"Quem sou eu?": Literatura e construção de identidade em alunos do meio rural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1153 |
Resumo: | Muitas são as funções da literatura. Entre elas, a de ampliar nossos horizontes, mitigar nossos medos, colocar-nos em comunicação com o outro e até mesmo nos fazer reconhecer quem somos. A literatura não está desassociada do sujeito, de suas experiências, de suas histórias, do desejo daquele que lê, uma vez que a literatura traz consigo um conjunto de saberes que transcendem o tempo, o que nos capacita a antecipar conhecimentos vindouros e explorar o universo humano, tornando-nos livres, responsáveis, críticos, com capacidade para modificar, de maneira autônoma, o espaço que ocupamos. Além disso, a literatura tem a capacidade de formar personalidades sensíveis e inteligentes, abertas a novos conhecimentos. Enfim, ela tem efeitos importantes e significativos na construção e reconstrução da identidade e da realidade do ser humano. Diante desse contexto, essa pesquisa procurou compreender como a literatura pode contribuir com a construção da identidade em alunos do meio rural, de maneira a despertar nos alunos a consciência sobre si mesmos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que optou pela metodologia da pesquisa-ação, em que todos os envolvidos participam ativamente da pesquisa e que tem como base teórico metodológico a Pedagogia Cultural, cuja ideia central é de uma sociedade pedagogizada, onde o ensino transcende as salas de aula, assim como também acontece com o ensino da literatura. Dessa forma, objetivamos compreender como a Literatura pode contribuir com a construção de identidades em alunos do meio rural, tendo como objetivos específicos: a) perceber de que modo a literatura pode despertar nos alunos a consciência de si mesmos; b) verificar como se dá a construção da identidade dos alunos do meio rural; c) investigar de que modo a empatia com os personagens dos textos literários colabora para o autoconhecimento do aluno. Para a fundamentação teórica, utilizamos autores com a literatura em sala de aula, tivemos como referências Cândido (1985, 1995,2011), Dalvi e Jouve (2013) e Cosson (2016,202); na área da Educação, os autores da Pedagogia Cultural: Giroux (1999, 2001, 2005), Martins e Tourinho (2011, 2014) e outros como Candau (2011) e mais os que foram surgindo ao longo da pesquisa. Com o intuito de analisar os conteúdos, foram aplicadas sequências didáticas, com gêneros textuais diversos, nas aulas presenciais de Língua Portuguesa. Como categoria de análise, elegemos 1) identidade 2) a identificação com os personagens 3) vocabulário identitário. A pesquisa aconteceu em uma escola do meio rural, na cidade de Jaraguá, ao norte do Estado de Goiás. Optamos por aplicar as atividades no 8° e 9° anos, dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Esperamos que essa Dissertação possa contribuir com a compreensão acerca da importância da literatura no cotidiano da vida humana, configurando-se não somente como fonte de prazer e diversão, mas também como meio de saber inesgotável. |
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"Quem sou eu?": Literatura e construção de identidade em alunos do meio rural"Who am I?" : literature and identity building in students from the rural environmentAlunos do meio rural - IdentidadeAlunos do meio rural - LiteraturaAlunos do meio rural - Pedagogia culturalStudents from the Rural Area - IdentityStudents from the Rural Area - LiteratureStudents from the Rural Area - Cultural pedagogyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMuitas são as funções da literatura. Entre elas, a de ampliar nossos horizontes, mitigar nossos medos, colocar-nos em comunicação com o outro e até mesmo nos fazer reconhecer quem somos. A literatura não está desassociada do sujeito, de suas experiências, de suas histórias, do desejo daquele que lê, uma vez que a literatura traz consigo um conjunto de saberes que transcendem o tempo, o que nos capacita a antecipar conhecimentos vindouros e explorar o universo humano, tornando-nos livres, responsáveis, críticos, com capacidade para modificar, de maneira autônoma, o espaço que ocupamos. Além disso, a literatura tem a capacidade de formar personalidades sensíveis e inteligentes, abertas a novos conhecimentos. Enfim, ela tem efeitos importantes e significativos na construção e reconstrução da identidade e da realidade do ser humano. Diante desse contexto, essa pesquisa procurou compreender como a literatura pode contribuir com a construção da identidade em alunos do meio rural, de maneira a despertar nos alunos a consciência sobre si mesmos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que optou pela metodologia da pesquisa-ação, em que todos os envolvidos participam ativamente da pesquisa e que tem como base teórico metodológico a Pedagogia Cultural, cuja ideia central é de uma sociedade pedagogizada, onde o ensino transcende as salas de aula, assim como também acontece com o ensino da literatura. Dessa