A Atividdade de extensão na Universidade Estadual DE Goiás: perspectivas e ações, 2010 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Kélgia Betânia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1020
Resumo: O estudo tem como foco o desenvolvimento e a implantação do ensino superior no Brasil, sobretudo da Universidade Estadual de Goiás (UEG); a missão da Universidade sob a análise da extensão. Visa abordar a função dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETs) em apoio aos Territórios Rurais constituídos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As ações desenvolvidas com a interligação entre as práticas de extensão executadas pela UEG e o Território Rural do Sudoeste Goiano. O apoio aos agricultores familiares, os quais são de fundamental importância produtiva e geradora de renda, justificando assim a relevância da parceria universidade e comunidade. O projeto de implantação do NEDET permite uma atuação direta nos territórios, afim de capacitar e qualificar agentes para promoção do desenvolvimento rural sustentável. Basearemos nossa pesquisa em Carvalho (2014), Oliven (2002), Santos (2014), Sampaio (1991), Ribeiro (1998), Peres (2010) Lima Filho (2004), Romero (s/d), Dourado (2002), e Mapa do Ensino Superior (2015). As questões que discutem o contexto regional e a instalação tardia do ensino superior em Goiás, estão cimentadas nas obras de Castro (1989), Sectec (2015) e Neves (2001), as questões voltadas a trajetória da extensão, com Morais (1996), Marcovitch (1998), Queiroz (2011), Serrano (2001), Freire (2015), Jezine (2004), Gramsci (1989), Rocha (2016), Berger (1972), Piaget (1972), Gyamarti (1986), Casto e Júlia (1994), Barr (1998), Melo Neto (2003), Cabral Neto (2004), Lima Souza (2001), Serrano (2001) e Lucchesi (2002). Pretende-se com esta pesquisa apresentar os percursos do ensino superior brasileiro e suas atuações contemporâneas por meio das ações de extensão desenvolvidas pela UEG e o Território Rural do Sudoeste.
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O apoio aos agricultores familiares, os quais são de fundamental importância produtiva e geradora de renda, justificando assim a relevância da parceria universidade e comunidade. O projeto de implantação do NEDET permite uma atuação direta nos territórios, afim de capacitar e qualificar agentes para promoção do desenvolvimento rural sustentável. Basearemos nossa pesquisa em Carvalho (2014), Oliven (2002), Santos (2014), Sampaio (1991), Ribeiro (1998), Peres (2010) Lima Filho (2004), Romero (s/d), Dourado (2002), e Mapa do Ensino Superior (2015). As questões que discutem o contexto regional e a instalação tardia do ensino superior em Goiás, estão cimentadas nas obras de Castro (1989), Sectec (2015) e Neves (2001), as questões voltadas a trajetória da extensão, com Morais (1996), Marcovitch (1998), Queiroz (2011), Serrano (2001), Freire (2015), Jezine (2004), Gramsci (1989), Rocha (2016), Berger (1972), Piaget (1972), Gyamarti (1986), Casto e Júlia (1994), Barr (1998), Melo Neto (2003), Cabral Neto (2004), Lima Souza (2001), Serrano (2001) e Lucchesi (2002). Pretende-se com esta pesquisa apresentar os percursos do ensino superior brasileiro e suas atuações contemporâneas por meio das ações de extensão desenvolvidas pela UEG e o Território Rural do Sudoeste.The study focuses on the development and implementation of higher education in Brazil, especially the State University of Goiás (UEG); The mission of the University under the extension analysis. It aims to address the role of Extension Nuclei in Territorial Development (NEDETs) in support of the Rural Territories constituted by the Ministry of Agrarian Development (MDA). The actions developed with the interconnection between the extension practices carried out by the UEG and the Rural Territory of Southwest Goiania. The support to family farmers, which are of fundamental importance for productive and income generating, thus justifying the relevance of university and community partnership. The NEDET implementation project allows direct action in the territories, in order to train and qualify agents to promote sustainable rural development. We will base our research in Carvalho (2014), Oliven (2002), Santos (2014), Sampaio (1991), Ribeiro (1998), Peres , And Map of Higher Education (2015). The questions that discuss the regional context and the late establishment of higher education in Goiás are based on the works of Castro (1989), Sectec (2015) and Neves (2001), the questions regarding the trajectory of extension, with Morais (1996) , Bergia (1972), Piaget (1972), Gyamarti (1986), and Marco (1998), Serrano (2001), Freire (2015), Jezine (2004), Gramsci (2002), Casto and Júlia (1994), Barr (1998), Melo Neto (2003), Cabral Neto (2004), Lima Souza (2001), Serrano (2001) and Lucchesi (2002). The aim of this research is to present the courses of Brazilian higher education and its contemporary activities through the extension actions developed by the UEG and the Rural Territory of the SouthwestFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Luz, Janes Socorro daLunas, Divina Aparecida LeonelLuz, Janes SocorroLunas, Divina Aparecida LeonelSilva, Valtuir Moreira daD'Abadia, Maria Idelma VieiraSilveira, Kélgia Betânia2022-03-31T17:57:32Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Kélgia Betânia. A Atividade de extensão na Universidade Estadual de Goiás : perspectivas e ações , 2010 a 2017. 2017. 125 f. 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