Faculdade Senai na perspectiva da educação profissional inclusiva do estudante esclerose multipla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1460 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como tema: as práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes que possuem deficiência intelectual e esclerose múltipla na Faculdade SENAI/Anápolis. O estudo evidencia a educação inclusiva, educação profissional na perspectiva da educação inclusiva e as possibilidades de aprendizagem com base no conceito de compensação de Vygotsky. A questão norteadora do estudo foi: como e quais têm sido as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas na educação profissional SENAI para a consolidação das aprendizagens do aluno com esclerose múltipla? O objetivo geral foi: investigar a utilização de práticas pedagógicas inclusivas na educação profissional SENAI para a consolidação das aprendizagens do aluno com esclerose múltipla. Quanto aos objetivos específicos, foram: a) identificar as concepções dos professores da Faculdade Senai sobre a inclusão do aluno com esclerose múltipla na Educação Profissional; b) verificar com os professores quais práticas pedagógicas inclusivas são desenvolvidas para consolidação da aprendizagem do aluno com DI; c) elaborar e aplicar uma sequência didática contendo práticas pedagógicas flexibilizadas para facilitar a aprendizagem do aluno com Esclerose Múltipla na Educação Profissional; e, d) verificar as contribuições da aplicação da sequência didática no processo de desenvolvimento cognitivo, profissional e socioemocional do aluno com Esclerose Múltipla. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. E, como instrumento de coleta de dados, além da revisão bibliográfica, foram realizadas observações, entrevistas semiestruturadas e relatórios. O ambiente escolhido para a pesquisa foi a Faculdade SENAI - Anápolis. Para isso, observou-se as aulas de automação mecânica da turma no período noturno. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais que atuam como professores de apoio dos estudantes com deficiência intelectual. Por fim, foi elaborado um produto educacional: um ebbok pedagógico sobre a Educação Especial. O texto foi estruturado em três capítulos. No primeiro, apresenta-se uma reflexão sobre a educação profissional no Brasil e a criação do SENAI; o percurso das políticas públicas de educação educação especial e inclusiva; e, como o SENAI se organiza para atender essa perspectiva de educação. No capítulo dois, apresenta-se considerações sobre a teoria da compensação em Vygotsky. Nesse sentido, evidencia-se como os estudos desse autor podem contribuir na promoção de práticas pedagógicas que contribuam para a educação especial e inclusiva. E, no capítulo três, ainda em construção, apresenta-se a pesquisa empírica. A pesquisa mostrou uma alternativa metodológica e pedagógica com base no entendimento de Vygotsky sobre a defectologia; desta forma, propõe a utilização de recursos técnicos -metodológicos especiais que permitam a pessoa compensar sua limitação criando outras vias que garantam a sua inserção na vida produtiva em plena colaboração com os não deficientes. Assim coerente com o pensamento dialético, o autor acentua na deficiência a tendência ao seu contrário, a potência. |
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Faculdade Senai na perspectiva da educação profissional inclusiva do estudante esclerose multiplaSenai Faculty from the perspective of inclusive professional education for multiple Sclerosis studentsEducação InclusivaEsclerose múltiplaServiço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)Praticas pedagógicasInclusive EducationMultipleSENAIPedagogical praticesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEsta pesquisa apresenta como tema: as práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes que possuem deficiência intelectual e esclerose múltipla na Faculdade SENAI/Anápolis. O estudo evidencia a educação inclusiva, educação profissional na perspectiva da educação inclusiva e as possibilidades de aprendizagem com base no conceito de compensação de Vygotsky. A questão norteadora do estudo foi: como e quais têm sido as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas na educação profissional SENAI para a consolidação das aprendizagens do aluno com esclerose múltipla? O objetivo geral foi: investigar a utilização de práticas pedagógicas inclusivas na educação profissional SENAI para a consolidação das aprendizagens do aluno com esclerose múltipla. Quanto aos objetivos específicos, foram: a) identificar as concepções dos professores da Faculdade Senai sobre a inclusão do aluno com esclerose múltipla na Educação Profissional; b) verificar com os professores quais práticas pedagógicas inclusivas são desenvolvidas para consolidação da aprendizagem do aluno com DI; c) elaborar e aplicar uma sequência didática contendo práticas pedagógicas flexibilizadas para facilitar a aprendizagem do aluno com Esclerose Múltipla na Educação Profissional; e, d) verificar as contribuições da aplicação da sequência didática no processo de desenvolvimento cognitivo, profissional e socioemocional do aluno com Esclerose Múltipla. