Análise da gestão institucional na Universidade Estadual de Goiás segundo indicadores quantitativos de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiesner, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/598
Resumo: Na “sociedade do conhecimento” o papel e função da Universidade tem sido ressignificado à medida em que o uso do conhecimento vincula-se ao atendimento das demandas do capitalismo neoliberal como sistema hegemônico contemporâneo. Além disso, a atual política pública nacional de abertura à mercantilização, transformou o ensino superior não gratuito em uma semimercadoria para a iniciativa privada em face à sua difusão e massificação. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi o de avaliar o panorama histórico da gestão institucional na Universidade Estadual de Goiás (UEG) nos anos de 2011 a 2018, segundo os indicadores de desempenho nos níveis de transparência e seus impactos econômicos, sociais e ambientais, visto que a UEG representa a única instituição pública e gratuita mantida pelo governo estadual goiano. A metodologia de análise caracteriza-se como exploratória-descritiva com fontes documentais e, para coleta dos dados, utilizamos da Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 (LAI). No processamento foram utilizados os princípios da estatística descritiva, tendo em vista evidenciar a análise dos valores quantitativos históricos, médios e percentuais em gráficos, figuras e tabelas. Como principais resultados, em relação à transparência foi possível constatar que a UEG fomenta o processo de publicidade das informações de caráter público, bem como cumpre com os prazos estabelecidos pela LAI. Em relação aos indicadores sociais, verificamos que a UEG perdeu espaço na quantidade do corpo discente em relação à rede particular no estado. Em outro aspecto, aperfeiçoou a titulação do corpo docente e reduziu a diferença numérica entre servidores efetivos e temporários. Em nível econômico, verificamos que a delicada situação financeira da instituição, à medida em que o aumento expressivo das despesas, alavancado principalmente pela folha de pagamento, não foi acompanhado pelo incremento das receitas. Em nível ambiental, averiguamos a total ignorância no conhecimento e a ausência de ações para a mitigação dos impactos no meio ambiente em que está inserida. Concluímos, que é fundamental acompanhar e analisar permanentemente as políticas públicas vinculadas à UEG para verificar o atual patamar de sua gestão e, assim, reduzir ou amenizar os aspectos negativos e potencializar os aspectos assertivos na consolidação do Plano Estadual de Educação para o ensino superior em Goiás.
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Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi o de avaliar o panorama histórico da gestão institucional na Universidade Estadual de Goiás (UEG) nos anos de 2011 a 2018, segundo os indicadores de desempenho nos níveis de transparência e seus impactos econômicos, sociais e ambientais, visto que a UEG representa a única instituição pública e gratuita mantida pelo governo estadual goiano. A metodologia de análise caracteriza-se como exploratória-descritiva com fontes documentais e, para coleta dos dados, utilizamos da Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 (LAI). No processamento foram utilizados os princípios da estatística descritiva, tendo em vista evidenciar a análise dos valores quantitativos históricos, médios e percentuais em gráficos, figuras e tabelas. Como principais resultados, em relação à transparência foi possível constatar que a UEG fomenta o processo de publicidade das informações de caráter público, bem como cumpre com os prazos estabelecidos pela LAI. Em relação aos indicadores sociais, verificamos que a UEG perdeu espaço na quantidade do corpo discente em relação à rede particular no estado. Em outro aspecto, aperfeiçoou a titulação do corpo docente e reduziu a diferença numérica entre servidores efetivos e temporários. Em nível econômico, verificamos que a delicada situação financeira da instituição, à medida em que o aumento expressivo das despesas, alavancado principalmente pela folha de pagamento, não foi acompanhado pelo incremento das receitas. Em nível ambiental, averiguamos a total ignorância no conhecimento e a ausência de ações para a mitigação dos impactos no meio ambiente em que está inserida. Concluímos, que é fundamental acompanhar e analisar permanentemente as políticas públicas vinculadas à UEG para verificar o atual patamar de sua gestão e, assim, reduzir ou amenizar os aspectos negativos e potencializar os aspectos assertivos na consolidação do Plano Estadual de Educação para o ensino superior em Goiás.In the “knowledge society” the role and function of the University has been reframed as the use of knowledge is linked to meeting the demands of neoliberal capitalism as a contemporary hegemonic system. In addition, the current national public policy of opening to commercialization has transformed non-free higher education into a semi-commodity for the private sector in view of its diffusion and massification. In this context, the objective of the research was to assess the historical panorama of institutional management at the State University of Goiás (UEG) in the years 2011 to 2018, according to performance indicators in terms of transparency and their economic, social and environmental impacts, since UEG represents the only public and free institution maintained by the state government of Goiás. The analysis methodology is characterized as exploratory-descriptive with documentary sources and, for data collection, we use the Access to Information Law nº 12.527/2011 (LAI). In the processing, the principles of descriptive statistics were used, in order to show the analysis of historical, average and percentage quantitative values in graphs, figures and tables. As main results, in relation to transparency, it was found that UEG promotes the process of publicizing information of a public nature, as well as complying with the deadlines established by LAI. Regarding social indicators, we found that UEG lost space in the number of students in relation to the private network in the state. In another aspect, it improved the qualification of the faculty and reduced the numerical difference between permanent and temporary employees. At the economic level, we note that the delicate financial situation of the institution, as the significant increase in expenses, leveraged mainly by the payroll, was not accompanied by the increase in revenues. At the environmental level, we verified the total ignorance of knowledge and the absence of actions to mitigate the impacts on the environment in which it operates. We conclude that it is essential to permanently monitor and analyze public policies linked to UEG to verify the current level of its management and, thus, reduce or mitigate the negative aspects and enhance the assertive aspects in the consolidation of the State Education Plan for higher education in Goiás.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e SociedadeBrasilUEGPrograma de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e SociedadeSantos, Flávio Reis doshttps://orcid.org/0000-0003-1538-1208http://lattes.cnpq.br/6329956147647810Oliveira, Hamilton Afonso deSantos, Flávio Reis dosMeira, Júlio CesarGonçalves, Rodrigo Jurucê MattosWiesner, Rodrigo2021-05-05T17:21:37Z2020-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWIESNER, R. Análise da gestão institucional na Universidade Estadual de Goiás segundo indicadores quantitativos de desempenho. 2020. 126 f. 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