A militarização das escolas públicas e os desdobramentos na infância e juventude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37676 |
Resumo: | A pesquisa objetiva analisar os desdobramentos na infância e adolescência da militarização das escolas públicas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados Google Acadêmico, SCORPUS, Web of Science através das palavras chaves: “militarização”, “adolescente” e “escola pública”. Combinados entre si pelo operador booleano AND. Como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, espanhol e inglês, que abordassem a temática, nos últimos dez anos (2012-2022). Como critérios de exclusão: artigos que não contemplavam o tema e estudos repetidos nas bases de dados. O molde da administração militar da escola com o desempenho geral das empresas do exército nacional é anterior a 1998; no entanto, a mudança das escolas públicas do interior, que estavam em funcionamento, para a gestão da PM é um fenômeno que começou em Goiás, em 1998, quando as autoridades do governo de Marconi Perillo criaram e instalaram um colégio da marinha, amparado por uma lei de 1976, para fornecer escolaridade diferenciada para dependentes da marinha. É fundamental destacar que, assim como o fenômeno da militarização é recente e contundente em frases de punições para escolas públicas, a fabricação de know-how sobre esse manequim universitário tem recebido destaque e está se desenvolvendo nas universidades brasileiras. |
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A militarização das escolas públicas e os desdobramentos na infância e juventudeThe militarization of public schools and the developments in childhood and youth La militarización de las escuelas públicas y el desarrollo de la niñez y la juventud MilitarizationPublic schoolMilitary school.MilitarizaciónEscuela públicaColegio militar.MilitarizaçãoEscola públicaColégio militar.A pesquisa objetiva analisar os desdobramentos na infância e adolescência da militarização das escolas públicas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados Google Acadêmico, SCORPUS, Web of Science através das palavras chaves: “militarização”, “adolescente” e “escola pública”. Combinados entre si pelo operador booleano AND. Como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, espanhol e inglês, que abordassem a temática, nos últimos dez anos (2012-2022). Como critérios de exclusão: artigos que não contemplavam o tema e estudos repetidos nas bases de dados. O molde da administração militar da escola com o desempenho geral das empresas do exército nacional é anterior a 1998; no entanto, a mudança das escolas públicas do interior, que estavam em funcionamento, para a gestão da PM é um fenômeno que começou em Goiás, em 1998, quando as autoridades do governo de Marconi Perillo criaram e instalaram um colégio da marinha, amparado por uma lei de 1976, para fornecer escolaridade diferenciada para dependentes da marinha. É fundamental destacar que, assim como o fenômeno da militarização é recente e contundente em frases de punições para escolas públicas, a fabricação de know-how sobre esse manequim universitário tem recebido destaque e está se desenvolvendo nas universidades brasileiras.The research aims to analyze the consequences in childhood and adolescence of the militarization of public schools. This is an integrative literature review carried out through the Google Scholar, SCORPUS, Web of Science databases using the keywords: “militarization”, “adolescent” and “public school”. Combined with each other by the Boolean AND operator. As inclusion criteria: articles available in full, in Portuguese, Spanish and English, that addressed the theme, in the last ten years (2012-2022). As exclusion criteria: articles that did not contemplate the theme and repeated studies in the databases. The model of the school's military administration with the general performance of the national army companies dates back to 1998; however, the change from public schools in the interior, which were in operation, to the management of the PM is a phenomenon that began in Goiás, in 1998, when the authorities of the government of Marconi Perillo created and installed a school for the navy, supported by a 1976 law , to provide differentiated schooling for dependents of the navy. It is essential to highlight that, just as the phenomenon of militarization is recent and blunt in sentences of punishment for public schools, the manufacture of know-how about this university mannequin has received prominence and is developing in Brazilian universities.La investigación tiene como objetivo analizar las consecuencias en la niñez y adolescencia de la militarización de las escuelas públicas. Esta es una revisión integradora de literatura realizada a través de las bases de datos Google Scholar, SCORPUS, Web of Science utilizando las palabras clave: “militarización”, “adolescente” y “escuela pública”. Combinados entre sí por el operador booleano AND. Como criterio de inclusión: artículos disponibles en su totalidad, en portugués, español e inglés, que abordaron el tema, en los últimos diez años (2012-2022). Como criterios de exclusión: artículos que no contemplaran el tema y estudios repetidos en las bases de datos. El modelo de administración militar de la escuela con la actuación general de las empresas del ejército nacional data de 1998; sin embargo, el cambio de las escuelas públicas del interior, que estaban en funcionamiento, a la gestión de la PM es un fenómeno que comenzó en Goiás, en 1998, cuando las autoridades del gobierno de Marconi Perillo crearon e instalaron una escuela para la marina, avalada por una ley de 1976, para brindar escolarización diferenciada a los dependientes de la marina. Es fundamental resaltar que, así como el fenómeno de la militarización es reciente y contundente en las sentencias de castigo a las escuelas públicas, la fabricación de saberes sobre esta universidad El maniquí ha cobrado protagonismo y se está desarrollando en las universidades brasileñas.Research, Society and Development2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3767610.33448/rsd-v11i15.37676Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e470111537676Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e470111537676Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4701115376762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37676/31201Copyright (c) 2022 Lívia Barbosa Pacheco Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lívia Barbosa Pacheco 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37676Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:45.316860Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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