A interiorização da Universidade Estadual de Goiás : uma abordagem a partir da oferta dos cursos regulares – 2010 - 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiza Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1257
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e tem como tema a interiorização da UEG via a oferta dos cursos regulares na modalidade presencial. O objetivo geral é interpretar e analisar a efetividade da UEG no processo de interiorização da educação superior enquanto a única universidade estadual pública, laica e gratuita no estado de Goiás. Toma como problema investigativo o processo histórico da UEG no período 2010-2019 e se ela tem contribuído com o processo de interiorização da educação superior pública no estado de Goiás. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como base o materialismo histórico-dialético. De cunho bibliográfico e documental, a pesquisa utilizou as categorias regionalização e interiorização, para a análise crítica e contextualizada do processo de expansão e oferta dos cursos presenciais, e as implicações na política institucional da UEG. Entre os muitos autores selecionados, citamos Chauí (2003), Dardot e Laval (2016), Harvey (2008), Marx e Engels (1977), Saviani (2009, 2010, 2011, 2020), Sguissardi, (2002, 2006, 2008), dentre outros importantes teóricos. De posse dos resultados da investigação, a pesquisa traz como principais constatações, que os caminhos seguidos por essa relevante instituição social têm sido influenciados pelo movimento em curso de mercantilização da educação superior alicerçada nos preceitos neoliberais, ou seja, a perspectiva gerencialista típica das instituições privadas inserida no cotidiano dos serviços públicos. No que tange, a UEG em consonância a sua missão institucional, a pesquisa constatou que, essa Universidade tem contribuído com a sociedade goiana ao oportunizar a educação superior pública, gratuita e de qualidade para diversos estudantes do interior do estado de Goiás, contudo, pouco avançou na proposição de novos cursos, uma vez que, as ações de expansão de cursos não vêm afetando significativamente a questão da interiorização, que vem se mantendo na mesma proporção ao longo da série histórica analisada
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Toma como problema investigativo o processo histórico da UEG no período 2010-2019 e se ela tem contribuído com o processo de interiorização da educação superior pública no estado de Goiás. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como base o materialismo histórico-dialético. De cunho bibliográfico e documental, a pesquisa utilizou as categorias regionalização e interiorização, para a análise crítica e contextualizada do processo de expansão e oferta dos cursos presenciais, e as implicações na política institucional da UEG. Entre os muitos autores selecionados, citamos Chauí (2003), Dardot e Laval (2016), Harvey (2008), Marx e Engels (1977), Saviani (2009, 2010, 2011, 2020), Sguissardi, (2002, 2006, 2008), dentre outros importantes teóricos. De posse dos resultados da investigação, a pesquisa traz como principais constatações, que os caminhos seguidos por essa relevante instituição social têm sido influenciados pelo movimento em curso de mercantilização da educação superior alicerçada nos preceitos neoliberais, ou seja, a perspectiva gerencialista típica das instituições privadas inserida no cotidiano dos serviços públicos. No que tange, a UEG em consonância a sua missão institucional, a pesquisa constatou que, essa Universidade tem contribuído com a sociedade goiana ao oportunizar a educação superior pública, gratuita e de qualidade para diversos estudantes do interior do estado de Goiás, contudo, pouco avançou na proposição de novos cursos, uma vez que, as ações de expansão de cursos não vêm afetando significativamente a questão da interiorização, que vem se mantendo na mesma proporção ao longo da série histórica analisadaThe present study is part of the line of research State and Educational Policies of the Graduate Program in Education at the State University of Goiás (UEG) and has as its theme the internalization of the UEG via the offer of regular courses in the face-to-face modality. The general objective is to interpret and analyze the effectiveness of UEG in the process of internalization of higher education as the only public, secular and free state university in the state of Goiás. It takes as an investigative problem the historical process of UEG in the period 2010-2019 and whether it has contributed to the process of internalization of public higher education in the state of Goiás. The research, with a qualitative approach, is based on historical- dialectical materialism. Bibliographical and documentary in nature, the research used the categories regionalization and interiorization, for a critical and contextualized analysis of the process of expansion and offer of face-to-face courses, and the implications for the institutional policy of the UEG. Among the many selected authors, we mention Chauí (2003), Dardot and Laval (2016), Harvey (2008), Marx and Engels (1977), Saviani (2009, 2010, 2011, 2020), Sguissardi, (2002, 2006, 2008), among other important theorists. With the results of the investigation in hand, the main findings of the research are that the paths followed by this relevant social institution have been influenced by the ongoing movement of commodification of higher education based on neoliberal precepts, that is, the managerial perspective typical of private institutions inserted in the daily life of public services. With regard to the UEG, in line with its institutional mission, the research found that this University has contributed to the society of Goiás by providing public, free and quality higher education for several students in the interior of the state of Goiás, however, little progressed in proposing new courses, since course expansion actions have not been significantly affecting the issue of interiorization, which has remained in the same proportion throughout the historical series analyzed.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttps://orcid.org/0000-0003-4452-0801http://lattes.cnpq.br/4681160650808627Mesquita, Maria Cristina das Graças DutraNoleto, Sylvana de Oliveira BernardiCarneiro, Maria Esperança FernandesSantos, Luiza Rodrigues dos2023-08-21T11:55:08Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Luiza Rodrigues dos. A interiorização da Universidade Estadual de Goiás: uma abordagem a partir da oferta dos cursos regulares – 2010 - 2019. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-21T11:55:08Zoai:tede2:tede/1257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-21T11:55:08Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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