Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1287 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada a partir da seguinte problemática: como/porque a criatividade se apresenta nas práticas pedagógicas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG? Para responder a essa questão foi realizado um estudo de caso com o objetivo geral de investigar como/porque a criatividade se torna perceptível nas práticas pedagógicas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG e com os objetivos específicos de apontar aspectos históricos e legais da Educação Infantil no Brasil; discutir sobre os diferentes olhares para a criatividade e sua relação com as práticas pedagógicas, o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e o sentipensar, no contexto da Educação Infantil; descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no DEI; e desvelar práticas pedagógicas criativas na instituição a partir da triangulação dos dados coletados na pesquisa. A instituição estudada é pública, antigamente conhecida como Creche da UFG e desde 2014 é identificada como o Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (DEI/CEPAE/UFG). Apoiado em uma metodologia de abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se de observações, entrevistas e análises documentais, a fim de recolher dados sobre o objeto e a realidade investigada. Esses dados analisados a partir de categorias de análise observadas nos conceitos de pensamento complexo, transdisciplinaridade e sentipensar buscaram contribuir na compreensão de como/porque a criatividade se apresenta nas práticas pedagógicas do DEI/CEPAE/UFG. Os teóricos que fundamentam esta pesquisa (MORAES e TORRE, 2004; MORAES, 2008; ZWIEREWICZ e TORRE, 2009; SUANNO, M.V.R., 2013; SUANNO, J.H., 2013) acreditam em uma educação criativa, mediada por práticas pedagógicas que oportunizam ao docente e à criança a construção de conhecimentos que transcendem, recriam, valorizam e transformam. Desse modo, consideramos que o DEI/CEPAE/UFG assume um espaço privilegiado para o desenvolvimento da criatividade porque integram condições, processos, pessoas e produtos criativos, em uma lógica complexa e transdisciplinar. Diante disso, acreditamos que trabalhar com intencionalidade a conexão dos aspectos multidimensionais do ser a partir de multirreferenciais e de estratégias didáticas de sentipensar a vida, oportuniza diferentes maneiras de estimular e desenvolver a criatividade. |
id |
UEG-2_7dd7a54bab271cb7ef9022380ed7b917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1287 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação InfantilCreativity in pedagogical practices in Early Childhood EducationEducação InfantilEducação Infantil - Práticas PedagógicasEducação Infantil - Escolas CriativasEducação Infantil - Pensamento complexoEducación de la primera infanciaEducación de la primera infancia - Prácticas pedagógicasEducación de la primera infancia - Escuelas creativasEducación de la primera infancia - Pensamiento complejo.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa foi realizada a partir da seguinte problemática: como/porque a criatividade se apresenta nas práticas pedagógicas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG? Para responder a essa questão foi realizado um estudo de caso com o objetivo geral de investigar como/porque a criatividade se torna perceptível nas práticas pedagógicas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG e com os objetivos específicos de apontar aspectos históricos e legais da Educação Infantil no Brasil; discutir sobre os diferentes olhares para a criatividade e sua relação com as práticas pedagógicas, o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e o sentipensar, no contexto da Educação Infantil; descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no DEI; e desvelar práticas pedagógicas criativas na instituição a partir da triangulação dos dados coletados na pesquisa. A instituição estudada é pública, antigamente conhecida como Creche da UFG e desde 2014 é identificada como o Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (DEI/CEPAE/UFG). Apoiado em uma metodologia de abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se de observações, entrevistas e análises documentais, a fim de recolher dados sobre o objeto e a realidade investigada. Esses dados analisados a partir de categorias de análise observadas nos conceitos de pensamento complexo, transdisciplinaridade e sentipensar buscaram contribuir na compreensão de como/porque a criatividade se apresenta nas práticas pedagógicas do DEI/CEPAE/UFG. Os teóricos que fundamentam esta pesquisa (MORAES e TORRE, 2004; MORAES, 2008; ZWIEREWICZ e TORRE, 2009; SUANNO, M.V.R., 2013; SUANNO, J.H., 2013) acreditam em uma educação criativa, mediada por práticas pedagógicas que oportunizam ao docente e à criança a construção de conhecimentos que transcendem, recriam, valorizam e transformam. Desse modo, consideramos que o DEI/CEPAE/UFG assume um espaço privilegiado para o desenvolvimento da criatividade porque integram condições, processos, pessoas e produtos criativos, em uma lógica complexa e transdisciplinar. Diante disso, acreditamos que trabalhar com intencionalidade a conexão dos aspectos multidimensionais do ser a partir de multirreferenciais e de estratégias didáticas de sentipensar a vida, oportuniza diferentes maneiras de estimular e desenvolver a criatividade.Esta investigación se realizó a partir del siguiente problema: ¿Cómo aparece la creatividad en las prácticas pedagógicas del Departamento de Educación de la Primera Infancia de CEPAE/UFG? Para responder a esta pregunta, se realizó un estudio de caso con el objetivo general de investigar cómo la creatividad se hace notable en las prácticas pedagógicas del Departamento de Educación de la Primera Infancia de CEPAE / UFG y con los objetivos específicos de señalar los aspectos históricos y legales de la Educación de la Primera Infancia en el Brasil; discutir sobre las diferentes perspectivas sobre la creatividad y su relación con las prácticas pedagógicas, el pensamiento complejo, la transdisciplinariedad y el sentipensar en el contexto de la educación de la primera infancia; describir y analizar las prácticas pedagógicas desarrolladas en el DEI; y revelar prácticas pedagógicas creativas en la institución basadas en la triangulación de los datos recopilados en la investigación. La institución estudiada es pública, anteriormente conocida como Creche da UFG y desde 2014 ha sido identificada como el Departamento de Educación de la Primera Infancia del Centro de Investigación Aplicado a la Educación en la Universidad Federal de Goiás (DEI/CEPAE/ UFG). Con el apoyo de una metodología de enfoque cualitativo, la investigación utilizó observaciones, entrevistas y análisis documentales, con el fin de recopilar datos sobre el objeto y la realidad investigada. Estos datos analizados a partir de categorías de análisis observadas en los conceptos de pensamiento complejo, transdisciplinariedad y sentipensar buscaran contribuir a la comprensión de cómo se presenta la creatividad en las prácticas pedagógicas del DEI/CEPAE/UFG. Los teóricos que apoyan esta investigación (MORAES e TORRE, 2004; MORAES, 2008; ZWIEREWICZ e TORRE 2009; SUANNO, MVR, 2013; SUANNO, JH, 2013) creen en una educación creativa, mediada por prácticas pedagógicas en que brindan maestros y los niños la oportunidad de desarrollo de conocimiento que trascienda, recrea, valore y transforme. Por lo tanto, consideramos que DEI / CEPAE / UFG asume un espacio privilegiado para el desarrollo de la creatividad porque integran condiciones, procesos, personas y productos creativos, en una lógica compleja y transdisciplinaria. Por lo tanto, creemos que trabajar con intencionalidad para conectar los aspectos multidimensionales de estar basado en múltiples referencias y estrategias didácticas para sentipensar sobre la vida, permite diferentes formas de estimular y desarrollar la creatividad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Suanno, Marilza Wanessa RosaSilva, Yara Fonseca de Oliveira eZwierewicz, MarleneStival, Beatriz Pita2023-09-15T10:52:07Z2020-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSTIVAL, B.P. Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. 2020. 167f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-09-15T10:52:07Zoai:tede2:tede/1287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-09-15T10:52:07Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil Creativity in pedagogical practices in Early Childhood Education |
title |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil |
spellingShingle |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil Stival, Beatriz Pita Educação Infantil Educação Infantil - Práticas Pedagógicas Educação Infantil - Escolas Criativas Educação Infantil - Pensamento complexo Educación de la primera infancia Educación de la primera infancia - Prácticas pedagógicas Educación de la primera infancia - Escuelas creativas Educación de la primera infancia - Pensamiento complejo. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil |
title_full |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil |
title_fullStr |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil |
title_sort |
Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil |
author |
Stival, Beatriz Pita |
author_facet |
Stival, Beatriz Pita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suanno, João Henrique http://lattes.cnpq.br/0083918417985786 Suanno, João Henrique http://lattes.cnpq.br/0083918417985786 Suanno, Marilza Wanessa Rosa Silva, Yara Fonseca de Oliveira e Zwierewicz, Marlene |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stival, Beatriz Pita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Educação Infantil - Práticas Pedagógicas Educação Infantil - Escolas Criativas Educação Infantil - Pensamento complexo Educación de la primera infancia Educación de la primera infancia - Prácticas pedagógicas Educación de la primera infancia - Escuelas creativas Educación de la primera infancia - Pensamiento complejo. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Infantil Educação Infantil - Práticas Pedagógicas Educação Infantil - Escolas Criativas Educação Infantil - Pensamento complexo Educación de la primera infancia Educación de la primera infancia - Prácticas pedagógicas Educación de la primera infancia - Escuelas creativas Educación de la primera infancia - Pensamiento complejo. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa foi realizada a partir da seguinte problemática: como/porque a criatividade se apresenta nas práticas pedagógicas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG? Para responder a essa questão foi realizado um estudo de caso com o objetivo geral de investigar como/porque a criatividade se torna perceptível nas práticas pedagógicas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG e com os objetivos específicos de apontar aspectos históricos e legais da Educação Infantil no Brasil; discutir sobre os diferentes olhares para a criatividade e sua relação com as práticas pedagógicas, o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e o sentipensar, no contexto da Educação Infantil; descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no DEI; e desvelar práticas pedagógicas criativas na instituição a partir da triangulação dos dados coletados na pesquisa. A instituição estudada é pública, antigamente conhecida como Creche da UFG e desde 2014 é identificada como o Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (DEI/CEPAE/UFG). Apoiado em uma metodologia de abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se de observações, entrevistas e análises documentais, a fim de recolher dados sobre o objeto e a realidade investigada. Esses dados analisados a partir de categorias de análise observadas nos conceitos de pensamento complexo, transdisciplinaridade e sentipensar buscaram contribuir na compreensão de como/porque a criatividade se apresenta nas práticas pedagógicas do DEI/CEPAE/UFG. Os teóricos que fundamentam esta pesquisa (MORAES e TORRE, 2004; MORAES, 2008; ZWIEREWICZ e TORRE, 2009; SUANNO, M.V.R., 2013; SUANNO, J.H., 2013) acreditam em uma educação criativa, mediada por práticas pedagógicas que oportunizam ao docente e à criança a construção de conhecimentos que transcendem, recriam, valorizam e transformam. Desse modo, consideramos que o DEI/CEPAE/UFG assume um espaço privilegiado para o desenvolvimento da criatividade porque integram condições, processos, pessoas e produtos criativos, em uma lógica complexa e transdisciplinar. Diante disso, acreditamos que trabalhar com intencionalidade a conexão dos aspectos multidimensionais do ser a partir de multirreferenciais e de estratégias didáticas de sentipensar a vida, oportuniza diferentes maneiras de estimular e desenvolver a criatividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 2023-09-15T10:52:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STIVAL, B.P. Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. 2020. 167f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1287 |
identifier_str_mv |
STIVAL, B.P. Criatividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. 2020. 167f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093997000392704 |