Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878
Resumo: A pesquisa qualitativa Prática Pedagógica Transdisciplinar na Educação Física Escolar: Reflexões e Inspirações para Humanescer apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação e nasceu da inquietação de pensar e desenvolver uma Educação Física na escola conectada com as necessidades e demandas sociais do século XXI. Assim, essa pesquisa surge da necessidade de refletir sobre as contribuições da disciplina de Educação Física na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Foi realizado um estudo de caso analisando as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. Esta pesquisa tem como problema científico analisar se a prática pedagógica dos professores pesquisados se aproxima da proposta da transdisciplinaridade. Dessa forma, o objetivo se centra em avaliar a prática pedagógica dos professores do GETEFE, averiguando se as mesmas aproximam-se ou não dos princípios da transdisciplinaridade. O trabalho discorre sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a ciência, a sociedade, a escola e, consequentemente, para a vida, destacando a relevância da formação docente no paradigma transdisciplinar e as características importantes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar. Para problematizar a educação transdisciplinar e a Educação Física Escolar sob a perspectiva da transdisciplinaridade, os estudos de Nicolescu, Morin, Moraes, Torre, Batalloso, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio, Kunz, Brotto foram de ímpar importância. A pesquisa analisou o trabalho dos professores do GETEFE de acordo com dez categorias de análise, a saber: a contextualização, a criatividade, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação e a diversidade. Além disso, os dados das observações foram confrontados com os dados levantados pelo questionário. Portanto, podem ser apresentados os resultados da pesquisa: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes transdisciplinares e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a transdisciplinaridade. Dessa maneira, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança.
id UEG-2_5cab103b4d4ebf083ac8f813e95b5cac
oai_identifier_str oai:tede2:tede/878
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescerTransdisciplinaridadePrática pedagógicaEducação física escolarTransdisciplinaryTeaching practicePhysical educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa qualitativa Prática Pedagógica Transdisciplinar na Educação Física Escolar: Reflexões e Inspirações para Humanescer apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação e nasceu da inquietação de pensar e desenvolver uma Educação Física na escola conectada com as necessidades e demandas sociais do século XXI. Assim, essa pesquisa surge da necessidade de refletir sobre as contribuições da disciplina de Educação Física na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Foi realizado um estudo de caso analisando as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. Esta pesquisa tem como problema científico analisar se a prática pedagógica dos professores pesquisados se aproxima da proposta da transdisciplinaridade. Dessa forma, o objetivo se centra em avaliar a prática pedagógica dos professores do GETEFE, averiguando se as mesmas aproximam-se ou não dos princípios da transdisciplinaridade. O trabalho discorre sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a ciência, a sociedade, a escola e, consequentemente, para a vida, destacando a relevância da formação docente no paradigma transdisciplinar e as características importantes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar. Para problematizar a educação transdisciplinar e a Educação Física Escolar sob a perspectiva da transdisciplinaridade, os estudos de Nicolescu, Morin, Moraes, Torre, Batalloso, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio, Kunz, Brotto foram de ímpar importância. A pesquisa analisou o trabalho dos professores do GETEFE de acordo com dez categorias de análise, a saber: a contextualização, a criatividade, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação e a diversidade. Além disso, os dados das observações foram confrontados com os dados levantados pelo questionário. Portanto, podem ser apresentados os resultados da pesquisa: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes transdisciplinares e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a transdisciplinaridade. Dessa maneira, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança.Qualitative research Transdisciplinary Teaching Practice in Physical Education: Reflections and Inspirations for Humanescer presents transdisciplinary theme of research and born of the restlessness to think and to develop physical education at school connected with the need and social demands of the twenty-first century. This research arises from the need to reflect on the contributions of Physical Education in the formation of humanized subjects aware of their actions in the world and sensitive to life. It went doing case study analyzing the pedagogical practices of the Study Group of teachers in physical education in the municipal Anapolis-Go teaching (GETEFE), using data collected by observing the lessons of these teachers and the questionnaire applied to them. This research is scientific problem analyze the pedagogical practices of teachers surveyed approaches the proposal of transdisciplinarity. This objective focuses on evaluating the pedagogical practice of GETEFE teachers, examining whether the same approach whether or not the principles