Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191362 |
Resumo: | O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa sociodramática para a reflexão da temática da diversidade com professores(as) e coordenadores(as) em uma instituição escolar da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo. O objetivo dessa pesquisa é propor o Sociodrama, método composto de técnicas de ação que auxiliam o desenvolvimento das relações humanas, para compreender como o tema da diversidade emerge para os/as professores/as e o que isso revela sobre o tema e sobre o método sociodramático. O sociodrama enquanto método de pesquisa visa compreender e, ao mesmo tempo, atuar nos processos grupais por meio da ação. Essa atuação viabiliza aos grupos a possibilidade de darem novas respostas e encontrarem saídas mais saudáveis para suas situações-conflito. Nesse estudo, a estrutura e composição dramática do sociodrama permitiu insights profundos a respeito dos papéis assumidos por cada um no exercício da profissão, promovendo um pensar e questionar dentro de outras possibilidades, que nunca haviam pensado e problematizado, o que possibilitou refletir sobre a diversidade com mais amplitude e lançando possibilidades de atuar diferentemente na instituição escolar. |
id |
UNSP_17638ca5bad1238504a470b0bf449a0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191362 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensinoSociodramatic methodological approach for reflection on the theme of diversity in an educational institutionSociodramaPsicodramaFormação de professoresDiversidadePsychodramaTeacher TrainingDiversityO presente estudo utiliza a abordagem qualitativa sociodramática para a reflexão da temática da diversidade com professores(as) e coordenadores(as) em uma instituição escolar da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo. O objetivo dessa pesquisa é propor o Sociodrama, método composto de técnicas de ação que auxiliam o desenvolvimento das relações humanas, para compreender como o tema da diversidade emerge para os/as professores/as e o que isso revela sobre o tema e sobre o método sociodramático. O sociodrama enquanto método de pesquisa visa compreender e, ao mesmo tempo, atuar nos processos grupais por meio da ação. Essa atuação viabiliza aos grupos a possibilidade de darem novas respostas e encontrarem saídas mais saudáveis para suas situações-conflito. Nesse estudo, a estrutura e composição dramática do sociodrama permitiu insights profundos a respeito dos papéis assumidos por cada um no exercício da profissão, promovendo um pensar e questionar dentro de outras possibilidades, que nunca haviam pensado e problematizado, o que possibilitou refletir sobre a diversidade com mais amplitude e lançando possibilidades de atuar diferentemente na instituição escolar.The present study will use the qualitative sociodramatic methodology in order to promote a joint reflection about diversity with teachers and coordinators in a public school in São Paulo’s inland city. The purpose of this research is to present Sociodrama, a method composed of action techniques which help improving human relations, to understand how diversity emerges for the teachers and what this reveals about the issue and the sociodramatic method. Sociodrama as a research methodology aims to understand, as well as to work inside the group processes by acting. This action allows the groups to give new answers and find healthier ways to their conflict situations. In this study, Sociodrama’s dramatic composition and structure offered deep insights regarding the roles taken by each individual in the course of their profession, stimulating them to think and question about possibilities they had never thought and problematized, which made it possible to reflect upon diversity more broadly and offering possibilities to act differently in the school institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vidal, Melissa Oliver [UNESP]2020-01-16T17:59:42Z2020-01-16T17:59:42Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19136200092836933004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:45:20.974228Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino Sociodramatic methodological approach for reflection on the theme of diversity in an educational institution |
title |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino |
spellingShingle |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino Vidal, Melissa Oliver [UNESP] Sociodrama Psicodrama Formação de professores Diversidade Psychodrama Teacher Training Diversity |
title_short |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino |
title_full |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino |
title_fullStr |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino |
title_full_unstemmed |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino |
title_sort |
Abordagem metodológica sociodramática para a reflexão sobre a temática da diversidade em uma instituição de ensino |
author |
Vidal, Melissa Oliver [UNESP] |
author_facet |
Vidal, Melissa Oliver [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rossi, Célia Regina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Melissa Oliver [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociodrama Psicodrama Formação de professores Diversidade Psychodrama Teacher Training Diversity |
topic |
Sociodrama Psicodrama Formação de professores Diversidade Psychodrama Teacher Training Diversity |
description |
O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa sociodramática para a reflexão da temática da diversidade com professores(as) e coordenadores(as) em uma instituição escolar da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo. O objetivo dessa pesquisa é propor o Sociodrama, método composto de técnicas de ação que auxiliam o desenvolvimento das relações humanas, para compreender como o tema da diversidade emerge para os/as professores/as e o que isso revela sobre o tema e sobre o método sociodramático. O sociodrama enquanto método de pesquisa visa compreender e, ao mesmo tempo, atuar nos processos grupais por meio da ação. Essa atuação viabiliza aos grupos a possibilidade de darem novas respostas e encontrarem saídas mais saudáveis para suas situações-conflito. Nesse estudo, a estrutura e composição dramática do sociodrama permitiu insights profundos a respeito dos papéis assumidos por cada um no exercício da profissão, promovendo um pensar e questionar dentro de outras possibilidades, que nunca haviam pensado e problematizado, o que possibilitou refletir sobre a diversidade com mais amplitude e lançando possibilidades de atuar diferentemente na instituição escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2020-01-16T17:59:42Z 2020-01-16T17:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191362 000928369 33004030083P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191362 |
identifier_str_mv |
000928369 33004030083P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128853920448512 |