Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Brenda Fonseca de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/957
Resumo: O objetivo central deste trabalho, que tem a diversidade e a formação continuada de professores no município de Goiânia como foco, foi “analisar a implementação das políticas públicas para a diversidade na formação continuada de professores do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE)”, órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME). Como objetivos específicos, centramos a investigação nos seguintes tópicos: identificar a proposta de trabalho para a diversidade do CEFPE; conhecer as ações formativas oferecidas pelo CEFPE e verificar se elas atendem as orientações contidas nas políticas públicas educacionais e se contribuem para a formação continuada de professores para e na diversidade ampla; analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na pesquisa em relação aos cursos de formação continuada para a diversidade do CEFPE. A diversidade na escola e como tema de formação para os professores tem sido foco de discussões acadêmicas e não acadêmicas. Consequentemente, esse fato tem provocado mudanças de visão dos dirigentes públicos, das escolas e dos professores. A relevância do presente estudo está ancorada na necessidade premente de se conhecer as iniciativas voltadas para a formação de professores para a diversidade no município de Goiânia. Com a visão e o “olhar para a diversidade” dos envolvidos na educação no município de Goiânia, percebemos que o processo de discussão da diversidade como tema de formação continuada está em fase de amadurecimento, embora apresente algumas lacunas geradas pela falta de uma política clara e da dificuldade de discussão de alguns temas relacionados à diversidade, como por exemplo, as questões de gênero e religião. Entretanto, fica evidente que tanto gestores quanto professores reconhecem a necessidade de se trabalhar a temática e a importância para a prática pedagógica e para o reconhecimento do outro, em especial, o reconhecimento das potencialidades individuais.
id UEG-2_5e1526ea5fe855f5d27ce5c7a836a028
oai_identifier_str oai:tede2:tede/957
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de GoiâniaFormação de professoresDiversidadePolíticas públicas educacionaisTeacher trainingDiversityPublic educational policiesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo central deste trabalho, que tem a diversidade e a formação continuada de professores no município de Goiânia como foco, foi “analisar a implementação das políticas públicas para a diversidade na formação continuada de professores do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE)”, órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME). Como objetivos específicos, centramos a investigação nos seguintes tópicos: identificar a proposta de trabalho para a diversidade do CEFPE; conhecer as ações formativas oferecidas pelo CEFPE e verificar se elas atendem as orientações contidas nas políticas públicas educacionais e se contribuem para a formação continuada de professores para e na diversidade ampla; analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na pesquisa em relação aos cursos de formação continuada para a diversidade do CEFPE. A diversidade na escola e como tema de formação para os professores tem sido foco de discussões acadêmicas e não acadêmicas. Consequentemente, esse fato tem provocado mudanças de visão dos dirigentes públicos, das escolas e dos professores. A relevância do presente estudo está ancorada na necessidade premente de se conhecer as iniciativas voltadas para a formação de professores para a diversidade no município de Goiânia. Com a visão e o “olhar para a diversidade” dos envolvidos na educação no município de Goiânia, percebemos que o processo de discussão da diversidade como tema de formação continuada está em fase de amadurecimento, embora apresente algumas lacunas geradas pela falta de uma política clara e da dificuldade de discussão de alguns temas relacionados à diversidade, como por exemplo, as questões de gênero e religião. Entretanto, fica evidente que tanto gestores quanto professores reconhecem a necessidade de se trabalhar a temática e a importância para a prática pedagógica e para o reconhecimento do outro, em especial, o reconhecimento das potencialidades individuais.The main objective of this study was to “analyze the implementation of public policies for diversity in the continuing education of teachers of the Center for the Training of Education Professionals (CEFPE), which has the diversity and continuous training of teachers in the city of Goiânia”. An integral part of the organizational structure of the Municipal Department of Education and Sports (SME). As specific objectives, we focus research on the following topics: identify the work proposal for CEFPE diversity; to know the formative actions offered by CEFPE and to verify if they comply with the guidelines contained in the public educational policies and if they contribute to the continued formation of teachers for and in the wide diversity; to analyze the perception of the subjects involved in the research in relation to the continuing education courses