Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: prática docente dos professores da rede municipal em Uruaçu/GO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/367 |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida com professoras do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Uruaçu/GO. A abordagem se configura como qualitativa e teve como objetivo principal analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências e se as novas tecnologias, como por exemplo, a internet, têm sido utilizadas nas aulas de Ciências na escola objeto de estudo. A pesquisa identificou se a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais tem contribuído com a prática pedagógica das professoras na disciplina de Ciências e com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A investigação apresentou a trajetória do ensino de Ciências e a sua importância para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da década de 1920, discutindo as necessidades formativas do professor do referido ensino e nível de escolaridade. A investigação se justifica pelo fato de que a formação e a prática dos professores para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem sido alvo de preocupação em nosso país, em especial, a prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental em relação às necessidades e exigências impostas pela sociedade atual, inclusive as relacionadas ao uso das novas tecnologias. O desenvolvimento da investigação foi pautado nas seguintes questões norteadoras: O que consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação - MEC e da Secretaria Municipal de Educação de Uruaçu/GO, sobre a formação de professores da Educação Básica e sua prática pedagógica no Ensino de Ciências? Os projetos e atividades implementados pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uruaçu/GO visam à formação continuada dos professores para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a utilização das novas tecnologias? As sequências didáticas (SD) utilizadas como recurso pedagógico contribuem para a prática do professor no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As técnicas de coleta de dados utilizadas foram análise documental, questionário e observação de aulas em sala. O questionário, com questões abertas e fechadas, destinou-se a identificar o perfil do sujeito, bem como obter informações sobre a formação profissional, concepções de Ciências, práticas pedagógicas, uso de tecnologias, influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. As observações das aulas realizadas no período de maio a outubro de 2015 possibilitaram a compreensão da prática pedagógica das professoras investigados. Como produto Educacional Final foi desenvolvido o “Caderno de sequências didáticas: recurso pedagógico dinâmico no ensino de Ciências”, resultado das sequências didáticas aplicadas nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Espera-se que este produto educacional final seja um subsídio para que os professores dinamizem o ensino de Ciências e que contribua para que os alunos tenham uma maior aprendizagem. |
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Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: prática docente dos professores da rede municipal em Uruaçu/GODiretrizes curricularesEducação básicaEnsino de ciênciasPrática pedagógicaScience teachingTeaching practiceCurriculum GuidelinesBasic educationEDUCACAO::CURRICULOA presente pesquisa foi desenvolvida com professoras do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Uruaçu/GO. A abordagem se configura como qualitativa e teve como objetivo principal analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências e se as novas tecnologias, como por exemplo, a internet, têm sido utilizadas nas aulas de Ciências na escola objeto de estudo. A pesquisa identificou se a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais tem contribuído com a prática pedagógica das professoras na disciplina de Ciências e com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A investigação apresentou a trajetória do ensino de Ciências e a sua importância para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da década de 1920, discutindo as necessidades formativas do professor do referido ensino e nível de escolaridade. A investigação se justifica pelo fato de que a formação e a prática dos professores para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem sido alvo de preocupação em nosso país, em especial, a prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental em relação às necessidades e exigências impostas pela sociedade atual, inclusive as relacionadas ao uso das novas tecnologias. O desenvolvimento da investigação foi pautado nas seguintes questões norteadoras: O que consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação - MEC e da Secretaria Municipal de Educação de Uruaçu/GO, sobre a formação de professores da Educação Básica e sua prática pedagógica no Ensino de Ciências? Os projetos e atividades implementados pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uruaçu/GO visam à formação continuada dos professores para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a utilização das novas tecnologias? As sequências didáticas (SD) utilizadas como recurso pedagógico contribuem para a prática do professor no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As técnicas de coleta de dados utilizadas foram análise documental, questionário e observação de aulas em sala. O questionário, com questões abertas e fechadas, destinou-se a identificar o perfil do sujeito, bem como obter informações sobre a formação profissional, concepções de Ciências, práticas pedagógicas, uso de tecnologias, influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. As observações das aulas realizadas no período de maio a outubro de 2015 possibilitaram a compreensão da prática pedagógica das professoras investigados. Como produto Educacional Final foi desenvolvido o “Caderno de sequências didáticas: recurso pedagógico dinâmico no ensino de Ciências”, resultado das sequências didáticas aplicadas nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Espera-se que este produto educacional final seja um subsídio para que os professores dinamizem o ensino de Ciências e que contribua para que os alunos tenham uma maior aprendizagem.This research was developed with teachers of 4th and 5th years of primary education in a school municipal