Expansão e Interiorização da Universidade Estadual de Goiás: análise de implantação e reestruturação do campus de Quirinópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180720
Resumo: Esta pesquisa discute a questão da expansão e interiorização da educação superior, tendo como campo de análise o estado de Goiás, especificamente o município de Quirinópolis. Apesar do recorte temporal da investigação começar em 1999, ano de criação da UEG, atravessando as políticas dos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), período no qual se concentraram as maiores taxas de expansão da educação superior, a análise de dados concretos será restrita às estatísticas de 1995 a 2015. O objetivo geral do trabalho foi analisar o processo de expansão e interiorização do ensino superior no estado de Goiás, tendo em vista a implantação e reestruturação da UEG - campus de Quirinópolis. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se documentos emitidos pelo MEC e dados estatísticos referentes ao ensino superior no Brasil, no estado de Goiás e no município Quirinópolis, coletados em sites oficiais – como Inep/MEC e SESU. Outra fonte de informação documental foi o projeto protocolado na Assembleia Legislativa do estado de Goiás – projeto de reforma administrativa – que dispôs sobre a organização da administração direta, envolvendo ainda autarquias e fundações do Poder Executivo, de autoria do então governador Marconi Perillo (PSDB). A discussão deste projeto culminou na Lei nº 13.456, de 16 de abril de 1999, que criou a UEG. A análise dos documentos se deu no intuito de identificar elementos para compreender o movimento de interiorização do ensino superior no estado e a criação e implantação da UEG. De acordo com os dados elaborados, houve um acelerado processo de interiorização do ensino superior no Brasil e, mais especificamente em Goiás, cuja curva ascendente de matrículas inicia-se na década de 1990, com maior força no interior comparado à capital, provocada por atores governamentais – estaduais e municipais – e agentes privados. Em Goiás, enquanto os números de matrículas da capital cresceram 210,53%; no interior, cresceram 337,02%, de 1999 a 2014. O estado apresentou também forte tendência à privatização do ensino superior. No que concerne à UEG, as informações coletadas demonstram que apenas 26 municípios do estado, de um total de 240, não são atendidos pela instituição, ou seja, ela atende o estado em praticamente sua totalidade. Sobre o campus de Quirinópolis, os dados mostram que ele possui sete cursos voltados à modalidade licenciatura e que mais de 80% dos professores da rede de educação básica foram formados pelo campus. Isto nos permite afirmar que o campus de Quirinópolis qualifica professores, nas diversas áreas do conhecimento, para a educação básica do município e cidades circunvizinhas.
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O objetivo geral do trabalho foi analisar o processo de expansão e interiorização do ensino superior no estado de Goiás, tendo em vista a implantação e reestruturação da UEG - campus de Quirinópolis. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se documentos emitidos pelo MEC e dados estatísticos referentes ao ensino superior no Brasil, no estado de Goiás e no município Quirinópolis, coletados em sites oficiais – como Inep/MEC e SESU. Outra fonte de informação documental foi o projeto protocolado na Assembleia Legislativa do estado de Goiás – projeto de reforma administrativa – que dispôs sobre a organização da administração direta, envolvendo ainda autarquias e fundações do Poder Executivo, de autoria do então governador Marconi Perillo (PSDB). A discussão deste projeto culminou na Lei nº 13.456, de 16 de abril de 1999, que criou a UEG. A análise dos documentos se deu no intuito de identificar elementos para compreender o movimento de interiorização do ensino superior no estado e a criação e implantação da UEG. De acordo com os dados elaborados, houve um acelerado processo de interiorização do ensino superior no Brasil e, mais especificamente em Goiás, cuja curva ascendente de matrículas inicia-se na década de 1990, com maior força no interior comparado à capital, provocada por atores governamentais – estaduais e municipais – e agentes privados. Em Goiás, enquanto os números de matrículas da capital cresceram 210,53%; no interior, cresceram 337,02%, de 1999 a 2014. O estado apresentou também forte tendência à privatização do ensino superior. No que concerne à UEG, as informações coletadas demonstram que apenas 26 municípios do estado, de um total de 240, não são atendidos pela instituição, ou seja, ela atende o estado em praticamente sua totalidade. Sobre o campus de Quirinópolis, os dados mostram que ele possui sete cursos voltados à modalidade licenciatura e que mais de 80% dos professores da rede de educação básica foram formados pelo campus. Isto nos permite afirmar que o campus de Quirinópolis qualifica professores, nas diversas áreas do conhecimento, para a educação básica do município e cidades circunvizinhas.This research discusses the expansion and internalization of higher education, having as a field of analysis the state of Goiás, specifically the municipality of Quirinópolis. In spite of the time cut of the investigation, it began in 1999, the year of creation of the State University of Goias (SUG), crossing the policies of the governments of Fernando Henrique Cardoso (FHC) and Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), a period in which the highest rates of expansion of education analysis of specific data will be restricted to statistics from 1995 to 2015. The general objective of this work was to analyze the process of expansion and internalization of higher education in the state of Goiás, with a view to the implantation and restructuring of the SUG - Quirinópolis campus. For the development of the research, we searched for documents issued by the MEC and statistical data referring to higher education in Brazil, Goiás state and Quirinópolis municipality, collected on official websites such as Inep / MEC and SESU. Another source of documentary information was the project filed at the Legislative Assembly of the state of Goiás - administrative reform project, which dealt with the organization of the direct administration, also involving municipalities and foundations of the Executive Branch, authored by the then governor Marconi Perillo (PSDB). The discussion of this project culminated in Law 13456 of April 16, 1999, which created the SUG. The analysis of the documents was done in order to identify elements to understand the movement of internationalization of higher education in the state and the creation and implementation of the SUG. According to the data, there was an accelerated process of internalization of higher education in Brazil, and more specifically in Goiás, whose enrollment curve began in the 1990s, with greater strength in the interior compared to the capital, caused by actors governmental organizations - state and municipal - and private agents. In Goiás, while the enrollment numbers of the capital grew 210.53%; in the interior, grew 337.02%, from 1999 to 2014. The state also showed a strong tendency towards the privatization of higher education. With regard to the SUG, the information collected shows that only 26 municipalities in the state, out of a total of 240, are not attended by the institution, that is, it attends the state in its entirety. On the campus of Quirinópolis, the data show that it has seven undergraduate degree courses and that more than 80% of the teachers in the basic education network were formed by the campus. This allows us to affirm that the Quirinópolis campus qualifies teachers in the different areas of knowledge for the basic education of the municipality and surrounding cities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bizelli, José Luis [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fernando [UNESP]2019-02-12T10:57:23Z2019-02-12T10:57:23Z2019-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18072000091259833004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:25:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180720Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:25:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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