Registros de um cronista visual : tradição e preservacionismo na obra de Octo Marques (1930-1988)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1043 |
Resumo: | A pesquisa examina o pensamento visual e literário de Octo Marques (1915-1988) e, por meio dele, explora as perspectivas de valorização da tradição na Cidade de Goiás, bem como sua relação com o antimudancismo, a modernização econômica e o contexto de modernismo nas artes durante as décadas de 1930 a 1950. Destaca o lugar da produção de Octo Marques junto à comunidade artística, as interpretações acerca de sua vida e obra, bem como o processo de em torno de suas construções literárias e visuais. Investiga a hipótese da exclusão do artista frente ao grupo hegemônico da Cidade de Goiás que se articulou em torno da Organização Vilaboense de Artes e Tradições - O.V.A.T., bem como sua inadequação ao estabelecimento de uma arte que se autoproclama moderna a partir da década de 1940 com a construção de Goiânia e a mudança da Capital, além de sua revalorização póstuma. A dissertação confronta a obra de Octo Marques com os movimentos artísticos e historiográficos que a interpretam e (des)valorizam e procura considerar traços de seu pensamento visual como a exaltação da tradição e o preservacionismo, ou mesmo a forte presença das temáticas sociais em suas paisagens urbanas e temáticas rurais. Avalia, ainda, sua relação com o tempo histórico e a articulação que empreende entre passado, presente e o horizonte das expectativas em sua obra. |
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Registros de um cronista visual : tradição e preservacionismo na obra de Octo Marques (1930-1988)Octo MarquesOcto Marques - TradiçãoPreservacionismoPreservationismOcto MarquesTraditionOcto Marques - TraditionARTES::ARTES PLASTICASCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAGEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANAA pesquisa examina o pensamento visual e literário de Octo Marques (1915-1988) e, por meio dele, explora as perspectivas de valorização da tradição na Cidade de Goiás, bem como sua relação com o antimudancismo, a modernização econômica e o contexto de modernismo nas artes durante as décadas de 1930 a 1950. Destaca o lugar da produção de Octo Marques junto à comunidade artística, as interpretações acerca de sua vida e obra, bem como o processo de em torno de suas construções literárias e visuais. Investiga a hipótese da exclusão do artista frente ao grupo hegemônico da Cidade de Goiás que se articulou em torno da Organização Vilaboense de Artes e Tradições - O.V.A.T., bem como sua inadequação ao estabelecimento de uma arte que se autoproclama moderna a partir da década de 1940 com a construção de Goiânia e a mudança da Capital, além de sua revalorização póstuma. A dissertação confronta a obra de Octo Marques com os movimentos artísticos e historiográficos que a interpretam e (des)valorizam e procura considerar traços de seu pensamento visual como a exaltação da tradição e o preservacionismo, ou mesmo a forte presença das temáticas sociais em suas paisagens urbanas e temáticas rurais. Avalia, ainda, sua relação com o tempo histórico e a articulação que empreende entre passado, presente e o horizonte das expectativas em sua obra.This study assesses the visual and literary thinking of Octo Marques (1915-1988) and through it explores its regard for tradition in the city of Goiás and its relationship to antimudancismo, economic modernization, and modern art from the 1930s to the 1950s. It highlights the status of Marques’ production within the art community, the various interpretations surrounding his life and work, as well as the process underlying his literary and visual constructions. Moreover, it examines the hypothesis of Marques’ exclusion from the then hegemonic group which grew from the city of Goiás’ arts and traditions organization [Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT], as well as his non- conformity to the establishment of a self-proclaiming modern art from the 1940s onwards, a period marked by the construction of Goiânia and the transfer of Goiás state’s capital; Marques’ posthumous recognition is also addressed. Marques’ body of work is confronted with the artistic and historiographic movements that interpret and (de)value it and certain characteristics of his visual thinking are brought to the fore, such as the exaltation of tradition and preservationism, and even the strong presence of social issues in the urban landscapes and rural themes he portrays. In addition, this study assesses Marques’ relation with historical time and the way he articulates past, present, and the horizon of expectations in his work.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Silva, Ademir Luiz daSilva, Ademir Luiz daOliveira, Eliézer Cardoso deCapel, Heloísa Selma FernandesVigário , Jacqueline SiqueiraIgnácio, Ewerton de FreitasFaria, Sílvia Zeferina2022-04-07T19:08:51Z2018-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Sílvia Zeferina. Registros de um cronista visual : tradição e preservacionismo na obra de Octo Marques (1930-1988). 2018. 145 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-04-07T19:08:51Zoai:tede2:tede/1043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-04-07T19:08:51Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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