for CEFPE diversity. Diversity in school and as a training theme for teachers has been the focus of academic and non-academic discussions. Consequently, this fact has provoked changes of vision of public leaders, schools and teachers. The relevance of this study is anchored in the urgent need to know the initiatives aimed at teacher training for diversity in the municipality of Goiânia. With the vision and the "look at the diversity" of those involved in education in the city of Goiânia, we perceive that the process of discussing diversity as a theme of continuing education is in the process of maturation, although it presents some shortcomings generated by the lack of a clear policy and the difficulty of discussing some themes related to diversity, for example, issues of gender and religion. However, it is clear that both managers and teachers recognize the need to work on the theme and importance for pedagogical practice and the recognition of the other, especially the recognition of individual potentialities.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de FreitasReis, Marlene Barbosa de FreitasOliveira, Hélvio Frank deBezerra, Cláudia Santos Gonçalves BarretoFerreira, João Roberto ResendeOliveira, Brenda Fonseca de2022-02-15T16:43:58Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Brenda Fonseca de. Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia. 2017. 56 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-15T16:43:58Zoai:tede2:tede/957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-15T16:43:58Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
title Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
spellingShingle Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
Oliveira, Brenda Fonseca de
Formação de professores
Diversidade
Políticas públicas educacionais
Teacher training
Diversity
Public educational policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
title_full Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
title_fullStr Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
title_full_unstemmed Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
title_sort Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
author Oliveira, Brenda Fonseca de
author_facet Oliveira, Brenda Fonseca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Oliveira, Hélvio Frank de
Bezerra, Cláudia Santos Gonçalves Barreto
Ferreira, João Roberto Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Brenda Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Diversidade
Políticas públicas educacionais
Teacher training
Diversity
Public educational policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de professores
Diversidade
Políticas públicas educacionais
Teacher training
Diversity
Public educational policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo central deste trabalho, que tem a diversidade e a formação continuada de professores no município de Goiânia como foco, foi “analisar a implementação das políticas públicas para a diversidade na formação continuada de professores do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE)”, órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME). Como objetivos específicos, centramos a investigação nos seguintes tópicos: identificar a proposta de trabalho para a diversidade do CEFPE; conhecer as ações formativas oferecidas pelo CEFPE e verificar se elas atendem as orientações contidas nas políticas públicas educacionais e se contribuem para a formação continuada de professores para e na diversidade ampla; analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na pesquisa em relação aos cursos de formação continuada para a diversidade do CEFPE. A diversidade na escola e como tema de formação para os professores tem sido foco de discussões acadêmicas e não acadêmicas. Consequentemente, esse fato tem provocado mudanças de visão dos dirigentes públicos, das escolas e dos professores. A relevância do presente estudo está ancorada na necessidade premente de se conhecer as iniciativas voltadas para a formação de professores para a diversidade no município de Goiânia. Com a visão e o “olhar para a diversidade” dos envolvidos na educação no município de Goiânia, percebemos que o processo de discussão da diversidade como tema de formação continuada está em fase de amadurecimento, embora apresente algumas lacunas geradas pela falta de uma política clara e da dificuldade de discussão de alguns temas relacionados à diversidade, como por exemplo, as questões de gênero e religião. Entretanto, fica evidente que tanto gestores quanto professores reconhecem a necessidade de se trabalhar a temática e a importância para a prática pedagógica e para o reconhecimento do outro, em especial, o reconhecimento das potencialidades individuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
2022-02-15T16:43:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Brenda Fonseca de. Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia. 2017. 56 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/957
identifier_str_mv OLIVEIRA, Brenda Fonseca de. Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia. 2017. 56 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093992906752000