of Transdisciplinary. The work discusses the contributions of transdisciplinary theory of science, society, school and to life, highlighting the importance of teacher training in transdisciplinary paradigm and the important features for the development of a complex and transdisciplinary praxis. To discuss the Transdisciplinary education and physical education from the perspective of transdisciplinary, studies of Nicolescu, Morin, Moraes Tower Batalloso, D'Ambrosio, Petraglia, Moraes, Suanno, JH, Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio , Kunz, Brotto were unique importance. The research analyzed the work of GETEFE teachers according to ten categories of analysis, namely the context, creativity, cooperation, multi-referentiality, affection, dialogical, subjectivity, flexibility, Ecology Action and diversity. In addition, the data of the observations were compared with data collected by questionnaire. So search results can be displayed: the pedagogical practices GETEFE Teachers approach the proposal transdisciplinary, because they have elements that encompass and were verified disciplinary attitudes and pedagogical actions of GETEFE teachers that consider the transdisciplinary theory. In this way, this research believe in the transformative potential of life that transdisciplinarity has. It is therefore proposed that physical education is thought that human prospect of change.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueFreitas, Marlene Barbosa de ReisDittrichi, Maria GlóriaPaula, Marcos Vinícius Guimarães de2021-11-29T19:12:11Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Marcus Vinícius Guimarães de. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer. 2016. 194 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-04-11T11:31:06Zoai:tede2:tede/878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-04-11T11:31:06Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
title Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
spellingShingle Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
Transdisciplinaridade
Prática pedagógica
Educação física escolar
Transdisciplinary
Teaching practice
Physical education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
title_full Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
title_fullStr Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
title_full_unstemmed Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
title_sort Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
author Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
author_facet Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suanno, João Henrique
Suanno, João Henrique
Freitas, Marlene Barbosa de Reis
Dittrichi, Maria Glória
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Transdisciplinaridade
Prática pedagógica
Educação física escolar
Transdisciplinary
Teaching practice
Physical education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Transdisciplinaridade
Prática pedagógica
Educação física escolar
Transdisciplinary
Teaching practice
Physical education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa qualitativa Prática Pedagógica Transdisciplinar na Educação Física Escolar: Reflexões e Inspirações para Humanescer apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação e nasceu da inquietação de pensar e desenvolver uma Educação Física na escola conectada com as necessidades e demandas sociais do século XXI. Assim, essa pesquisa surge da necessidade de refletir sobre as contribuições da disciplina de Educação Física na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Foi realizado um estudo de caso analisando as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. Esta pesquisa tem como problema científico analisar se a prática pedagógica dos professores pesquisados se aproxima da proposta da transdisciplinaridade. Dessa forma, o objetivo se centra em avaliar a prática pedagógica dos professores do GETEFE, averiguando se as mesmas aproximam-se ou não dos princípios da transdisciplinaridade. O trabalho discorre sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a ciência, a sociedade, a escola e, consequentemente, para a vida, destacando a relevância da formação docente no paradigma transdisciplinar e as características importantes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar. Para problematizar a educação transdisciplinar e a Educação Física Escolar sob a perspectiva da transdisciplinaridade, os estudos de Nicolescu, Morin, Moraes, Torre, Batalloso, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio, Kunz, Brotto foram de ímpar importância. A pesquisa analisou o trabalho dos professores do GETEFE de acordo com dez categorias de análise, a saber: a contextualização, a criatividade, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação e a diversidade. Além disso, os dados das observações foram confrontados com os dados levantados pelo questionário. Portanto, podem ser apresentados os resultados da pesquisa: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes transdisciplinares e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a transdisciplinaridade. Dessa maneira, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
2021-11-29T19:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Marcus Vinícius Guimarães de. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer. 2016. 194 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878
identifier_str_mv PAULA, Marcus Vinícius Guimarães de. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer. 2016. 194 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093991651606528