schools, located in Uruaçu /GO. The approach is configured as qualitative and aimed to analyze the National Curriculum Guidelines of the Ministry of Education, the National Curriculum Guidelines for the teaching of science and new technologies, such as the Internet, have been used in science classes school study object. The research identified the implementation of the National Curriculum Guidelines have contributed to the pedagogical practice of teachers in the discipline of science and the teaching and learning process of the students. The investigation showed the trajectory of science education and its importance for students in the early years of elementary school, from the 1920s, discussing the training needs of the teacher of that school and education level. The research is justified by the fact that training and practice of teachers for science teaching in primary education has been causing concern in our country, in particular the teaching practice of elementary school teachers in relation to the needs and requirements imposed the current society, including those related to the use of new technologies. The development of the research was guided by the following guiding questions: What does the National Curriculum Guidelines of the Ministry of Education - MEC and the Municipal Education Uruaçu/GO, on the training of teachers of basic education and their practice in Education Science? The projects and activities implemented by the Municipal Education City Uruaçu/GO aimed at continuing education of teachers for the teaching of science in the early years of elementary school, and the use of new technologies? Didactic sequences (SD) used as a pedagogical resource contribute to the teacher's practice in the teaching of science in the early years of elementary school? The data collection techniques used were document analysis, questionnaire and classroom observation in the classroom. The questionnaire with open and closed questions, was designed to identify the subject's profile, as well as information on vocational training, science concepts, teaching methods, use of technology, influence of the National Curriculum Standards for science teaching in Elementary Education and the National Curriculum Guidelines for the Basic Education. Observations of lessons in the period May to October 2015 provided an understanding of the pedagogical practice of teachers investigated. As Educational Final product was developed the "Notebook of didactic sequences: dynamic educational resource in science education", the result of didactic sequences applied on 4th and 5th years of elementary school. It is expected that this final educational product is a subsidy for teachers to streamline the teaching of science and to help ensure that students have a higher learning.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Araújo, Cleide Sandra Tavareshttp://lattes.cnpq.br/5502013424876869Araújo, Cleide Sandra TavaresTeixeira Júnior, José GonçalvesFerreira, João Roberto ResendeMendes, Orlandina Aparecida Borges2020-12-14T15:56:18Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, O. A. B. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: prática docente dos professores da rede municipal em Uruaçu/GO. 2016. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-14T15:56:18Zoai:tede2:tede/367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-14T15:56:18Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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A presente pesquisa foi desenvolvida com professoras do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Uruaçu/GO. A abordagem se configura como qualitativa e teve como objetivo principal analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências e se as novas tecnologias, como por exemplo, a internet, têm sido utilizadas nas aulas de Ciências na escola objeto de estudo. A pesquisa identificou se a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais tem contribuído com a prática pedagógica das professoras na disciplina de Ciências e com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A investigação apresentou a trajetória do ensino de Ciências e a sua importância para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da década de 1920, discutindo as necessidades formativas do professor do referido ensino e nível de escolaridade. A investigação se justifica pelo fato de que a formação e a prática dos professores para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem sido alvo de preocupação em nosso país, em especial, a prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental em relação às necessidades e exigências impostas pela sociedade atual, inclusive as relacionadas ao uso das novas tecnologias. O desenvolvimento da investigação foi pautado nas seguintes questões norteadoras: O que consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação - MEC e da Secretaria Municipal de Educação de Uruaçu/GO, sobre a formação de professores da Educação Básica e sua prática pedagógica no Ensino de Ciências? Os projetos e atividades implementados pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uruaçu/GO visam à formação continuada dos professores para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a utilização das novas tecnologias? As sequências didáticas (SD) utilizadas como recurso pedagógico contribuem para a prática do professor no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As técnicas de coleta de dados utilizadas foram análise documental, questionário e observação de aulas em sala. O questionário, com questões abertas e fechadas, destinou-se a identificar o perfil do sujeito, bem como obter informações sobre a formação profissional, concepções de Ciências, práticas pedagógicas, uso de tecnologias, influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. As observações das aulas realizadas no período de maio a outubro de 2015 possibilitaram a compreensão da prática pedagógica das professoras investigados. Como produto Educacional Final foi desenvolvido o “Caderno de sequências didáticas: recurso pedagógico dinâmico no ensino de Ciências”, resultado das sequências didáticas aplicadas nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Espera-se que este produto educacional final seja um subsídio para que os professores dinamizem o ensino de Ciências e que contribua para que os alunos tenham uma maior aprendizagem. |
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