Exploração de lexical bundles com o pronome "you" em legendas de filmes norte-americanos : propostas de sequências didáticas para o ensino da Léxico-gramática da língua inglesa baseada em córpus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1553 |
Resumo: | Os filmes representam uma rica fonte de pesquisa cultural e linguística, refletindo não apenas aspectos importantes da cultura dos falantes nativos, mas, também nuances da linguagem oral cotidiana. Nesse sentido, este estudo explora legendas de filmes em língua inglesa com o objetivo geral de identificar lexical bundles, sequências de palavras, que contêm o pronome you. Nosso objetivo específico é propor uma sequência didática para o ensino de inglês e analisar o Documento Curricular para Goiás (GOIÁS, 2019) no que se refere ao tratamento da proficiência oral. A presente pesquisa será conduzida sob orientação da Linguística de Córpus: Berber Sardinha (2004; 2012, 2023), Biber (2009), Cortez (2015), Gray e Egbbert (2019), Levshina (2017), entre outros. A partir de um repositório especializado em legendas de filmes, compilamos um córpus composto por 10.044 filmes, com aproximadamente 91.000.000 de palavras. O processamento linguísticocomputacional foi realizado pela ferramenta WordSmith Tools, versão 8 (SCOTT, 2021). Os resultados obtidos indicam uma alta frequência dos seguintes lexical bundles: "what are you doing", "what do you mean", "what do you think", "what do you want" e "do you want to", ou seja, padrões recorrentes de uso do pronome you em contextos diversos, proporcionando uma visão da linguagem utilizada por falantes nativos. Nosso trabalho pode servir como uma referência de um registro oral, muitas vezes negligenciado por métodos e livros didáticos tradicionais. |
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Exploração de lexical bundles com o pronome "you" em legendas de filmes norte-americanos : propostas de sequências didáticas para o ensino da Léxico-gramática da língua inglesa baseada em córpusExploration of lexical bundles with the pronoun "you" in North American film subtitles : proposals for didactic sequences for teaching corpus-based lexico-grammar of the english languageLinguística de córpusInglês faladoRegistro oralLexical bundlesSequência didáticaCorpus linguisticsSpoken englishOral recordLexical bundlesDidactic sequenceLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASOs filmes representam uma rica fonte de pesquisa cultural e linguística, refletindo não apenas aspectos importantes da cultura dos falantes nativos, mas, também nuances da linguagem oral cotidiana. Nesse sentido, este estudo explora legendas de filmes em língua inglesa com o objetivo geral de identificar lexical bundles, sequências de palavras, que contêm o pronome you. Nosso objetivo específico é propor uma sequência didática para o ensino de inglês e analisar o Documento Curricular para Goiás (GOIÁS, 2019) no que se refere ao tratamento da proficiência oral. A presente pesquisa será conduzida sob orientação da Linguística de Córpus: Berber Sardinha (2004; 2012, 2023), Biber (2009), Cortez (2015), Gray e Egbbert (2019), Levshina (2017), entre outros. A partir de um repositório especializado em legendas de filmes, compilamos um córpus composto por 10.044 filmes, com aproximadamente 91.000.000 de palavras. O processamento linguísticocomputacional foi realizado pela ferramenta WordSmith Tools, versão 8 (SCOTT, 2021). Os resultados obtidos indicam uma alta frequência dos seguintes lexical bundles: "what are you doing", "what do you mean", "what do you think", "what do you want" e "do you want to", ou seja, padrões recorrentes de uso do pronome you em contextos diversos, proporcionando uma visão da linguagem utilizada por falantes nativos. Nosso trabalho pode servir como uma referência de um registro oral, muitas vezes negligenciado por métodos e livros didáticos tradicionais.Movies represent a rich source of cultural and linguistic research, reflecting not only important aspects of native speakers' culture but also nuances of everyday oral language. In this sense, this study explores subtitles of English-language films with the overall goal of identifying lexical bundles, sequences of words, containing the pronoun "you". Our specific objective is to propose a didactic sequence for English teaching and to analyze the Curricular Document for Goiás (GOIÁS, 2019) regarding the treatment of oral proficiency. The present research will be conducted under the guidance of Corpus Linguistics: Berber Sardinha (2004; 2012, 2023), Biber (2009), Cortez (2015), Gray and Egbbert (2019), Levshina (2017), among others. From a specialized repository of movie subtitles, we compiled a corpus composed of 10,044 films, with approximately 91,000,000 words. The linguisticcomputational processing was carried out by the WordSmith Tools, version 8 (SCOTT, 2021). The results obtained indicate a high frequency of the following lexical bundles: "what are you doing", "what do you mean", "what do you think", "what do you want", and "do you want to", that is, recurring patterns of the use of the pronoun "you" in diverse contexts, providing an insight into the language used by native speakers. Our work can serve as a reference for an oral record, often neglected by traditional teaching methods and textbooks.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Silva, Eduardo Batista dahttps://orcid.org/0000-0002-7416-0328http://lattes.cnpq.br/3593397842632763Silva, Eduardo Batista dahttps://orcid.org/0000-0002-7416-0328http://lattes.cnpq.br/3593397842632763Lopes, Cristiane Rosahttps://orcid.org/0000-0002-2259-7608http://lattes.cnpq.br/5818321410864812Fromm, Guilhermehttps://orcid.org/0000-0001-5654-0135http://lattes.cnpq.br/6627254642763875Fernandes, Estella Oliveira Barbosa2024-08-01T11:47:49Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Estella. 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