forma, objetivamos compreender como a Literatura pode contribuir com a construção de identidades em alunos do meio rural, tendo como objetivos específicos: a) perceber de que modo a literatura pode despertar nos alunos a consciência de si mesmos; b) verificar como se dá a construção da identidade dos alunos do meio rural; c) investigar de que modo a empatia com os personagens dos textos literários colabora para o autoconhecimento do aluno. Para a fundamentação teórica, utilizamos autores com a literatura em sala de aula, tivemos como referências Cândido (1985, 1995,2011), Dalvi e Jouve (2013) e Cosson (2016,202); na área da Educação, os autores da Pedagogia Cultural: Giroux (1999, 2001, 2005), Martins e Tourinho (2011, 2014) e outros como Candau (2011) e mais os que foram surgindo ao longo da pesquisa. Com o intuito de analisar os conteúdos, foram aplicadas sequências didáticas, com gêneros textuais diversos, nas aulas presenciais de Língua Portuguesa. Como categoria de análise, elegemos 1) identidade 2) a identificação com os personagens 3) vocabulário identitário. A pesquisa aconteceu em uma escola do meio rural, na cidade de Jaraguá, ao norte do Estado de Goiás. Optamos por aplicar as atividades no 8° e 9° anos, dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Esperamos que essa Dissertação possa contribuir com a compreensão acerca da importância da literatura no cotidiano da vida humana, configurando-se não somente como fonte de prazer e diversão, mas também como meio de saber inesgotável.There are many functions of literature. Among them, that of broadening our horizons, mitigating our fears, putting us in communication with others and even making us recognize who we are. Literature is not disassociated from the subject, from their experiences, their stories, from the desire of those who read, since literature brings with it a set of knowledge that transcends time, which enables us to anticipate future knowledge and explore the universe human, making us free, responsible, critical, with the capacity to modify, autonomously, the space we occupy. In addition, literature has the ability to form sensitive and intelligent personalities, open to new knowledge. Finally, it has important and significant effects on the construction and reconstruction of the identity and reality of the human being. Given this context, this research sought to understand how literature can contribute to the construction of identity in students from rural areas, in order to raise awareness about themselves in students. It is a research with a qualitative approach, which opted for the action-research methodology, in which all those involved actively participate in the research and which has Cultural Pedagogy as its methodological theoretical basis, whose central idea is of a pedagogized society, where teaching transcends the classrooms, as well as the teaching of literature.In this way, we aim to understand how Literature can contribute to the construction of identities in rural students, with the following specific objectives: a) to understand how literature can awaken students' self-awareness; b) verify how the identity of rural students is constructed; c) investigate how empathy with the characters of literary texts contributes to the student's self-knowledge. For the theoretical foundation, we used authors with literature in the classroom, we had as references Cândido (1985, 1995,2011), Dalvi and Jouve (2013) and Cosson (2016,202); in the area of Education, the authors of Cultural Pedagogy: Giroux (1999, 2001, 2005), Martins and Tourinho (2011, 2014) and others such as Candau (2011) and more that emerged throughout the research. In order to analyze the contents, didactic sequences were applied, with different textual genres, in Portuguese language classes. As a category of analysis, we chose 1) identity 2) identification with the characters 3) identity vocabulary. The research took place in a rural school, in the city of Jaraguá, in the north of the State of Goiás. We chose to apply the activities in the 8th and 9th years, of the Final Years of Elementary School II. We hope that this Dissertation can contribute to the understanding of the importance of literature in everyday human life, becoming not only a source of pleasure and fun, but also an inexhaustible means of knowledge.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santoshttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Silva, Débora Cristina SantosRodrigues, Olira SaraivaVolobuef, KarinLandin, Eliza Alves2023-03-29T13:45:58Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLANDIN, Eliza Alves. "Quem sou eu?": Literatura e construção de identidade em alunos do meio rural. 2023. 125f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e HUmanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-10-16T11:26:03Zoai:tede2:tede/1153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-10-16T11:26:03Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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