O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Iasmin Knuivers Franco
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495
Resumo: Esta pesquisa explora lexical bundles no ensino de inglês para crianças não alfabetizadas segundo a expectativa de alfabetização proposta pela Base Nacional Curricular (BNCC). Lexical bundles são sequências lexicais fixas que ocorrem frequentemente em um determinado registro linguístico. Nossa fundamentação teórica recorre aos trabalhos vinculados à Linguística de Córpus, incluindo Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010) e Egbert et al. (2022), e à Interculturalidade, como abordado por Kramsch (2021). Nosso objetivo geral é criar uma lista abrangente de lexical bundles relevantes e aplicáveis na sala de aula de língua inglesa, com uma preocupação não apenas descritiva, mas também voltada ao ensino. O objetivo específico do presente estudo é identificar e analisar os padrões de lexical bundles presentes na língua falada direcionada para crianças em vídeos do YouTube. Para isso, compilamos um córpus composto por 1.940 textos, totalizando 1.722.722 milhões de palavras. A transcrição do conteúdo textual dos vídeos foi realizada por meio da plataforma online YouTube Scribe. Com o auxílio do software Wordsmith Tools, versão 5.0, 2021, processamos o córpus e elencamos os lexical bundles compostos por três e quatro itens. Como resultado, identificamos 135 lexical bundles típicos da comunicação destinada à criança, ou seja, padrões linguísticos orais em diferentes contextos e produzidos por diferentes interlocutores, como por exemplo "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three" e "where are you". Essas evidências linguístico-estatísticas têm o potencial de impactar a compreensão da linguagem destinada às crianças não alfabetizadas, fornecendo insumos didático-pedagógicos para o ensino de inglês na educação infantil, expondo as crianças a padrões linguísticos autênticos e recorrentes na língua.
id UEG-2_62d18603719689adbd1800c5e36a5341
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1495
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadasThe use of “lexical bundles” in oral language for english teaching : a corpus-based systematization for non-literate childrenEnsino de Inglês para criançasLexical bundlesCórpusRegistro oralLexical bundlesCorpusOral registerEnglish language teaching for childrenLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEsta pesquisa explora lexical bundles no ensino de inglês para crianças não alfabetizadas segundo a expectativa de alfabetização proposta pela Base Nacional Curricular (BNCC). Lexical bundles são sequências lexicais fixas que ocorrem frequentemente em um determinado registro linguístico. Nossa fundamentação teórica recorre aos trabalhos vinculados à Linguística de Córpus, incluindo Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010) e Egbert et al. (2022), e à Interculturalidade, como abordado por Kramsch (2021). Nosso objetivo geral é criar uma lista abrangente de lexical bundles relevantes e aplicáveis na sala de aula de língua inglesa, com uma preocupação não apenas descritiva, mas também voltada ao ensino. O objetivo específico do presente estudo é identificar e analisar os padrões de lexical bundles presentes na língua falada direcionada para crianças em vídeos do YouTube. Para isso, compilamos um córpus composto por 1.940 textos, totalizando 1.722.722 milhões de palavras. A transcrição do conteúdo textual dos vídeos foi realizada por meio da plataforma online YouTube Scribe. Com o auxílio do software Wordsmith Tools, versão 5.0, 2021, processamos o córpus e elencamos os lexical bundles compostos por três e quatro itens. Como resultado, identificamos 135 lexical bundles típicos da comunicação destinada à criança, ou seja, padrões linguísticos orais em diferentes contextos e produzidos por diferentes interlocutores, como por exemplo "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three" e "where are you". Essas evidências linguístico-estatísticas têm o potencial de impactar a compreensão da linguagem destinada às crianças não alfabetizadas, fornecendo insumos didático-pedagógicos para o ensino de inglês na educação infantil, expondo as crianças a padrões linguísticos autênticos e recorrentes na língua.This research explores lexical bundles in English teaching for preliterate children according to the literacy expectations proposed by the National Curricular Base (BNCC). Lexical bundles are fixed lexical sequences that occur frequently in a specific linguistic register. Our theoretical framework draws on works related to Corpus Linguistics, including Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010), and Egbert et al. (2022), and on Interculturality, as approached by Kramsch (2021). Our general objective is to create a comprehensive list of relevant and applicable lexical bundles in the English language classroom, with a concern not only descriptive but also focused on teaching. The specific objective of this study is to identify and analyze the patterns of lexical bundles present in spoken language directed towards children in YouTube videos. To do this, we compiled a corpus consisting of 1,940 texts, totaling 1,722,722 million words. The transcription of the textual content of the videos was carried out through the online platform YouTube Scribe. With the assistance of the software Wordsmith Tools, version 5.0, 2021, we processed the corpus and listed the lexical bundles composed of three and four items. As a result, we identified 135 lexical bundles typical of communication aimed at children, i.e., oral linguistic patterns in different contexts and produced by different interlocutors, such as "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three", and "where are you". These linguistic-statistical evidences have the potential to impact the understanding of language aimed at preliterate children, providing didactic-pedagogical inputs for the teaching of English in early childhood education, exposing children to authentic and recurring linguistic patterns in the language.