Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Melissa Oliver [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191362
Resumo: O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa sociodramática para a reflexão da temática da diversidade com professores(as) e coordenadores(as) em uma instituição escolar da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo. O objetivo dessa pesquisa é propor o Sociodrama, método composto de técnicas de ação que auxiliam o desenvolvimento das relações humanas, para compreender como o tema da diversidade emerge para os/as professores/as e o que isso revela sobre o tema e sobre o método sociodramático. O sociodrama enquanto método de pesquisa visa compreender e, ao mesmo tempo, atuar nos processos grupais por meio da ação. Essa atuação viabiliza aos grupos a possibilidade de darem novas respostas e encontrarem saídas mais saudáveis para suas situações-conflito. Nesse estudo, a estrutura e composição dramática do sociodrama permitiu insights profundos a respeito dos papéis assumidos por cada um no exercício da profissão, promovendo um pensar e questionar dentro de outras possibilidades, que nunca haviam pensado e problematizado, o que possibilitou refletir sobre a diversidade com mais amplitude e lançando possibilidades de atuar diferentemente na instituição escolar.
id UNSP_17638ca5bad1238504a470b0bf449a0b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191362
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensinoSociodramatic methodological approach for reflection on the theme of diversity in an educational institutionSociodramaPsicodramaFormação de professoresDiversidadePsychodramaTeacher TrainingDiversityO presente estudo utiliza a abordagem qualitativa sociodramática para a reflexão da temática da diversidade com professores(as) e coordenadores(as) em uma instituição escolar da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo. O objetivo dessa pesquisa é propor o Sociodrama, método composto de técnicas de ação que auxiliam o desenvolvimento das relações humanas, para compreender como o tema da diversidade emerge para os/as professores/as e o que isso revela sobre o tema e sobre o método sociodramático. O sociodrama enquanto método de pesquisa visa compreender e, ao mesmo tempo, atuar nos processos grupais por meio da ação. Essa atuação viabiliza aos grupos a possibilidade de darem novas respostas e encontrarem saídas mais saudáveis para suas situações-conflito. Nesse estudo, a estrutura e composição dramática do sociodrama permitiu insights profundos a respeito dos papéis assumidos por cada um no exercício da profissão, promovendo um pensar e questionar dentro de outras possibilidades, que nunca haviam pensado e problematizado, o que possibilitou refletir sobre a diversidade com mais amplitude e lançando possibilidades de atuar diferentemente na instituição escolar.The present study will use the qualitative sociodramatic methodology in order to promote a joint reflection about diversity with teachers and coordinators in a public school in São Paulo’s inland city. The purpose of this research is to present Sociodrama, a method composed of action techniques which help improving human relations, to understand how diversity emerges for the teachers and what this reveals about the issue and the sociodramatic method. Sociodrama as a research methodology aims to understand, as well as to work inside the group processes by acting. This action allows the groups to give new answers and find healthier ways to their conflict situations. In this study, Sociodrama’s dramatic composition and structure offered deep insights regarding the roles taken by each individual in the course of their profession, stimulating them to think and question about possibilities they had never thought and problematized, which made it possible to reflect upon diversity more broadly and offering possibilities to act differently in the school institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vidal, Melissa Oliver [UNESP]2020-01-16T17:59:42Z2020-01-16T17:59:42Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19136200092836933004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:45:20.974228Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
Sociodramatic methodological approach for reflection on the theme of diversity in an educational institution
title Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
spellingShingle Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
Vidal, Melissa Oliver [UNESP]
Sociodrama
Psicodrama
Formação de professores
Diversidade
Psychodrama
Teacher Training
Diversity
title_short Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
title_full Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
title_fullStr Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
title_full_unstemmed Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
title_sort Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
author Vidal, Melissa Oliver [UNESP]
author_facet Vidal, Melissa Oliver [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Célia Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Melissa Oliver [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sociodrama
Psicodrama
Formação de professores
Diversidade
Psychodrama
Teacher Training
Diversity
topic Sociodrama
Psicodrama
Formação de professores
Diversidade
Psychodrama
Teacher Training
Diversity
description O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa sociodramática para a reflexão da temática da diversidade com professores(as) e coordenadores(as) em uma instituição escolar da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo. O objetivo dessa pesquisa é propor o Sociodrama, método composto de técnicas de ação que auxiliam o desenvolvimento das relações humanas, para compreender como o tema da diversidade emerge para os/as professores/as e o que isso revela sobre o tema e sobre o método sociodramático. O sociodrama enquanto método de pesquisa visa compreender e, ao mesmo tempo, atuar nos processos grupais por meio da ação. Essa atuação viabiliza aos grupos a possibilidade de darem novas respostas e encontrarem saídas mais saudáveis para suas situações-conflito. Nesse estudo, a estrutura e composição dramática do sociodrama permitiu insights profundos a respeito dos papéis assumidos por cada um no exercício da profissão, promovendo um pensar e questionar dentro de outras possibilidades, que nunca haviam pensado e problematizado, o que possibilitou refletir sobre a diversidade com mais amplitude e lançando possibilidades de atuar diferentemente na instituição escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-01-16T17:59:42Z
2020-01-16T17:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191362
000928369
33004030083P0
url http://hdl.handle.net/11449/191362
identifier_str_mv 000928369
33004030083P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128853920448512