Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1322 |
Resumo: | O estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; WENGZYNSKI; TOZETTO, 2012, entre outros/as). As discussões construídas neste trabalho focalizam o letramento e a inclusão escolar com vistas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) em sala de aula. Nesse processo, a sala de aula e a escola são entendidas como um espaço de práticas sociais, em que docentes e discentes são agentes ativos/as de suas realidades. A pesquisa é caracterizada como qualitativa (BORTONIRICARDO; CELANI, 2003; DENZIN; LINCOLN, 2009, 2013; FLICK, 1992; TRIVIÑOS, 1987, entre outros/as), tendo sido desenvolvida por um grupo de quatro professoras e por mim no período de maio a dezembro de 2019. Durante o estudo, as atividades implementadas foram: leitura e discussão de dez textos acadêmicos e problematização do processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar à luz desses textos. Assim, os objetivos do estudo foram: 1) refletir sobre os conceitos e as problemáticas que envolvem o letramento e a inclusão escolar em uma experiência de formação colaborativa com professoras do ensino fundamental – anos iniciais de uma escola pública; 2) analisar e caracterizar como o grupo interpreta uma experiência de formação docente colaborativa com foco em letramento e inclusão escolar. Para isso, foram usadas as seguintes fontes de material empírico: questionário inicial, discussões do grupo de estudo sobre os textos selecionados (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), entrevistas (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), anotações do diário da pesquisadora. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar, as professoras enfocaram a discussão de suas compreensões sobre a perspectiva de educação, de modo a realçar suas realidades locais, a questionar conflitos e resoluções de problemas vivenciados na escola. No que concerne à formação de professores/as, destacaram-se a preparação docente e os desafios para a implementação de um trabalho sistemático, pautado em ações didáticas para implementação do letramento escolar tendo em vista o atendimento aos/às alunos/as com NEE, os cuidados relativos ao seu desenvolvimento e os entraves e as contribuições da pesquisa para o grupo participante. |
id |
UEG-2_80ce25173ed7535ae8e88bcf18190168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1322 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola públicaLiteracy and school inclusion - a collaborative research with teachers from a public schoolPesquisa colaborativa - Formação docentePesquisa colaborativa - Letramento escolarPesquisa colaborativa - Inclusão escolarCollaborative research - Teacher EducationCollaborative research - LiteracyCollaborative research - School InclusionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOO estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; WENGZYNSKI; TOZETTO, 2012, entre outros/as). As discussões construídas neste trabalho focalizam o letramento e a inclusão escolar com vistas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) em sala de aula. Nesse processo, a sala de aula e a escola são entendidas como um espaço de práticas sociais, em que docentes e discentes são agentes ativos/as de suas realidades. A pesquisa é caracterizada como qualitativa (BORTONIRICARDO; CELANI, 2003; DENZIN; LINCOLN, 2009, 2013; FLICK, 1992; TRIVIÑOS, 1987, entre outros/as), tendo sido desenvolvida por um grupo de quatro professoras e por mim no período de maio a dezembro de 2019. Durante o estudo, as atividades implementadas foram: leitura e discussão de dez textos acadêmicos e problematização do processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar à luz desses textos. Assim, os objetivos do estudo foram: 1) refletir sobre os conceitos e as problemáticas que envolvem o letramento e a inclusão escolar em uma experiência de formação colaborativa com professoras do ensino fundamental – anos iniciais de uma escola pública; 2) analisar e caracterizar como o grupo interpreta uma experiência de formação docente colaborativa com foco em letramento e inclusão escolar. Para isso, foram usadas as seguintes fontes de material empírico: questionário inicial, discussões do grupo de estudo sobre os textos selecionados (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), entrevistas (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), anotações do diário da pesquisadora. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar, as professoras enfocaram a discussão de suas compreensões sobre a perspectiva de educação, de modo a realçar suas realidades locais, a questionar conflitos e resoluções de problemas vivenciados na escola. No que concerne à formação de professores/as, destacaram-se a preparação docente e os desafios para a implementação de um trabalho sistemático, pautado em ações didáticas para implementação do letramento escolar tendo em vista o atendimento aos/às alunos/as com NEE, os cuidados relativos ao seu desenvolvimento e os entraves e as contribuições da pesquisa para o grupo participante.The study developed aimed at discussing literacy (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, among others) and school inclusion (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, among others) with Elementary School teachers – early years of a public school, which is located in Aparecida de Goiânia, through a collaborative experience of continuing teacher education (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; WENGZYNSKI; TOZETTO, 2012, among others). The discussions built in this work focus on literacy and school inclusion aiming at classroom assistance for students with Special Educational Needs (SEN). In this process, the classroom and the school are regarded as spaces for social practices, in which teachers and students are active agents of their realities. The research is qualitative (BORTONI-RICARDO; CELANI, 2003; DENZIN; LINCOLN, 2009, 2013; FLICK, 1992; TRIVIÑOS, 1987, among others) and was developed by a group of four teachers and me from May to December 2019. During the study, the activities comprehended reading and discussing ten academic texts as well as problematizing the teaching-learning process of literacy and school inclusion in the light of these texts. Thus, the objectives of the study were to: 1) reflect upon the concepts and issues that involve literacy and school inclusion in a collaborative educational experience