Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878 |
Resumo: | A pesquisa qualitativa Prática Pedagógica Transdisciplinar na Educação Física Escolar: Reflexões e Inspirações para Humanescer apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação e nasceu da inquietação de pensar e desenvolver uma Educação Física na escola conectada com as necessidades e demandas sociais do século XXI. Assim, essa pesquisa surge da necessidade de refletir sobre as contribuições da disciplina de Educação Física na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Foi realizado um estudo de caso analisando as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. Esta pesquisa tem como problema científico analisar se a prática pedagógica dos professores pesquisados se aproxima da proposta da transdisciplinaridade. Dessa forma, o objetivo se centra em avaliar a prática pedagógica dos professores do GETEFE, averiguando se as mesmas aproximam-se ou não dos princípios da transdisciplinaridade. O trabalho discorre sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a ciência, a sociedade, a escola e, consequentemente, para a vida, destacando a relevância da formação docente no paradigma transdisciplinar e as características importantes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar. Para problematizar a educação transdisciplinar e a Educação Física Escolar sob a perspectiva da transdisciplinaridade, os estudos de Nicolescu, Morin, Moraes, Torre, Batalloso, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio, Kunz, Brotto foram de ímpar importância. A pesquisa analisou o trabalho dos professores do GETEFE de acordo com dez categorias de análise, a saber: a contextualização, a criatividade, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação e a diversidade. Além disso, os dados das observações foram confrontados com os dados levantados pelo questionário. Portanto, podem ser apresentados os resultados da pesquisa: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes transdisciplinares e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a transdisciplinaridade. Dessa maneira, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança. |
id |
UEG-2_5cab103b4d4ebf083ac8f813e95b5cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/878 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescerTransdisciplinaridadePrática pedagógicaEducação física escolarTransdisciplinaryTeaching practicePhysical educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa qualitativa Prática Pedagógica Transdisciplinar na Educação Física Escolar: Reflexões e Inspirações para Humanescer apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação e nasceu da inquietação de pensar e desenvolver uma Educação Física na escola conectada com as necessidades e demandas sociais do século XXI. Assim, essa pesquisa surge da necessidade de refletir sobre as contribuições da disciplina de Educação Física na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Foi realizado um estudo de caso analisando as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. Esta pesquisa tem como problema científico analisar se a prática pedagógica dos professores pesquisados se aproxima da proposta da transdisciplinaridade. Dessa forma, o objetivo se centra em avaliar a prática pedagógica dos professores do GETEFE, averiguando se as mesmas aproximam-se ou não dos princípios da transdisciplinaridade. O trabalho discorre sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a ciência, a sociedade, a escola e, consequentemente, para a vida, destacando a relevância da formação docente no paradigma transdisciplinar e as características importantes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar. Para problematizar a educação transdisciplinar e a Educação Física Escolar sob a perspectiva da transdisciplinaridade, os estudos de Nicolescu, Morin, Moraes, Torre, Batalloso, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio, Kunz, Brotto foram de ímpar importância. A pesquisa analisou o trabalho dos professores do GETEFE de acordo com dez categorias de análise, a saber: a contextualização, a criatividade, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação e a diversidade. Além disso, os dados das observações foram confrontados com os dados levantados pelo questionário. Portanto, podem ser apresentados os resultados da pesquisa: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes transdisciplinares e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a transdisciplinaridade. Dessa maneira, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança.Qualitative research Transdisciplinary Teaching Practice in Physical Education: Reflections and Inspirations for Humanescer presents transdisciplinary theme of research and born of the restlessness to think and to develop physical education at school connected with the need and social demands of the twenty-first century. This research arises from the need to reflect on the contributions of Physical Education in the formation of humanized subjects aware of their actions in the world and sensitive to life. It went doing case study analyzing the pedagogical practices of the Study Group of teachers in physical education in the municipal Anapolis-Go teaching (GETEFE), using data collected by observing the lessons of these teachers and the questionnaire applied to them. This research is scientific problem analyze the pedagogical practices of teachers surveyed approaches the proposal of transdisciplinarity. This objective focuses on evaluating the pedagogical practice of GETEFE teachers, examining whether the same approach whether or not the principles of Transdisciplinary. The work discusses the contributions of transdisciplinary theory of science, society, school and to life, highlighting the importance of teacher training in transdisciplinary paradigm and the important features for the development of a complex and transdisciplinary praxis. To discuss