A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Viviane Arantes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1369
Resumo: A presente pesquisa, intitulada A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de Educação, vincula-se à Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas (UEG/UnU Inhumas). O objeto de investigação voltou-se para uma pesquisa sobre os desafios para a expansão da educação infantil no território goiano, tendo em vista o proposto para o alcance da Meta 1 do PEE-GO 2015-2025, em Goiás, no que diz respeito à ampliação de vagas na educação infantil. Diante disso, objetivou-se analisar a Meta 1 do Plano Estadual de Educação de Goiás – PEE-GO 2015-2025 a partir dos indicadores do Inep para evidenciar como estão assentados os desafios do processo de expansão da educação infantil no território goiano no período de 2009 a 2021. Nesse sentido, traçou-se um caminho investigativo para desvelar os seguintes objetivos específicos: projetar os desafios da expansão de matrículas na Educação Infantil e para o cumprimento da Meta 1 do PEE-GO2015-2025; contribuir para a ampliação do conhecimento a respeito do PNE, PEE da educação infantil no estado de Goiás; discutir e estudar os indicadores dos dados do Inep que trazem a distribuição das matrículas, docentes, turmas e estabelecimento de ensino; refletir sobre o quantitativo do atendimento da educação infantil no Brasil, Centro-Oeste e Goiás. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi realizada em etapas articuladas, abrangendo levantamento bibliográfico e pesquisa documental. A análise da literatura e dos documentos deu-se, mediante uma concepção crítica, a partir da necessidade de conhecer e analisar a constituição histórica da educação infantil no Brasil, direito à educação previsto na legislação, indicadores do Inep para a educação infantil. Assim, o diálogo teórico durante todo o processo da pesquisa se deu com vários estudiosos, tais como: Bobbio (2004), Kuhlmann Jr. (1998), Kramer (1992, 2011), Marcílio (1997), Azevedo (2013), Oliveira (2003), Lemos (2018), Dagnino (2004), Maudonnet (2020), Dourado (2011, 2019, 2020), Paiva (2016), Silva (2009), Machado (2022), Cury e Ferreira (2010), Duarte (2007), Araújo, Silveira e Cotrim (2013), Gatti e Ximenes (2018), Du-arte (2007), Campos, Roselane e Campos, Rosânia (2012), Dalberio (2009), Knebel (2014),Barbosa (2005, 2008, 2014), Valdez (2002, 2004), Costa (2016), Cury (1998, 2010, 2011), Saviani (2010), Braga (2017), Romanelli (1999), Horta (2010), Alves (2010), Abrucio (2010), Aguiar (2010), Didonet (2000), Rodrigues (2018), Dourado, Grossi Junior e Furtado (2016),Ximenes e Grinkraut (2014), Ribeiro (2019), Corsino e Nunes (2011), Souza e Menezes (2017), Clímaco (2017). Já a Meta 1 e suas constituições, no que se refere ao acesso e à expansão da educação infantil, foram investigadas a partir de contribuições dos documentos e avaliações dos PNE, PEE GO, revogados pós-CF/1988. Os documentos estudados e analisados de caráter legislativo foram: CF/1988, CF-GO/ 1989, Lei n° 8.068/1990, Lei n° 9.394/1996, Lei Complementar GO n° 26/1998, Lei n° 11.274/2006, Lei n° 10.172/2001, Lei n° 62/2008, EC n° 59/2009, Lei n° 12.796/2013, Lei n° 13.005/2014, Lei n° 18.969/2015. Concomitante, foram coletados especialmente do Inep em sua sinopse estatística da educação. Assim, essa etapa da pesquisa teve sua centralidade em analisar indicadores da educação infantil que destacam as matrículas, estabelecimentos, turmas, docentes e projeção de atendimento cujos dados coletados e posteriormente tratados percorrem o período de 2009 até 2021. Dessa análise, foi possível compreender que, relativo ao alcance da Meta 1 do PNE 2014-2024 e no PEE GO 2015-2025 de 2009 até 2021, ocorreram alguns avanços quanto ao crescimento de matrículas, porém, ao que é estabelecido de atendimento de 50% para creches e universalização da pré-escola até 2024, ainda continua desafiador e indica que a meta, certamente, não será cumprida no final de sua vigência.
