Educação a distância e o CEAR/UEG : análise de uma disciplina a partir de posições e contraposições com a cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thaís Marques Cabral
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1466
Resumo: A pesquisa, intitulada “Educação a distância e o CEAR/UEG: análise de uma disciplina a partir de posições e contraposições com a Cultura Digital”, vincula-se à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A partir da problemática, quais as possíveis posições e contraposições com a Cultura Digital no curso de Pedagogia vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na modalidade à distância? Apresentamos como objetivo geral analisar uma disciplina do curso de Pedagogia/UAB, oferecido pelo CEAR/UEG em busca de posições e contraposições com a Cultura Digital. A pesquisa é qualitativa, de tipo exploratória quanto aos objetivos e utiliza os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e netnográfica, apoiando-se principalmente nos estudos de: Litto e Formiga (2009), Giolo (2008), Lima (2022), Kenski (2018) e Mill (2012) para embasamento teórico a respeito da EaD no ensino superior; e nos estudos de Lemos (2023), Malheiro (2021), Martins (2018), Rodrigues (2020; 2022) e Santaella (2014; 2021) para as discussões acerca da Cultura Digital. Sobre o CEAR, os estudos pautados foram Almeida (2022), Oliveira (2019), Rezende, Campos e Campos (2019) e Stacheira et al. (2015), além dos documentos e legislações, como o Decreto no 5.800, de 8 de junho de 2006 (Brasil, 2006), Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996), Resolução no 1, de 11 de março de 2016 (Brasil, 2016), Decreto no . 9.057, de 25 de maio de 2017 (Brasil, 2017) e demais documentos no âmbito estadual e institucional. O objeto de pesquisa compreende a disciplina de Linguagem, Tecnologias e Produção Textual do curso de Pedagogia/UAB (2017 e 2019) ofertada pelo CEAR/UEG. Acredita-se que esta análise é um campo profícuo de estudo para discussões a respeito de posições e contraposições, para pensarmos em novas estruturações no campo da educação a distância e às áreas da Educação, Linguagem e Tecnologias. A análise da disciplina de Linguagem, Tecnologias e Produção Textual revela posições e contraposições com a Cultura Digital. A disciplina aborda discussões sobre redes sociais, fake news, isolamento e qualidade de vida. As melhorias propostas incluem a atualização do referencial teórico para abranger o letramento acadêmico e a Cultura Digital. A reestruturação envolve revisitar as aulas, reduzindo a ênfase gramatical e integrando a análise crítica do papel da tecnologia por meio da inclusão de materiais epistêmicos.
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A partir da problemática, quais as possíveis posições e contraposições com a Cultura Digital no curso de Pedagogia vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na modalidade à distância? Apresentamos como objetivo geral analisar uma disciplina do curso de Pedagogia/UAB, oferecido pelo CEAR/UEG em busca de posições e contraposições com a Cultura Digital. A pesquisa é qualitativa, de tipo exploratória quanto aos objetivos e utiliza os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e netnográfica, apoiando-se principalmente nos estudos de: Litto e Formiga (2009), Giolo (2008), Lima (2022), Kenski (2018) e Mill (2012) para embasamento teórico a respeito da EaD no ensino superior; e nos estudos de Lemos (2023), Malheiro (2021), Martins (2018), Rodrigues (2020; 2022) e Santaella (2014; 2021) para as discussões acerca da Cultura Digital. Sobre o CEAR, os estudos pautados foram Almeida (2022), Oliveira (2019), Rezende, Campos e Campos (2019) e Stacheira et al. (2015), além dos documentos e legislações, como o Decreto no 5.800, de 8 de junho de 2006 (Brasil, 2006), Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996), Resolução no 1, de 11 de março de 2016 (Brasil, 2016), Decreto no . 9.057, de 25 de maio de 2017 (Brasil, 2017) e demais documentos no âmbito estadual e institucional. O objeto de pesquisa compreende a disciplina de Linguagem, Tecnologias e Produção Textual do curso de Pedagogia/UAB (2017 e 2019) ofertada pelo CEAR/UEG. Acredita-se que esta análise é um campo profícuo de estudo para discussões a respeito de posições e contraposições, para pensarmos em novas estruturações no campo da educação a distância e às áreas da Educação, Linguagem e Tecnologias. A análise da disciplina de Linguagem, Tecnologias e Produção Textual revela posições e contraposições com a Cultura Digital. A disciplina aborda discussões sobre redes sociais, fake news, isolamento e qualidade de vida. As melhorias propostas incluem a atualização do referencial teórico para abranger o letramento acadêmico e a Cultura Digital. A reestruturação envolve revisitar as aulas, reduzindo a ênfase gramatical e integrando a análise crítica do papel da tecnologia por meio da inclusão de materiais epistêmicos.The research, entitled “Distance education and CEAR/UEG: analysis of a discipline based on positions and oppositions with Digital Culture,” is linked to the Language and Social Practices research line of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language and Technologies (PPG-IELT) at the State University of Goiás (UEG). Based on the question, what are the possible positions and oppositions with Digital Culture in the Pedagogy course linked to the Open University of Brazil (UAB), offered by the Center for Networked Teaching and Learning (CEAR) of the State University of Goiás (UEG), in the distance modality? The general objective is to analyze a subject in the Pedagogy/UAB course offered by CEAR/UEG in search of positions and oppositions with Digital Culture. The research is qualitative and exploratory in its objectives. It uses bibliographical, documentary, and netnographic research procedures based mainly on the studies of Litto and Formiga (2009), Giolo (2008), Lima (2022), Kenski (2018), and Mill (2012) for a theoretical basis on distance education in higher education; and on the studies by Lemos (2023), Malheiro (2021), Martins (2018), Rodrigues (2020; 2022) and Santaella (2014; 2021) for discussions on Digital Culture. Regarding CEAR, the studies used were Almeida (2022), Oliveira (2019), Rezende, Campos, and Campos (2019), and Stacheira et al. (2015), as well as documents and legislation, such as Decree No. 5.800 of June 8, 2006 (Brasil, 2006), Law no. 9.394, of December 20, 1996 (Brazil, 1996), Resolution no. 1, of March 11, 2016 (Brazil, 2016), Decree no. 9.057, of May 25, 2017 (Brazil, 2017) and other state and institutional documents. The research object comprises the subject of Language, Technologies, and Textual Production of the Pedagogy/UAB course (2017 and 2019) offered by CEAR/UEG. This analysis is believed to be a fruitful field of study for discussions about positions and oppositions to think about new structures in distance education and the areas of Education, Language, and Technologies. Analyzing Language, Technologies, and Textual Production reveals positions and oppositions with Digital Culture. The subject covers discussions on Generation Z, social media, fake news, isolation, and quality of life. Proposed improvements include updating the theoretical framework to encompass academic literacy and Digital Culture. Restructuring involves revisiting classes, reducing grammatical emphasis, and integrating critical analysis of technology's role through inclusive epistemic materials.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Castro, Raimundo Márcio Mota deAraújo, Cláudia Helena dos SantosQuiroga, Fernando LionelRodrigues, Thaís Marques Cabral2024-04-01T17:42:54Z2024-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Thaís Marques Cabral. 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