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Silva, Eduardo Batista dahttp://lattes.cnpq.br/3593397842632763Silva, Eduardo Batista dahttp://lattes.cnpq.br/3593397842632763Lopes, Cristiane Rosahttps://orcid.org/0000-0002-2259-7608http://lattes.cnpq.br/5818321410864812Serpa, Talitahttps://orcid.org/0000-0003-3324-9593http://lattes.cnpq.br/7935107964292543Assis, Eleone Ferraz dehttps://orcid.org/0000-0003-4823-7907http://lattes.cnpq.br/7712734063758697Maciel, Iasmin Knuivers Franco2024-04-29T14:34:45Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Iasmin. O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês: uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-04-29T21:28:14Zoai:tede2:tede/1495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-04-29T21:28:14Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
The use of “lexical bundles” in oral language for english teaching : a corpus-based systematization for non-literate children
title O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
spellingShingle O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
Maciel, Iasmin Knuivers Franco
Ensino de Inglês para crianças
Lexical bundles
Córpus
Registro oral
Lexical bundles
Corpus
Oral register
English language teaching for children
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
title_full O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
title_fullStr O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
title_full_unstemmed O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
title_sort O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
author Maciel, Iasmin Knuivers Franco
author_facet Maciel, Iasmin Knuivers Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eduardo Batista da
http://lattes.cnpq.br/3593397842632763
Silva, Eduardo Batista da
http://lattes.cnpq.br/3593397842632763
Lopes, Cristiane Rosa
https://orcid.org/0000-0002-2259-7608
http://lattes.cnpq.br/5818321410864812
Serpa, Talita
https://orcid.org/0000-0003-3324-9593
http://lattes.cnpq.br/7935107964292543
Assis, Eleone Ferraz de
https://orcid.org/0000-0003-4823-7907
http://lattes.cnpq.br/7712734063758697
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Iasmin Knuivers Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês para crianças
Lexical bundles
Córpus
Registro oral
Lexical bundles
Corpus
Oral register
English language teaching for children
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Ensino de Inglês para crianças
Lexical bundles
Córpus
Registro oral
Lexical bundles
Corpus
Oral register
English language teaching for children
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Esta pesquisa explora lexical bundles no ensino de inglês para crianças não alfabetizadas segundo a expectativa de alfabetização proposta pela Base Nacional Curricular (BNCC). Lexical bundles são sequências lexicais fixas que ocorrem frequentemente em um determinado registro linguístico. Nossa fundamentação teórica recorre aos trabalhos vinculados à Linguística de Córpus, incluindo Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010) e Egbert et al. (2022), e à Interculturalidade, como abordado por Kramsch (2021). Nosso objetivo geral é criar uma lista abrangente de lexical bundles relevantes e aplicáveis na sala de aula de língua inglesa, com uma preocupação não apenas descritiva, mas também voltada ao ensino. O objetivo específico do presente estudo é identificar e analisar os padrões de lexical bundles presentes na língua falada direcionada para crianças em vídeos do YouTube. Para isso, compilamos um córpus composto por 1.940 textos, totalizando 1.722.722 milhões de palavras. A transcrição do conteúdo textual dos vídeos foi realizada por meio da plataforma online YouTube Scribe. Com o auxílio do software Wordsmith Tools, versão 5.0, 2021, processamos o córpus e elencamos os lexical bundles compostos por três e quatro itens. Como resultado, identificamos 135 lexical bundles típicos da comunicação destinada à criança, ou seja, padrões linguísticos orais em diferentes contextos e produzidos por diferentes interlocutores, como por exemplo "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three" e "where are you". Essas evidências linguístico-estatísticas têm o potencial de impactar a compreensão da linguagem destinada às crianças não alfabetizadas, fornecendo insumos didático-pedagógicos para o ensino de inglês na educação infantil, expondo as crianças a padrões linguísticos autênticos e recorrentes na língua.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29T14:34:45Z
2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Iasmin. O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês: uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495
identifier_str_mv MACIEL, Iasmin. O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês: uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093999001075712