O projeto Viva e Reviva Goiás e suas contribuições para a educação patrimonial em Goiás (1999 – 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Cassia Maria de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1158
Resumo: A proposta desta pesquisa é analisar o projeto de Educação Patrimonial Viva e Reviva Goiás a partir da documentação referente às ações educativas desenvolvidas entre 1999 e 2007 pelas escolas públicas e privadas da Cidade de Goiás. Idealizado em 1999, o projeto foi lançado oficialmente em 2000 pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás. A escolha desse Projeto de Educação Patrimonial como objeto de estudo se deve ao seu pioneirismo em Goiás e por ser um projeto piloto cuja experiência originou o Programa Viva e Reviva que foi executado por algumas cidades do estado. O corpus documental em estudo é composto pelo relatório final com os subprojetos propostos pelas escolas na cidade de Goiás, alguns ofícios, folders, documentos manuscritos, questionários, entre outros. Além da análise documental, recorremos à história oral, por intermédio de entrevistas com professoras que integraram o Programa Viva e Reviva. Na execução do Projeto Viva e Reviva, a comunidade foi envolvida nas atividades propostas pelas escolas, possibilitando uma série de desdobramentos nas práticas educativas com vistas à identificação e proteção do patrimônio cultural local: os lugares, as edificações, os saberes, as festas e as expressões artísticas dos diferentes grupos da comunidade vilaboense. Assim, o estudo visa identificar os objetivos e a concepção de Educação Patrimonial presente nesse projeto para discutir as bases que nortearam as ações desenvolvidas no levantamento do patrimônio material e imaterial da Cidade de Goiás. O produto final proposto é um vídeo documentário sobre o Projeto Viva e Reviva Goiás realizado a partir da pesquisa e da experiência da equipe do Programa, a fim de inspirar alunos, professores e as comunidades a fazerem seu próprio vídeo para registrar o seu patrimônio cultural.
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spelling O projeto Viva e Reviva Goiás e suas contribuições para a educação patrimonial em Goiás (1999 – 2010)The project Viva e Reviva Goiás and its contributions to heritage education in Goiás (1999 – 2010)Educação PatrimonialPatrimônio CulturalMemóriaHeritage educationCultural heritageMemoryCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA proposta desta pesquisa é analisar o projeto de Educação Patrimonial Viva e Reviva Goiás a partir da documentação referente às ações educativas desenvolvidas entre 1999 e 2007 pelas escolas públicas e privadas da Cidade de Goiás. Idealizado em 1999, o projeto foi lançado oficialmente em 2000 pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás. A escolha desse Projeto de Educação Patrimonial como objeto de estudo se deve ao seu pioneirismo em Goiás e por ser um projeto piloto cuja experiência originou o Programa Viva e Reviva que foi executado por algumas cidades do estado. O corpus documental em estudo é composto pelo relatório final com os subprojetos propostos pelas escolas na cidade de Goiás, alguns ofícios, folders, documentos manuscritos, questionários, entre outros. Além da análise documental, recorremos à história oral, por intermédio de entrevistas com professoras que integraram o Programa Viva e Reviva. Na execução do Projeto Viva e Reviva, a comunidade foi envolvida nas atividades propostas pelas escolas, possibilitando uma série de desdobramentos nas práticas educativas com vistas à identificação e proteção do patrimônio cultural local: os lugares, as edificações, os saberes, as festas e as expressões artísticas dos diferentes grupos da comunidade vilaboense. Assim, o estudo visa identificar os objetivos e a concepção de Educação Patrimonial presente nesse projeto para discutir as bases que nortearam as ações desenvolvidas no levantamento do patrimônio material e imaterial da Cidade de Goiás. O produto final proposto é um vídeo documentário sobre o Projeto Viva e Reviva Goiás realizado a partir da pesquisa e da experiência da equipe do Programa, a fim de inspirar alunos, professores e as comunidades a fazerem seu próprio vídeo para registrar o seu patrimônio cultural.This research aims to analyze the Heritage Education project Viva e Reviva Goiás from documentation related to educational activities develop between 1999 and 2007 by public and private schools from Cidade de Goiás. Conceived in 1999, the project was officially launched in 2000 by the Education Office of the State of Goiás. This Project of Heritage Education was chosen as an object of study due to its pioneering character in Goiás and for being a pilot project whose experience originated the Programa Viva e Reviva which was carried out by some cities in the state. The documental corpus being studied is composed by a final report with subprojects proposed by schools in Cidade de Goiás, some official letters, folders, handwritten documents, questionnaires, among others. In addition to document analysis oral history was used by means of interviews with teachers who integrated the Programa Viva e Reviva. As the Projeto Viva e Reviva was being carried out, the community was involved in the activities proposed by the schools enabling a series of developments in the educational practices seeking to identify and protect the local cultural heritage: places, buildings, knowledge, festivals and artistic expressions from different groups from the vilaboense community. Thus, this study aims to identify the goals and the conception of the Heritage Education present in this project to discuss the bases that guided the actions developed in the survey of the material and immaterial heritage of Cidade de Goiás. The final product proposed is a documentary concerning Projeto Viva e Reviva Goiás created from the research and experience of the program team, seeking to inspire students, teachers and communities to create their own video to record their cultural heritage.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Fagundes, Maria Dailza da Conceição0000-0001-9974-041Xhttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Fagundes, Maria Dailza da Conceição0000-0001-9974-041Xhttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Silva, Neemias Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/4372403389629565Wichers, Camila Azevedo de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/1268440854810735Queiroz, Cassia Maria de2023-04-10T13:01:32Z2021-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Cassia M. 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