A Dupla habilidade obrigatória no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás : implicações na formação do professor de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamponet, Elisandra Rios da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/888
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de problematizar aspectos inerentes à dupla habilitação obrigatória no curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, discutindo quais são suas implicações para a formação dos professores de língua, com vistas aos processos de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e inglesa. O estudo é motivado pela necessidade de se (re)pensar o processo de formação de profissionais professores de língua, problematizando as políticas de formação de professores estabelecidas por documentos legais, considerando as questões curriculares inerentes à cultura de formação docente em cursos de Letras com dupla habilitação. Como embasamento teórico tivemos apoiados em autores como Almeida Filho (2004, 2009, 2010), Celani (2010), Apple (1994), Oliveira (2013, 2014, 2016) Paiva (2003, 2004, 2005), Quadros-Zamboni (2015), entre outros, além de legislações como Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Curriculares para os Cursos Letras (2001, 2002), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2002), e demais políticas e legislações específicas sobre os cursos de Letras em nível nacional, estadual e institucional. Para tal propósito, um estudo de caso, de natureza qualitativa, também apoiado em uma pesquisa documental, foi conduzido com as turmas de formandos de 2017 dos campi da UEG que oferecem o curso de Letras, e especificamente no Câmpus São Miguel do Araguaia. Durante os estudos, percebemos que a modalidade de habilitação dupla promove algumas (in)viabilidades no processo de formação dos professores de língua e que necessitam de reflexões críticas por parte das instâncias responsáveis pela elaboração das políticas de formação, para que esse processo formativo se aperfeiçoe. Não se trata de apologizar o ensino de uma língua em detrimento de outra, mas de investigar com mais profundidade como essa dupla habilitação obrigatória tem refletido na formação do professor para o ensino de língua portuguesa e inglesa, visto que oficialmente ele se torna habilitado para lecionar ambas disciplinas.
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O estudo é motivado pela necessidade de se (re)pensar o processo de formação de profissionais professores de língua, problematizando as políticas de formação de professores estabelecidas por documentos legais, considerando as questões curriculares inerentes à cultura de formação docente em cursos de Letras com dupla habilitação. Como embasamento teórico tivemos apoiados em autores como Almeida Filho (2004, 2009, 2010), Celani (2010), Apple (1994), Oliveira (2013, 2014, 2016) Paiva (2003, 2004, 2005), Quadros-Zamboni (2015), entre outros, além de legislações como Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Curriculares para os Cursos Letras (2001, 2002), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2002), e demais políticas e legislações específicas sobre os cursos de Letras em nível nacional, estadual e institucional. Para tal propósito, um estudo de caso, de natureza qualitativa, também apoiado em uma pesquisa documental, foi conduzido com as turmas de formandos de 2017 dos campi da UEG que oferecem o curso de Letras, e especificamente no Câmpus São Miguel do Araguaia. Durante os estudos, percebemos que a modalidade de habilitação dupla promove algumas (in)viabilidades no processo de formação dos professores de língua e que necessitam de reflexões críticas por parte das instâncias responsáveis pela elaboração das políticas de formação, para que esse processo formativo se aperfeiçoe. Não se trata de apologizar o ensino de uma língua em detrimento de outra, mas de investigar com mais profundidade como essa dupla habilitação obrigatória tem refletido na formação do professor para o ensino de língua portuguesa e inglesa, visto que oficialmente ele se torna habilitado para lecionar ambas disciplinas.This study aims to problematize aspects inherent to the dual obligatory habilitation in the degree in Languages of the State University of Goiás, discussing what are their implications for the training of language teachers, with a view to the processes of teaching and learning Portuguese and English languages. The study is motivated by the need to (re) think the process of training professional language teachers, problematizing the policies of teacher training established by legal documents, considering the curricular issues inherent to the culture of teacher training in degree in Languages of dual habilitation. As a theoretical basis we have supported authors such as Almeida Filho (2004, 2009, 2010), Celani (2010), Apple (1994), Oliveira (2013, 2014, 2016) Paiva (2003, 2004, 2005), Quadros-Zamboni ), among others, in addition to legislation such as the Law of Guidelines and Bases (1996), Curriculum Guidelines for Degree in Languages (2001, 2002), National Curricular Guidelines for the training of Basic Education Teachers (2002), and other policies and legislation courses at the national, state and institutional levels. To this end, a qualitative case study, also supported by a documentary study, was conducted with the trainee groups of 2017 from the UEG campuses that offer the degree in Languages, and specifically at São Miguel do Araguaia Campus. During the studies, we noticed that the dual habilitation modality promotes some (in)viabilities in the process of training language teachers and wich require critical reflection on the part of the bodies responsible for the elaboration of training policies, so that this training process to be perfected. It isn’t to apologize the teaching of one language to the detriment of the other, but to investigate in more depth how this obligatory dual capacility has reflected in the training of the teacher for the teaching of Portuguese and English language, since officially he becomes qualified to teach both disciplines.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Oliveira, Hélvio Frank deOliveira, Hélvio Frank deSilva, Yara Fonseca de Oliveira eFreitas, Carla ContiPamponet, Elisandra Rios da Silva2021-11-30T19:30:34Z2017-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAMPONET, Elisandra Rios da Silva. A Dupla habilidade obrigatória no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás : implicações na formação do professor de língua. 2017. 132 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-30T19:30:34Zoai:tede2:tede/888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-30T19:30:34Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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