Bibliotecas e patrimônio : valorização de referências culturais por meio de ações de educação patrimonial na Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí/UFG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1196 |
Resumo: | Busca-se por meio deste relatório técnico evidenciar o papel da Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí/UFG dentro da temática patrimonial, saindo do seu acervo físico e destacar a participação deste local no processo de construção, preservação e disseminação de referências culturais existentes na cidade de Goiás – GO. Tem como objetivo mostrar o grande valor das bibliotecas em relação ao patrimônio, seja enquanto patrimônio cultural, lugar de memória ou como espaço de ações de educação patrimonial, e como o bibliotecário pode desempenhar a função de mediador da educação patrimonial, tendo a biblioteca como lócus de toda a ação. Os procedimentos da pesquisa basearam-se em dois fluxos metodológicos. O primeiro constituiu-se em uma revisão bibliográfica e documental para obter subsídios para construção do referencial teórico. Após, foi ofertada uma ação de educação patrimonial, em forma de oficina gratuita à comunidade, no ambiente da Biblioteca Cajuí, em parceria com o ceramista e artista visual Samuel de Sá (Ssá Arte). Por meio desta, pretendeu-se esclarecer a importância da educação patrimonial e a participação da biblioteca neste processo, concluindo-a com a criação do produto da pesquisa, um website com título “Biblioteca de Memórias e Resistências”, uma ferramenta que reúne em um único local, de forma organizada e de fácil acesso, o conjunto da produção técnica e artística (materiais audiovisuais) colhidos por meio da oficina de educação patrimonial realizada no ambiente da Biblioteca Cajuí. Estas possibilitarão a vivência, o reconhecimento e valorização de detentores de saberes tradicionais da cidade de Goiás, que trabalham a diversidade cultural, em um ambiente não-formal de ensino. Conclui-se que disponibilizar o espaço da biblioteca para que os detentores de saberes tradicionais da comunidade possam ser ouvidos e compreendidos pela comunidade, abre espaço para que estas memórias, até então marginalizadas e silenciadas, sejam compartilhadas com diversos públicos. Assim, haverá a tentativa de definir e reforçar o pertencimento e ampliar as fronteiras sociais, até então restritas, com referências de um passado até então desconhecido. A experiência otimiza o olhar de que a ação de educação patrimonial, por meio do compartilhamento de memórias e saberes tradicionais de forma coletiva, possibilita uma infinidade de possibilidades em que o patrimônio cultural pode ser trabalhado no ambiente da biblioteca. |
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Bibliotecas e patrimônio : valorização de referências culturais por meio de ações de educação patrimonial na Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí/UFGLibraries and heritage : valuation of cultural references through heritage education actions in the Library Sectional Câmpus Goiás - Cajuí/UFGBibliotecasPatrimônio culturalEducação patrimonialCultura afrobrasileiraLibrariesCultural heritageHeritage educationAfro-brazilian cultureCIENCIAS HUMANAS::HISTORIABusca-se por meio deste relatório técnico evidenciar o papel da Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí/UFG dentro da temática patrimonial, saindo do seu acervo físico e destacar a participação deste local no processo de construção, preservação e disseminação de referências culturais existentes na cidade de Goiás – GO. Tem como objetivo mostrar o grande valor das bibliotecas em relação ao patrimônio, seja enquanto patrimônio cultural, lugar de memória ou como espaço de ações de educação patrimonial, e como o bibliotecário pode desempenhar a função de mediador da educação patrimonial, tendo a biblioteca como lócus de toda a ação. Os procedimentos da pesquisa basearam-se em dois fluxos metodológicos. O primeiro constituiu-se em uma revisão bibliográfica e documental para obter subsídios para construção do referencial teórico. Após, foi ofertada uma ação de educação patrimonial, em forma de oficina gratuita à comunidade, no ambiente da Biblioteca Cajuí, em parceria com o ceramista e artista visual Samuel de Sá (Ssá Arte). Por meio desta, pretendeu-se esclarecer a importância da educação patrimonial e a participação da biblioteca neste processo, concluindo-a com a criação do produto da pesquisa, um website com título “Biblioteca de Memórias e Resistências”, uma ferramenta que reúne em um único local, de forma organizada e de fácil acesso, o conjunto da produção técnica e artística (materiais audiovisuais) colhidos por meio da oficina de educação patrimonial realizada no ambiente da Biblioteca Cajuí. Estas possibilitarão a vivência, o reconhecimento e valorização de detentores de saberes tradicionais da cidade de Goiás, que trabalham a diversidade cultural, em um ambiente não-formal de ensino. Conclui-se que disponibilizar o espaço da biblioteca para que os detentores de saberes tradicionais da comunidade possam ser ouvidos e compreendidos pela comunidade, abre espaço para que estas memórias, até então marginalizadas e silenciadas, sejam compartilhadas com diversos públicos. Assim, haverá a tentativa de definir e reforçar o pertencimento e ampliar as fronteiras sociais, até então restritas, com referências de um passado até então desconhecido. A experiência otimiza o olhar de que a ação de educação patrimonial, por meio do compartilhamento de memórias e saberes tradicionais de forma coletiva, possibilita uma infinidade de possibilidades em que o patrimônio cultural pode ser trabalhado no ambiente da biblioteca.This technical report seeks to highlight the role of the Biblioteca Seccional Câmpus Goiás - Cajuí/UFG within the heritage theme, going beyond its physical collection and highlighting the participation of this place in the process of construction, preservation and dissemination of existing cultural references in the city of Goiás - GO. It aims to show the great value of libraries in relation to heritage, whether as cultural heritage, place of memory or as a space for heritage education actions, and how the librarian can play the role of mediator of heritage education, having the library as the locus of all action. The research procedures were based on two methodological flows. The first one consisted in a literature and document review to obtain subsidies for building the theoretical framework. Then, a heritage education action was offered, in the form of a free workshop to the community, at the Cajuí Library, in partnership with the ceramist and visual artist Samuel de Sá (Ssá Arte). The aim was to clarify the importance of heritage education and the participation of the library in this process, concluding it with the creation of the research product, a website entitled "Biblioteca de Memórias e Resistências" (Library of Memories and Resistances), a tool that brings together in a single place, in an organized and easily accessible way, all the technical and artistic production (audiovisual materials) collected through the heritage education workshop held in the environment of the Cajuí Library. These will enable the experience, recognition, and appreciation of holders of traditional knowledge from the city of Goiás, who work on cultural diversity, in a non-formal education environment. We conclude that making the library space available so that the community's traditional knowledge holders can be heard and understood by the community opens space for these memories, which have been marginalized and silenced until now, to be shared with various audiences. Thus, there will be an attempt to define and reinforce belonging, and to widen the social boundaries, hitherto restricted, with references to a hitherto unknown past. The experience optimizes the view that the heritage education action, through the sharing of memories and traditional knowledge in a collective way, enables an infinity of possibilities in which the cultural heritage can be worked in the library environment.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Silva, Neemias Oliveira da0000-0002-4141-5638http://lattes.cnpq.br/4372403389629565Silva, Neemias Oliveira da0000-0002-4141-5638http://lattes.cnpq.br/4372403389629565Fagundes, Maria Dailza da Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Valério, Erinaldo Dias0000-0002-6553-3778http://lattes.cnpq.br/8493209936697007Fernandes, Jaqueline Moraes2023-05-09T12:53:34Z2022-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Jaqueline M. Bibliotecas e patrimônio: valorização de referências culturais por meio de ações de educação patrimonial na Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí/UFG. 2022. 125 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T23:08:10Zoai:tede2:tede/1196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T23:08:10Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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