cujos pressupostos abarcam o processo de militarização e terceirização das escolas públicas. O objetivo principal foi identificar, em suas diretrizes e metas, os motivos que subjazem a decisão do Governo do Estado de Goiás em adotar a militarização das escolas públicas como estratégia de política educacional. Nesse sentido, a gestão das escolas pela Polícia Militar é contextualizada no bojo da reestruturação do modo de produção capitalista e se configura como preâmbulo para a implantação da parceria público/privado por meio das Organizações Sociais (OSs). As ações do Estado, para a efetivação do Pacto pela Educação, sintonizam-se com a lógica neoliberal e as necessidades do mercado que exigem uma escola adequada aos novos padrões de acumulação econômica. Tal posicionamento do Estado condiz ainda com as orientações dos organismos internacionais para a estabilização econômica dos países latino americanos, definidas na Conferência Internacional para Assuntos Econômicos, no ano de 1990, da qual emerge o Consenso de Washington, responsável por uma suposta recuperação econômica do capitalismo. Diante do caráter essencialmente excludente da reforma educacional de Goiás, observa-se que as propostas de melhoria apresentadas no documento não contemplam a rede pública de educação em sua totalidade; ao invés disso, estabelece a competição como norma para deixar fora da escola milhares de crianças e jovens considerados inábeis ou sem recursos para atender às novas exigências das escolas terceirizadas. Tudo isso, além de evidenciar as concepções que retiram o caráter universal que a educação pública deveria conter, não deixam dúvidas quanto aos interesses alheios ao desenvolvimento de uma educação voltada para a formação do espírito crítico e autônomo do homem.
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O objetivo principal foi identificar, em suas diretrizes e metas, os motivos que subjazem a decisão do Governo do Estado de Goiás em adotar a militarização das escolas públicas como estratégia de política educacional. Nesse sentido, a gestão das escolas pela Polícia Militar é contextualizada no bojo da reestruturação do modo de produção capitalista e se configura como preâmbulo para a implantação da parceria público/privado por meio das Organizações Sociais (OSs). As ações do Estado, para a efetivação do Pacto pela Educação, sintonizam-se com a lógica neoliberal e as necessidades do mercado que exigem uma escola adequada aos novos padrões de acumulação econômica. Tal posicionamento do Estado condiz ainda com as orientações dos organismos internacionais para a estabilização econômica dos países latino americanos, definidas na Conferência Internacional para Assuntos Econômicos, no ano de 1990, da qual emerge o Consenso de Washington, responsável por uma suposta recuperação econômica do capitalismo. Diante do caráter essencialmente excludente da reforma educacional de Goiás, observa-se que as propostas de melhoria apresentadas no documento não contemplam a rede pública de educação em sua totalidade; ao invés disso, estabelece a competição como norma para deixar fora da escola milhares de crianças e jovens considerados inábeis ou sem recursos para atender às novas exigências das escolas terceirizadas. Tudo isso, além de evidenciar as concepções que retiram o caráter universal que a educação pública deveria conter, não deixam dúvidas quanto aos interesses alheios ao desenvolvimento de uma educação voltada para a formação do espírito crítico e autônomo do homem.This work is a result of the research developed in the Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language and Technologies, of the Campus of Socio-Economic and Human Sciences, State University of Goiás - UEG, at Anápolis - Goiás. This research is based on the perspective of historical materialism, with documentary sources. This work – based on the theoretical and methodological studies that contemplate the centrality of education in contemporary societies – aims to understand the Pact for Education, established by the state of Goiás in 2011, whose assumptions include the process of militarization and outsourcing of public schools. The main objective is to identify, in its guidelines and goals, the reasons that underpin the decision of the Government of the State of Goiás to adopt the militarization of schools as a strategy of educational policy. In this sense, the management of the schools by the Military Police is contextualized within the framework of the restructuring of the capitalist system and as a preamble for the implementation of the public / private partnership through the Social Organizations (OSs). The actions of the State, for the implementation of the Pact for Education, is in tune with the neoliberal logic and market needs that demand a school based on the new patterns of accumulation. This position of the State is in line with the guidelines of the international organizations for the economic stabilization of Latin countries defined by the International Conference on Economic Affairs of 1990, from which emerges the Washington Consensus, responsible for a supposed recovery of capitalism. Faced with the essentially exclusionary nature of the educational reform in Goiás, it is observed that the improvement proposals presented in the document, public education network in its entirety, rather it establishes competition as the rule to leave thousands of children out of school considered unfit or unable to meet the new demands of schools outsourced. All this, besides showing the conceptions that take away the universal character that public education must contain, leaves no doubt as to the interests of the development of education aimed at forming the critical and autonomous spirit of man.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Pinheiro, VeralúciaPinheiro, VeralúciaGuimarães, GedMello, Marcelo deBezerra, Nilson Pereira2022-02-11T19:37:36Z2017-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, Nilson Pereira. Pacto pela educação : o cumprimento da agenda neoliberal em Goiás e a militarização das escolas públicas. 2017. 119 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-11T19:37:36Zoai:tede2:tede/943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-11T19:37:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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