O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Frederico Passini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/338
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo apresentar o Ensino por Investigação como uma abordagem de ensino que promove mudança do paradigma tradicional de ensino em sala de aula, devido a sua importância na promoção da contextualização, problematização e autonomia na construção do conhecimento por parte do aluno. Essa abordagem de ensino está presente em todos os eixos para o Ensino de Ciências na reforma das políticas de ensino através da Base Nacional Comum Curricular. Percorrendo o texto podemos entender como o Ensino por Investigação esteve presente na história da Ciência e de diversos pensadores, principalmente à luz dos conceitos de Piaget que apresenta em suas estruturas de pesquisas os processos de ensino na construção cognitiva do sujeito a partir da concepção de problemas. A formação docente é contemplada durante esse trabalho a partir da elaboração de produtos educacionais nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências no estado de Goiás, através da pesquisa qualitativa e quantitativa desses produtos foi possível verificar quais deles possuía viés investigativo, resultando como produto uma cartilha composta por esses resultados. O e-book educacional é um dos resultados dessa pesquisa, demonstrando os produtos educacionais produzidos no estado de Goiás apresentam o viés investigativo para o Ensino de Ciências.
id UEG-2_5e39c984a30c9ad5f4f65ae03c1d8ffd
oai_identifier_str oai:tede2:tede/338
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de GoiásResearch teaching on educational products prepared in professional masters in science teaching in the State of GoiásEnsino por investigaçãoEnsino InvestigativoHistória da ciênciaEnsino de ciênciasMestrado profissionalProduto educacionalResearch teachingInvestigative teachingHistory of ScienceScience teachingProfessional master'sEducational productEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEssa pesquisa tem por objetivo apresentar o Ensino por Investigação como uma abordagem de ensino que promove mudança do paradigma tradicional de ensino em sala de aula, devido a sua importância na promoção da contextualização, problematização e autonomia na construção do conhecimento por parte do aluno. Essa abordagem de ensino está presente em todos os eixos para o Ensino de Ciências na reforma das políticas de ensino através da Base Nacional Comum Curricular. Percorrendo o texto podemos entender como o Ensino por Investigação esteve presente na história da Ciência e de diversos pensadores, principalmente à luz dos conceitos de Piaget que apresenta em suas estruturas de pesquisas os processos de ensino na construção cognitiva do sujeito a partir da concepção de problemas. A formação docente é contemplada durante esse trabalho a partir da elaboração de produtos educacionais nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências no estado de Goiás, através da pesquisa qualitativa e quantitativa desses produtos foi possível verificar quais deles possuía viés investigativo, resultando como produto uma cartilha composta por esses resultados. O e-book educacional é um dos resultados dessa pesquisa, demonstrando os produtos educacionais produzidos no estado de Goiás apresentam o viés investigativo para o Ensino de Ciências.This research aims to present Teaching by Research as a teaching methodology that promotes a change in the traditional teaching paradigm in the classroom, due to its importance in promoting contextualization, problematization and autonomy in the construction of knowledge by the student . This teaching methodology is present in all axes for Science Teaching in the reform of teaching policies through the Common National Curricular Base. Going through the text we can understand how Teaching by Investigation was present in the history of Science and of several thinkers, mainly in the light of Piaget's concepts, which presents in its research structures the teaching processes in the cognitive construction of the subject from the conception of problems . The teacher training is contemplated during this work from the elaboration of educational products in the Professional Masters in Science Teaching in the state of Goiás, through the qualitative and quantitative research of these products it was possible to verify which of them had an investigative bias, resulting in a composite booklet product for these results. The educational ebook is one of the results of this research, demonstrating the educational products produced in the state of Goiás have an investigative bias for Science TeachingFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, José Divino doshttp://lattes.cnpq.br/2279900314020119Santos, Mirley Luciene dosVieira, Cleiber MarquesSilva, Frederico Passini2020-09-23T18:52:45Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASSINI, F. O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T17:16:45Zoai:tede2:tede/338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T17:16:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
Research teaching on educational products prepared in professional masters in science teaching in the State of Goiás
title O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
spellingShingle O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
Silva, Frederico Passini
Ensino por investigação
Ensino Investigativo
História da ciência
Ensino de ciências
Mestrado profissional
Produto educacional
Research teaching
Investigative teaching
History of Science
Science teaching
Professional master's
Educational product
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
title_full O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
title_fullStr O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
title_full_unstemmed O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
title_sort O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás
author Silva, Frederico Passini
author_facet Silva, Frederico Passini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Divino dos
http://lattes.cnpq.br/2279900314020119
Santos, Mirley Luciene dos
Vieira, Cleiber Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Frederico Passini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
Ensino Investigativo
História da ciência
Ensino de ciências
Mestrado profissional
Produto educacional
Research teaching
Investigative teaching
History of Science
Science teaching
Professional master's
Educational product
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino por investigação
Ensino Investigativo
História da ciência
Ensino de ciências
Mestrado profissional
Produto educacional
Research teaching
Investigative teaching
History of Science
Science teaching
Professional master's
Educational product
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Essa pesquisa tem por objetivo apresentar o Ensino por Investigação como uma abordagem de ensino que promove mudança do paradigma tradicional de ensino em sala de aula, devido a sua importância na promoção da contextualização, problematização e autonomia na construção do conhecimento por parte do aluno. Essa abordagem de ensino está presente em todos os eixos para o Ensino de Ciências na reforma das políticas de ensino através da Base Nacional Comum Curricular. Percorrendo o texto podemos entender como o Ensino por Investigação esteve presente na história da Ciência e de diversos pensadores, principalmente à luz dos conceitos de Piaget que apresenta em suas estruturas de pesquisas os processos de ensino na construção cognitiva do sujeito a partir da concepção de problemas. A formação docente é contemplada durante esse trabalho a partir da elaboração de produtos educacionais nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências no estado de Goiás, através da pesquisa qualitativa e quantitativa desses produtos foi possível verificar quais deles possuía viés investigativo, resultando como produto uma cartilha composta por esses resultados. O e-book educacional é um dos resultados dessa pesquisa, demonstrando os produtos educacionais produzidos no estado de Goiás apresentam o viés investigativo para o Ensino de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23T18:52:45Z
2020-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSINI, F. O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/338
identifier_str_mv PASSINI, F. O ensino por investigação nos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais em ensino de ciências no Estado de Goiás. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944605544742912