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spelling A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de EducaçãoThe universalization for early childhood education in the state of Goiás: the challenges of Goal 1 of the State Education Plan.Educação infantilMeta 1Plano Nacional de EducaçãoPlano Estadual de Educação de GoiásEarly childhood educationGoal 1National Education PlanState Education PlanEDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALA presente pesquisa, intitulada A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de Educação, vincula-se à Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas (UEG/UnU Inhumas). O objeto de investigação voltou-se para uma pesquisa sobre os desafios para a expansão da educação infantil no território goiano, tendo em vista o proposto para o alcance da Meta 1 do PEE-GO 2015-2025, em Goiás, no que diz respeito à ampliação de vagas na educação infantil. Diante disso, objetivou-se analisar a Meta 1 do Plano Estadual de Educação de Goiás – PEE-GO 2015-2025 a partir dos indicadores do Inep para evidenciar como estão assentados os desafios do processo de expansão da educação infantil no território goiano no período de 2009 a 2021. Nesse sentido, traçou-se um caminho investigativo para desvelar os seguintes objetivos específicos: projetar os desafios da expansão de matrículas na Educação Infantil e para o cumprimento da Meta 1 do PEE-GO2015-2025; contribuir para a ampliação do conhecimento a respeito do PNE, PEE da educação infantil no estado de Goiás; discutir e estudar os indicadores dos dados do Inep que trazem a distribuição das matrículas, docentes, turmas e estabelecimento de ensino; refletir sobre o quantitativo do atendimento da educação infantil no Brasil, Centro-Oeste e Goiás. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi realizada em etapas articuladas, abrangendo levantamento bibliográfico e pesquisa documental. A análise da literatura e dos documentos deu-se, mediante uma concepção crítica, a partir da necessidade de conhecer e analisar a constituição histórica da educação infantil no Brasil, direito à educação previsto na legislação, indicadores do Inep para a educação infantil. Assim, o diálogo teórico durante todo o processo da pesquisa se deu com vários estudiosos, tais como: Bobbio (2004), Kuhlmann Jr. (1998), Kramer (1992, 2011), Marcílio (1997), Azevedo (2013), Oliveira (2003), Lemos (2018), Dagnino (2004), Maudonnet (2020), Dourado (2011, 2019, 2020), Paiva (2016), Silva (2009), Machado (2022), Cury e Ferreira (2010), Duarte (2007), Araújo, Silveira e Cotrim (2013), Gatti e Ximenes (2018), Du-arte (2007), Campos, Roselane e Campos, Rosânia (2012), Dalberio (2009), Knebel (2014),Barbosa (2005, 2008, 2014), Valdez (2002, 2004), Costa (2016), Cury (1998, 2010, 2011), Saviani (2010), Braga (2017), Romanelli (1999), Horta (2010), Alves (2010), Abrucio (2010), Aguiar (2010), Didonet (2000), Rodrigues (2018), Dourado, Grossi Junior e Furtado (2016),Ximenes e Grinkraut (2014), Ribeiro (2019), Corsino e Nunes (2011), Souza e Menezes (2017), Clímaco (2017). Já a Meta 1 e suas constituições, no que se refere ao acesso e à expansão da educação infantil, foram investigadas a partir de contribuições dos documentos e avaliações dos PNE, PEE GO, revogados pós-CF/1988. Os documentos estudados e analisados de caráter legislativo foram: CF/1988, CF-GO/ 1989, Lei n° 8.068/1990, Lei n° 9.394/1996, Lei Complementar GO n° 26/1998, Lei n° 11.274/2006, Lei n° 10.172/2001, Lei n° 62/2008, EC n° 59/2009, Lei n° 12.796/2013, Lei n° 13.005/2014, Lei n° 18.969/2015. Concomitante, foram coletados especialmente do Inep em sua sinopse estatística da educação. Assim, essa etapa da pesquisa teve sua centralidade em analisar indicadores da educação infantil que destacam as matrículas, estabelecimentos, turmas, docentes e projeção de atendimento cujos dados coletados e posteriormente tratados percorrem o período de 2009 até 2021. Dessa análise, foi possível compreender que, relativo ao alcance da Meta 1 do PNE 2014-2024 e no PEE GO 2015-2025 de 2009 até 2021, ocorreram alguns avanços quanto ao crescimento de matrículas, porém, ao que é estabelecido de atendimento de 50% para creches e universalização da pré-escola até 2024, ainda continua desafiador e indica que a meta, certamente, não será cumprida no final de sua vigência.The present research entitled, “The universalization for early childhood education in the state of Goiás: the challenges of Goal 1 of the State Education Plan., linked to the research line Work, State and Educational Policies, of the Graduate Program of the University State of Goiás – University Unit of Inhumas (UEG/UnU