with Elementary School teachers – early years of a public school; 2) analyze and characterize how the group interprets a collaborative teacher education experience which focuses on literacy and school inclusion. In order to do this, the following sources of empirical material were used: an initial questionnaire, study group discussions on selected texts (recorded in audio and later transcribed), interviews (recorded in audio and later transcribed) and notes from the researcher´s diary. In relation to the teaching-learning process of literacy and school inclusion, the teachers focused on the discussion of their understandings on the perspective of education, in order to highlight their local realities, to question both the conflicts and the resolutions of problems experienced at school. In relation to teacher education, both teaching preparation and challenges for the implementation of a systematic work were highlighted, based on didactic actions for the implementation of literacy for the assistance of students with Special Educational Needs (SEN), the care related to their development and the difficulties and contributions of the research to the participating group.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silvestre, Viviane Pires Vianahttp://lattes.cnpq.br/1876595481661397Silvestre, Viviane Pires Vianahttp://lattes.cnpq.br/1876595481661397Silva, Barbra do Rosário SabotaSuanno, Marilza Vanessa RosaRosa, Silvia Rodrigues2023-10-05T17:58:33Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, S.R.Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública. 2020. 117f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias )) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-10-05T17:58:33Zoai:tede2:tede/1322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-10-05T17:58:33Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública Literacy and school inclusion - a collaborative research with teachers from a public school |
title |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública |
spellingShingle |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública Rosa, Silvia Rodrigues Pesquisa colaborativa - Formação docente Pesquisa colaborativa - Letramento escolar Pesquisa colaborativa - Inclusão escolar Collaborative research - Teacher Education Collaborative research - Literacy Collaborative research - School Inclusion CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública |
title_full |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública |
title_fullStr |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública |
title_sort |
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública |
author |
Rosa, Silvia Rodrigues |
author_facet |
Rosa, Silvia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silvestre, Viviane Pires Viana http://lattes.cnpq.br/1876595481661397 Silvestre, Viviane Pires Viana http://lattes.cnpq.br/1876595481661397 Silva, Barbra do Rosário Sabota Suanno, Marilza Vanessa Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Silvia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa colaborativa - Formação docente Pesquisa colaborativa - Letramento escolar Pesquisa colaborativa - Inclusão escolar Collaborative research - Teacher Education Collaborative research - Literacy Collaborative research - School Inclusion CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
topic |
Pesquisa colaborativa - Formação docente Pesquisa colaborativa - Letramento escolar Pesquisa colaborativa - Inclusão escolar Collaborative research - Teacher Education Collaborative research - Literacy Collaborative research - School Inclusion CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
description |
O estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; WENGZYNSKI; TOZETTO, 2012, entre outros/as). As discussões construídas neste trabalho focalizam o letramento e a inclusão escolar com vistas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) em sala de aula. Nesse processo, a sala de aula e a escola são entendidas como um espaço de práticas sociais, em que docentes e discentes são agentes ativos/as de suas realidades. A pesquisa é caracterizada como qualitativa (BORTONIRICARDO; CELANI, 2003; DENZIN; LINCOLN, 2009, 2013; FLICK, 1992; TRIVIÑOS, 1987, entre outros/as), tendo sido desenvolvida por um grupo de quatro professoras e por mim no período de maio a dezembro de 2019. Durante o estudo, as atividades implementadas foram: leitura e discussão de dez textos acadêmicos e problematização do processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar à luz desses textos. Assim, os objetivos do estudo foram: 1) refletir sobre os conceitos e as problemáticas que envolvem o letramento e a inclusão escolar em uma experiência de formação colaborativa com professoras do ensino fundamental – anos iniciais de uma escola pública; 2) analisar e caracterizar como o grupo interpreta uma experiência de formação docente colaborativa com foco em letramento e inclusão escolar. Para isso, foram usadas as seguintes fontes de material empírico: questionário inicial, discussões do grupo de estudo sobre os textos selecionados (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), entrevistas (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), anotações do diário da pesquisadora. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar, as professoras enfocaram a discussão de suas compreensões sobre a perspectiva de educação, de modo a realçar suas realidades locais, a questionar conflitos e resoluções de problemas vivenciados na escola. No que concerne à formação de professores/as, destacaram-se a preparação docente e os desafios para a implementação de um trabalho sistemático, pautado em ações didáticas para implementação do letramento escolar tendo em vista o atendimento aos/às alunos/as com NEE, os cuidados relativos ao seu desenvolvimento e os entraves e as contribuições da pesquisa para o grupo participante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 2023-10-05T17:58:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, S.R.Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública. 2020. 117f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias )) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1322 |
identifier_str_mv |
ROSA, S.R.Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública. 2020. 117f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias )) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093997113638912 |