Discursividades de discentes transexuais na Universidade Estadual de Goiás : um deslocamento de processos identificatórios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1222 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre pesquisa realizada com vistas a lançar um olhar discursivo sobre como as/os discentes trans deslocam processos identificatórios por meio de suas práticas discursivas no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Investigo como essas práticas discursivas permitem reestruturar discursos outros sobre identidade de gênero transexual no cenário acadêmico. Parto da seguinte hipótese: os discentes trans estarem presentes em um curso de graduação causa um deslocamento na constituição identitária deles/delas, pois esse contexto promove contato com saberes outros ocasionando, com isso, mudanças nas suas inscrições discursivas e suas práticas identitárias. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção de identidades de discentes trans na UEG, buscando entender como a/o discentes em questão delineiam a sua transexualidade em práticas universitárias. Como objetivos específicos, pretendemos: 1) observar se há rearticulação de sentidos sobre as questões identitárias por meio das práticas acadêmicas experienciadas pelos sujeitos transexuais; 2) compreender como a/o discentes trans percebem a academia como lugar de reflexão sobre a categoria identidade de gênero trans; 3) analisar a possibilidade de desconstrução de discursos padronizados (exercícios de poder) sobre as práticas corporais dos sujeitos trans, no contexto educacional superior (UEG). Para tanto, elejo como baliza teórico metodológica uma abordagem inter/transdisciplinar que abrange uma Análise do Discurso, especificamente os postulados de Foucault, em diálogo com os Estudos Culturais, sobre identidade de gênero e transexualidade. Para a coleta de dados que compõem o corpus de análise, dispus da proposta de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA), a partir da qual, uma discente mulher trans e um discente homem trans colaboradora/or da pesquisa, enunciaram. O material gerado para a discussão e análise de dados deste estudo é composto por perguntas estruturadas e as respectivas respostas da/o colaboradora/or adaptadas à modalidade escrita e formal da língua. A discussão acena para o fato de que as práticas discursivas da/o discentes trans permitiram o redimensionamento de suas identidades, ressignificação de papéis e lugares sociais. Ao enunciar, a/o discentes trans resistem, criando outros modos de dizer o que já foi dito ou está sendo dito e, também, mobilizam a diminuição de discursos opressores de identidade de gênero, social na UEG. Neste quadro, enunciar implica produzir-se no discurso, num jogo de produção de subjetividades, relações de poder, posições históricas, práticas subjetivas, pois neste espaço analítico discursivo, a história se entrecruza com a linguística para uma constituição de sujeito discente trans. Então, a partir das análises, identifico que há uma positividade da colaboração da/o discentes trans, para pensar discursividades que corroborem visões menos essencialistas e preconceituosas sobre a identidade transexual no contexto de ensino superior. |
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Discursividades de discentes transexuais na Universidade Estadual de Goiás : um deslocamento de processos identificatóriosDiscursivities of transsexual students in State University of Goiás : dislocation of identifiable processesAnálise do discursoDiscursividadesIdentidadesTransexualidadeUniversidadeDiscourse analysisDiscursivitiesIdentitiesTranssexualityUniversityLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta dissertação versa sobre pesquisa realizada com vistas a lançar um olhar discursivo sobre como as/os discentes trans deslocam processos identificatórios por meio de suas práticas discursivas no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Investigo como essas práticas discursivas permitem reestruturar discursos outros sobre identidade de gênero transexual no cenário acadêmico. Parto da seguinte hipótese: os discentes trans estarem presentes em um curso de graduação causa um deslocamento na constituição identitária deles/delas, pois esse contexto promove contato com saberes outros ocasionando, com isso, mudanças nas suas inscrições discursivas e suas práticas identitárias. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção de identidades de discentes trans na UEG, buscando entender como a/o discentes em questão delineiam a sua transexualidade em práticas universitárias. Como objetivos específicos, pretendemos: 1) observar se há rearticulação de sentidos sobre as questões identitárias por meio das práticas acadêmicas experienciadas pelos sujeitos transexuais; 2) compreender como a/o discentes trans percebem a academia como lugar de reflexão sobre a categoria identidade de gênero trans; 3) analisar a possibilidade de desconstrução de discursos padronizados (exercícios de poder) sobre as práticas corporais dos sujeitos trans, no contexto educacional superior (UEG). Para tanto, elejo como baliza teórico metodológica uma abordagem inter/transdisciplinar que abrange uma Análise do Discurso, especificamente