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. E, como instrumento de coleta de dados, além da revisão bibliográfica, foram realizadas observações, entrevistas semiestruturadas e relatórios. O ambiente escolhido para a pesquisa foi a Faculdade SENAI - Anápolis. Para isso, observou-se as aulas de automação mecânica da turma no período noturno. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais que atuam como professores de apoio dos estudantes com deficiência intelectual. Por fim, foi elaborado um produto educacional: um ebbok pedagógico sobre a Educação Especial. O texto foi estruturado em três capítulos. No primeiro, apresenta-se uma reflexão sobre a educação profissional no Brasil e a criação do SENAI; o percurso das políticas públicas de educação educação especial e inclusiva; e, como o SENAI se organiza para atender essa perspectiva de educação. No capítulo dois, apresenta-se considerações sobre a teoria da compensação em Vygotsky. Nesse sentido, evidencia-se como os estudos desse autor podem contribuir na promoção de práticas pedagógicas que contribuam para a educação especial e inclusiva. E, no capítulo três, ainda em construção, apresenta-se a pesquisa empírica. A pesquisa mostrou uma alternativa metodológica e pedagógica com base no entendimento de Vygotsky sobre a defectologia; desta forma, propõe a utilização de recursos técnicos -metodológicos especiais que permitam a pessoa compensar sua limitação criando outras vias que garantam a sua inserção na vida produtiva em plena colaboração com os não deficientes. Assim coerente com o pensamento dialético, o autor acentua na deficiência a tendência ao seu contrário, a potência.This research presents as its theme: pedagogical practices developed with students who have intellectual disabilities and multiple sclerosis at Faculdade SENAI/Anápolis. The study highlights inclusive education, professional education from the perspective of inclusive education and the possibilities of learning based on Vygotsky's concept of compensation. The guiding question of the study was: how and what have been the inclusive pedagogical practices used in SENAI professional education to consolidate the learning of students with multiple sclerosis? The general objective was: to investigate the use of inclusive pedagogical practices in SENAI professional education to consolidate the learning of students with multiple sclerosis. As for the specific objectives, they were: a) identify the conceptions of teachers at Faculdade Senai regarding the inclusion of students with multiple sclerosis in Professional Education; b) check with teachers which inclusive pedagogical practices are developed to consolidate the learning of students with ID; c) develop and apply a didactic sequence containing flexible pedagogical practices to facilitate the learning of students with Multiple Sclerosis in Professional Education; and, d) verify the contributions of applying the didactic sequence to the process of cognitive, professional and socio-emotional development of students with Multiple Sclerosis. From a methodological point of view, this research uses a qualitative approach. And, as a data collection instrument, in addition to the literature review, observations, semi-structured interviews and reports were carried out. The environment chosen for the research was SENAI College - Anápolis. To this end, the class's mechanical automation classes were observed at night. The research subjects were professionals who work as support teachers for students with intellectual disabilities. Finally, an educational product was created: a pedagogical ebbok on Special Education. The text was structured into three chapters. In the first, a reflection on professional education in Brazil and the creation of SENAI is presented; the path of public education policies for special and inclusive education; and, how SENAI organizes itself to meet this education perspective. In chapter two, considerations are presented on Vygotsky's theory of compensation. In this sense, it is clear how this author's studies can contribute to the promotion of pedagogical practices that contribute to special and inclusive education. And, in chapter three, still under construction, the empirical research is presented. The research showed a methodological and pedagogical alternative based on Vygotsky's understanding of defectology; In this way, it proposes the use of special technical and methodological resources that allow people to compensate for their limitations by creating other ways that guarantee their insertion into productive life in full collaboration with non-disabled people. Thus consistent with dialectical thinking, the author emphasizes in deficiency the tendency towards its opposite, potency.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Porto, Marcelo Duartehttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917Porto, Marcelo DuarteSalla, HelmaMedeiros, Wilton de AraujoAraujo, Leidy Maria Loures de Oliveira2024-03-19T16:51:57Z2023-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, L. L. O. Faculdade Senai na perspectiva da educação profissional inclusiva do estudante esclerose multipla. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-03-19T16:51:57Zoai:tede2:tede/1460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-03-19T16:51:57Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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