Inhumas). The object of investigation turned to a survey on the challenges for the expansion of early childhood education in Goiás, in view of the proposal for achieving Goal 1 of the PEE-GO2015-2025 in Goiás with regard to the expansion of vacancies in early childhood education. In view of this, the objective was to analyze Goal 1 of the State Education Plan of Goiás - PEE-GO 2015-2025 from the INEP indicators to show how the challenges of the expansion process of early childhood education in the territory of Goiás are settled in the period of 2009 to 2021. In this sense, an investigative path was traced to reveal the following specific objectives: projecting the challenges of expanding enrollment in Early Childhood Education and, for the fulfillment of goal 1 of the PEE-GO 2015-2025; contribute to the expansion of knowledge about the PNE, PEE and early childhood education in the state of Goiás; discuss and study the INEP data indicators that bring the distribution of enrollments, teachers, classes and teaching establishment; to reflect on the quantitative attendance of early childhood education in Brazil, the Midwest and Goiás. From the methodological point of view, the research was carried out in articulated stages, covering bibliographical research and documental research. The analysis of the literature and documents was based on a critical conception, based on the need to know and analyze the historical constitution of early childhood education in Brazil, the right to education provided for in the legislation, INEP indicators for early childhood education. Thus, the theoretical dialogue throughout the research process took place, with several scholars, such as: Bobbio (2004), Kulhmann Jr. (1998), Kramer (1992, 2011), Marcílio (1997), Azevedo (2013), Oliveira (2003), Lemos (2018), Dagnino (2004), Maudonnet (2020), Dourado (2011, 2019, 2020), Paiva (2016), Silva (2009), Machado (2022), Cury and Ferreira (2010), Duarte (2007), Araújo; Silveira; Cotrim (2013), Gatti; Ximenes,(2018), Duarte (2007), Campos e Campos (2012), Dalberio (2009), Knebel (2014), Barbosa (2005, 2008, 2014), Valdez (2002,2004), Costa (2016), Cury (1998, 2010, 2011), Saviani (2010), Braga (2017), Romanelli (1999), Horta (2010), Alves (2010), Abrucio (2010), Aguiar (2010), Didonet (2000), Rodrigues (2018), Golden; Grossi Junior; Furtado (2016), Ximenes and Grinkraut (2014), Ribeiro (2019),Corsino and Nunes (2011), Souza; Menezes (2017), Climaco (2017). Goal 1 and its constitutions with regard to access and expansion of early childhood education were investigated based on contributions from studies of documents and evaluations of the PNEs, PEEs GO, revoked after CF/ 1988. The legislative documents studied and analyzed were: CF/1988, CF-GO/ 1989, Law n° 8.068/1990, Law n° 9.394/1996,Complementary Law GO n° 26/1998, Law n° 11.274/2006, Law n° 10.172/2001, Law n° 62/2008, EC n° 59/2009, Law n° 12.796/2013, Law n° 13.005/2014, Law n° 18.969/ 2015. Concomitant were collected especially from INEP in its statistical synopsis of education. Thus, this stage of the research had its centrality in analyzing indicators of early childhood education that highlight enrollments, establishments, classes, teachers and service projection whose data collected and subsequently processed cover the period from 2009 to 2021. From this analysis, it was possible to understand that relative in achieving goal 1 of PNE 2014- 2024 and in PEE GO 2015-2025 from 2009 to 2021, there were some advances in terms of growth in enrollments, but what is established of 50% attendance for daycare centers and universalization of preschools by 2024 It is still challenging and indicates that the target will certainly not be met at the end of its term.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoCarvalho, Renata Ramos da SilvaID Lattes: 9139962889438722http://lattes.cnpq.br/9139962889438722Carvalho, Renata Ramos da SilvaID Lattes: 9139962889438722http://lattes.cnpq.br/9139962889438722Silva, Ciclene Alves daID Lattes: 2387138386682975http://lattes.cnpq.br/2387138386682975Oliveira, Valdirene Alves deID Lattes: 5886322625345777http://lattes.cnpq.br/5886322625345777Andrade, Viviane Arantes de2024-01-24T00:07:08Z2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAndrade, Viviane Arantes de. A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de Educação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) — Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-24T00:07:08Zoai:tede2:tede/1369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-24T00:07:08Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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