Aspectos interculturais nos usos dos verbos pegar e tomar na voz da mulher do povo, Cora Coralina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Rosania Gomes da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1264
Resumo: Esta dissertação objetiva descrever as construções com os verbos pegar e tomar nas obrasdeCora Carolina, com a finalidade de investigar a multifuncionalidade desses verbos à luzdaGramática de Construções, correlacionando seus usos em construções plenas e construções-suporte. Ao adotar essa perspectiva teórica, é necessário considerar os níveis linguísticosdaforma e do significado envolvidos na elaboração de construções com esses verbos e, também, os processos de ordem cognitiva que propiciam a mudança deles da categoria plena paraacategoria suporte, sobretudo, o processo de metaforização. Grande parte das atividades dosseres humanos partem de uma experiência corpórea e, baseados nela, mesmo de modoinconsciente, eles constroem metáforas. Tendo em mente que a experiência corpórea é abasepara a conceptualização também de nossos expedientes linguísticos, optamos por investigar osverbos pegar e tomar, visto que ambos têm como traço semântico básico a aproximaçãodocorpo e representam ações básicas: Agarrar algo ou alguém; segurar e requerer posse dealgo, apropriar-se. Por essas características, esses verbos são recorrentes na fala cotidiana e, portanto, facilmente acessados. Além disso, motivados pela frequência de uso, esses verbos tendem, apartir de um processo metafórico, a aderirem às características culturais do contexto de usodosfalantes. Nessa condição, a hipótese inicial para o desenvolvimento deste trabalho reside nofatode a língua ter uma base corporal para a construção de metáforas (LAKOFF, 1987; LAKOFF; JOHNSON, 2002; SILVA, 2005) e, como os verbos pegar e tomar têm uma forte relaçãocomocorpo, essa relação pode servir de base para a abstratização dos verbos e ampliaçãodeseuscontextos de uso e, por consequência, das suas redes construcionais. Em vista disso, oenfoquedesta pesquisa é descrever de que modo o processo metafórico se revela nas construções-suporte, que, por sua vez, são frequentes no falar goiano (SILVA, 2016; OLIVEIRA, 2018). Considerando a relação intrínseca da língua e da cultura (KÖVECSES, 2009, 2010; GEERTZ, 2012; CAPUCHO, 2016), utilizamos como corpus de pesquisa as obras de Cora Coralina(2013a, 2013b, 2013c), uma vez que os textos da poetisa têm caráter mnemônico e, assim, conseguem representar o perfil linguístico da cultura goiana ao registrar os costumes dopovogoiano. Como caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa descritiva, comsuportequantitativo. A investigação foi fundamentada nos estudos da Linguística centrada nousodeBybee (2010, 2016), Furtado da Cunha et. al. (2013), Givón (2001) e Neves (2002, 2018), quepermitiram analisar os aspectos cognitivos que norteiam os diferentes usos das construções comos verbos em análise. Recorremos também à Gramática de Construções de Goldberg(2006), Traugott e Trousdale (2013), Traugott (2008), Croft (2001), Langacker (1987) e outros, quepermitiram estudar a língua como um esquema cognitivo abstrato, organizado emredeshierárquicas e redes de herança. A análise dos dados demonstrou que a multifuncionalidadedosverbos pegar e tomar pode estar vinculada ao traço comum das categorias plena e suporte: adeaproximação corporal (OLIVEIRA, 2018); também ocorre devido ao próprio dinamismodalíngua, que visa atender à necessidade do falante.