the Transdisciplinary education and physical education from the perspective of transdisciplinary, studies of Nicolescu, Morin, Moraes Tower Batalloso, D'Ambrosio, Petraglia, Moraes, Suanno, JH, Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio , Kunz, Brotto were unique importance. The research analyzed the work of GETEFE teachers according to ten categories of analysis, namely the context, creativity, cooperation, multi-referentiality, affection, dialogical, subjectivity, flexibility, Ecology Action and diversity. In addition, the data of the observations were compared with data collected by questionnaire. So search results can be displayed: the pedagogical practices GETEFE Teachers approach the proposal transdisciplinary, because they have elements that encompass and were verified disciplinary attitudes and pedagogical actions of GETEFE teachers that consider the transdisciplinary theory. In this way, this research believe in the transformative potential of life that transdisciplinarity has. It is therefore proposed that physical education is thought that human prospect of change.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueFreitas, Marlene Barbosa de ReisDittrichi, Maria GlóriaPaula, Marcos Vinícius Guimarães de2021-11-29T19:12:11Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Marcus Vinícius Guimarães de. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer. 2016. 194 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-04-11T11:31:06Zoai:tede2:tede/878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-04-11T11:31:06Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
title |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
spellingShingle |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer Paula, Marcos Vinícius Guimarães de Transdisciplinaridade Prática pedagógica Educação física escolar Transdisciplinary Teaching practice Physical education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
title_full |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
title_fullStr |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
title_sort |
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer |
author |
Paula, Marcos Vinícius Guimarães de |
author_facet |
Paula, Marcos Vinícius Guimarães de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suanno, João Henrique Suanno, João Henrique Freitas, Marlene Barbosa de Reis Dittrichi, Maria Glória |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Marcos Vinícius Guimarães de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade Prática pedagógica Educação física escolar Transdisciplinary Teaching practice Physical education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Transdisciplinaridade Prática pedagógica Educação física escolar Transdisciplinary Teaching practice Physical education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa qualitativa Prática Pedagógica Transdisciplinar na Educação Física Escolar: Reflexões e Inspirações para Humanescer apresenta a transdisciplinaridade como tema de investigação e nasceu da inquietação de pensar e desenvolver uma Educação Física na escola conectada com as necessidades e demandas sociais do século XXI. Assim, essa pesquisa surge da necessidade de refletir sobre as contribuições da disciplina de Educação Física na formação de sujeitos humanizados, conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Foi realizado um estudo de caso analisando as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE), por meio de dados coletados por observação das aulas desses professores e pelo questionário aplicado a eles. Esta pesquisa tem como problema científico analisar se a prática pedagógica dos professores pesquisados se aproxima da proposta da transdisciplinaridade. Dessa forma, o objetivo se centra em avaliar a prática pedagógica dos professores do GETEFE, averiguando se as mesmas aproximam-se ou não dos princípios da transdisciplinaridade. O trabalho discorre sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a ciência, a sociedade, a escola e, consequentemente, para a vida, destacando a relevância da formação docente no paradigma transdisciplinar e as características importantes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar. Para problematizar a educação transdisciplinar e a Educação Física Escolar sob a perspectiva da transdisciplinaridade, os estudos de Nicolescu, Morin, Moraes, Torre, Batalloso, D’Ambrósio, Petraglia, Moraes, Suanno, J.H., Zwierewicz, Maturana, Orlick, Callado, Daolio, Kunz, Brotto foram de ímpar importância. A pesquisa analisou o trabalho dos professores do GETEFE de acordo com dez categorias de análise, a saber: a contextualização, a criatividade, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação e a diversidade. Além disso, os dados das observações foram confrontados com os dados levantados pelo questionário. Portanto, podem ser apresentados os resultados da pesquisa: as práticas pedagógicas dos professores do GETEFE se aproximam da proposta da transdisciplinaridade, por apresentarem elementos que a abarcam, bem como foram averiguadas atitudes transdisciplinares e ações pedagógicas dos professores do GETEFE que contemplam a transdisciplinaridade. Dessa maneira, esta pesquisa acredita no potencial transformador de vida que a transdisciplinaridade possui. Por conseguinte, propõe que a Educação Física Escolar seja pensada nessa perspectiva humana de mudança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-11 2021-11-29T19:12:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Marcus Vinícius Guimarães de. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer. 2016. 194 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878 |
identifier_str_mv |
PAULA, Marcus Vinícius Guimarães de. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar : reflexões e inspirações para humanescer. 2016. 194 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093991651606528 |