os postulados de Foucault, em diálogo com os Estudos Culturais, sobre identidade de gênero e transexualidade. Para a coleta de dados que compõem o corpus de análise, dispus da proposta de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA), a partir da qual, uma discente mulher trans e um discente homem trans colaboradora/or da pesquisa, enunciaram. O material gerado para a discussão e análise de dados deste estudo é composto por perguntas estruturadas e as respectivas respostas da/o colaboradora/or adaptadas à modalidade escrita e formal da língua. A discussão acena para o fato de que as práticas discursivas da/o discentes trans permitiram o redimensionamento de suas identidades, ressignificação de papéis e lugares sociais. Ao enunciar, a/o discentes trans resistem, criando outros modos de dizer o que já foi dito ou está sendo dito e, também, mobilizam a diminuição de discursos opressores de identidade de gênero, social na UEG. Neste quadro, enunciar implica produzir-se no discurso, num jogo de produção de subjetividades, relações de poder, posições históricas, práticas subjetivas, pois neste espaço analítico discursivo, a história se entrecruza com a linguística para uma constituição de sujeito discente trans. Então, a partir das análises, identifico que há uma positividade da colaboração da/o discentes trans, para pensar discursividades que corroborem visões menos essencialistas e preconceituosas sobre a identidade transexual no contexto de ensino superior.This master’s thesis is about a research carried out with the intention to take a discursive look on how transsexual students dislocate identifiable processes through its discursive practices in the context of State University of Goiás (UEG). I research on how those discursive practices allow the restructuring of other discourses about transsexual identity in the academic context. I start from this hypothesis: transsexual students’ being present in a graduation course generates a dislocation in their identity constitution, for this context provides contact with other knowledge, causing changes in their discursive inscriptions and identity practices. The general objective of this research is to analyze the identity construction of transsexual students in this University, trying to understand how they outline their transsexuality in academic practices. The specific objectives are: 1) to notice if there is rearticulation of meanings about identity issues through academic practices experienced by transsexual people; 2) to understand how transsexual students get the idea of the academy as a place of reflection about transsexual identity; 3) to analyze the possibility of deconstructing standard discourses (power exercises) about transsexual people’s physical practices in college education (UEG). To do so, I select, as a theoretical and methodological axis, an inter/transdisciplinary approach. It includes Discourse Analysis, specifically in the terms of Foucault, in dialogue with Cultural Studies, and studies about gender identity and transsexuality. For data collection, I used the AREDA proposal (Analysis of Discourse Resonance in Open Statements), out of speeches of a transsexual woman and a transsexual man, both students and collaborators of this research. The material engendered for this discussion and the data analysis are made up by structured questions and the collaborators’ respective answers adapted to the formal writing modality. The discussion hints to the fact that the discursive practices of the transsexual students allow the resizing of their identities and the reframing of their social roles and places. The transsexual students resist when they speak, creating other ways to say what has already been said or is being said, and stimulate the decrease of oppressive discourses about gender in UEG. In this scenario, speaking involves creating themselves in discourse, in a game of subjectivities production, power relations, historical positions and subjective practices, because, in this analytic discursive space, history crosses linguistics for the constitution of the transsexual student. Therefore, I identify a positive collaboration of transsexual students in order to think discursivities that corroborate less essentialist and prejudiced point of views in the college education context.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Borges, Guilherme Figueirahttps://orcid.org/0000-0002-7770-7245http://lattes.cnpq.br/4766214580919295Borges, Guilherme Figueirahttps://orcid.org/0000-0002-7770-7245http://lattes.cnpq.br/4766214580919295Luterman, Luana Alveshttp://lattes.cnpq.br/5424036056231106Silva, Claudionor Renato dahttps://orcid.org/0000-0003-1693-4804http://lattes.cnpq.br/7438095735800337Morais, Lílian Barbosa de2023-06-21T12:31:40Z2020-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAIS, Lílian. Discursividades de discentes transexuais na Universidade Estadual de Goiás: um deslocamento de processos identificatórios. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T22:45:20Zoai:tede2:tede/1222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T22:45:20Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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