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Grande parte das atividades dosseres humanos partem de uma experiência corpórea e, baseados nela, mesmo de modoinconsciente, eles constroem metáforas. Tendo em mente que a experiência corpórea é abasepara a conceptualização também de nossos expedientes linguísticos, optamos por investigar osverbos pegar e tomar, visto que ambos têm como traço semântico básico a aproximaçãodocorpo e representam ações básicas: Agarrar algo ou alguém; segurar e requerer posse dealgo, apropriar-se. Por essas características, esses verbos são recorrentes na fala cotidiana e, portanto, facilmente acessados. Além disso, motivados pela frequência de uso, esses verbos tendem, apartir de um processo metafórico, a aderirem às características culturais do contexto de usodosfalantes. Nessa condição, a hipótese inicial para o desenvolvimento deste trabalho reside nofatode a língua ter uma base corporal para a construção de metáforas (LAKOFF, 1987; LAKOFF; JOHNSON, 2002; SILVA, 2005) e, como os verbos pegar e tomar têm uma forte relaçãocomocorpo, essa relação pode servir de base para a abstratização dos verbos e ampliaçãodeseuscontextos de uso e, por consequência, das suas redes construcionais. Em vista disso, oenfoquedesta pesquisa é descrever de que modo o processo metafórico se revela nas construções-suporte, que, por sua vez, são frequentes no falar goiano (SILVA, 2016; OLIVEIRA, 2018). Considerando a relação intrínseca da língua e da cultura (KÖVECSES, 2009, 2010; GEERTZ, 2012; CAPUCHO, 2016), utilizamos como corpus de pesquisa as obras de Cora Coralina(2013a, 2013b, 2013c), uma vez que os textos da poetisa têm caráter mnemônico e, assim, conseguem representar o perfil linguístico da cultura goiana ao registrar os costumes dopovogoiano. Como caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa descritiva, comsuportequantitativo. A investigação foi fundamentada nos estudos da Linguística centrada nousodeBybee (2010, 2016), Furtado da Cunha et. al. (2013), Givón (2001) e Neves (2002, 2018), quepermitiram analisar os aspectos cognitivos que norteiam os diferentes usos das construções comos verbos em análise. Recorremos também à Gramática de Construções de Goldberg(2006), Traugott e Trousdale (2013), Traugott (2008), Croft (2001), Langacker (1987) e outros, quepermitiram estudar a língua como um esquema cognitivo abstrato, organizado emredeshierárquicas e redes de herança. A análise dos dados demonstrou que a multifuncionalidadedosverbos pegar e tomar pode estar vinculada ao traço comum das categorias plena e suporte: adeaproximação corporal (OLIVEIRA, 2018); também ocorre devido ao próprio dinamismodalíngua, que visa atender à necessidade do falante.This essay aims to describe the constructions with the verbs "pegar" and "tomar" inCoraCarolina's works to investigate under the Construction Grammar's perspectivetheirmultifunctionality, correlating their uses in full constructions and support constructions. Byadopting this theoretical perspective, it is necessary to consider the linguistic levels of formandmeaning involved in the elaboration of constructions with these verbs, and it is also necessarytoconsider the cognitive processes that enable their change from the full category to the support category, especially the metaphorization process. Many of the activities of human beings start from a corporeal experience and, based on it, even unconsciously, they build metaphors and, bearing in mind that the corporeal experience is also the basis for conceptualizing our linguisticexpedients, that's why we chose to investigate the verbs "pegar" and "tomar", since bothhaveastheir basic semantic feature the approximation to the body and both represent basic actions: grab something or someone; holding and claiming possession of something. Due tothesecharacteristics, these verbs are frequent in everyday speech and, thus, they are easily accessed. Furthermore, motivated by the frequency of use, these verbs tend, from a metaphorical process, to adhere to cultural peculiarities of the user's context of use. In this condition, the initial hypothesis for the development of this work lies in the fact that language has a bodilybasisforthe construction of metaphors (LAKOFF, 1987; LAKOFF; JOHNSON, 2002; SILVA, 2005), just as the verbs "pegar" and "tomar" have a strong relationship with the body, this relationshipcan serve as a basis for abstracting these verbs and expanding their contexts of use and, thus, their constructional networks. Hence, the focus of this research is to describe howthemetaphorical process is revealed in the support-constructions, which in turn, are frequent inGoiás's speech (SILVA, 2016; OLIVEIRA, 2018). Considering the intrinsic relationshipoflanguage and culture, we used the works of Cora Coralina (2013a, 2013b, 2013c) as a researchcorpus. The poetess' texts have a mnemonic character and, thus, they manage to represent thelinguistic profile of Goiás culture by recording the customs of the people of Goiás. Asamethodological path, we use qualitative research with a quantitative support. The researchwasbased on Usage Based Linguistics of Bybee (2010, 2016), Furtado da Cunha et. al. (2013), Givón (2001) and Neves (2002, 2018) which allowed us to analyze the cognitive aspects that guide the different uses of the constructions with the verbs under study. Also, intheConstruction Grammar by Goldberg (2006), Traugott and Trousdale (2013), Traugott (2008), Croft (2001), Langacker (1987) and others, which allowed the study of language as anabstract cognitive scheme, organized in hierarchical and inheritance networks. So far, data analysisdemonstrates that the multifunctionality of the verbs "pegar" and "tomar" can be linkedtothecommon trait of the full and support categories: that of body approximation (OLIVEIRA, 2018), also occurs due to the dynamism of language, which aims to meet the needs of thespeaker.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Barros, Déborah Magalhães dehttps://orcid.org/0000-0003-1722-840Xhttp://lattes.cnpq.br/9339050986533018Barros, Déborah Magalhães deJustino, Agameton RamsésGalvão, Vânia Cristina CassebDomingues, Rosania Gomes da Silva2023-08-23T14:24:10Z2022-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Rosania da Silva Domingues. Aspectos interculturais nos usos dos verbos pegar e tomar na voz da mulher do povo, Cora Coralina. 2022. 125 f. 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