Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1139 |
Resumo: | Esta pesquisa surge do seguinte questionam ento: professores de uma faculdade privada de Anápolis/GO têm características de criatividade e ensinam a compreensão e a ética do gênero humano, na perspectiva de Edgar Morin? Buscando responder a esta questão, foi realizado um estudo de caso que teve por objetivo analisar se e como as práxis docentes desenvolvidas na faculdade objeto de estudo apresentam características de criatividade, numa perpesctiva transdisciplinar. Utilizando a abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo aplicou entrevista semiestruturada, questionário e rodas de conversa para o levantamento de dados e a compreensão da realidade investigada, a partir dos saberes (ensinar a compreensão e a ética do gênero humano) propostos por Edgar Morin (2000). Para dar sustento à construção da epistemologia da pesquisa e promover as análises dos dados levantados, discutimos os referenciais teóricos sobre complexidade, transdisciplinaridade, ética e criatividade. Partimos de autores como Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Vera Maria Candau, Marilza Suanno, João Henrique Suanno e Saturnino de la Torre, fundamentando a teoria que embasa o presente trabalho, entrelaçando ética, complexidade, transdisciplinaridade e criatividade. Assim, são apresentados os questionamentos propostos aos docentes que permitem entender, sob a ótica deles, as suas práxis com potencial criativo, para ensinar a compreensão e a ética do gênero humano. As respostas obtidas a partir das entrevistas semiestruturadas, questionários, anotações do diário de campo e rodas de conversa se apresentam como resultado da pesquisa, demonstrando a presença dos saberes necessários à educação do futuro, propostos po Morin (2000). Mas, além disso, o estudo de caso contribui para perceber como os docentes compreendem suas atuações e quais os caminhos que costumam trilhar em suas práticas educativas que contribuem para o ensino criativo, transdiciplinar e ético. As dificuldades relatadas e os esforços dos docentes são material empírico para compreender a atuação de professores do ensino superior frente às dificuldades impostas pela pandemia de SARS-CoV-2. Portanto, consideramos que conhecer as diferentes realidades dos professores e suas motivações para potencializar a reinvenção, a reconstrução e a auto-eco-organização em diferentes contextos é fundamental para o desenvolvimento do presente estudo. Além disso, entendemos que a pesquisa contribui para fortalecer as relações teóricas aqui propostas, possibilitando que outras pesquisas que se aprofundem nas proposições e inquietações aqui levantadas. |
id |
UEG-2_9570fbe844456e074710c0d0715ebe94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1139 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humanoA complex look at creative teaching practices in higher education for the understanding and ethics of humankindEducação SuperiorEducação Superior - Pensar complexoEducação Superior - TransdisciplinaridadeEducação Superior - Criatividade.College EducationCollege Education - Think ComplexCollege Education - TransdisciplinaryCollege Education - CreativeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa surge do seguinte questionam ento: professores de uma faculdade privada de Anápolis/GO têm características de criatividade e ensinam a compreensão e a ética do gênero humano, na perspectiva de Edgar Morin? Buscando responder a esta questão, foi realizado um estudo de caso que teve por objetivo analisar se e como as práxis docentes desenvolvidas na faculdade objeto de estudo apresentam características de criatividade, numa perpesctiva transdisciplinar. Utilizando a abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo aplicou entrevista semiestruturada, questionário e rodas de conversa para o levantamento de dados e a compreensão da realidade investigada, a partir dos saberes (ensinar a compreensão e a ética do gênero humano) propostos por Edgar Morin (2000). Para dar sustento à construção da epistemologia da pesquisa e promover as análises dos dados levantados, discutimos os referenciais teóricos sobre complexidade, transdisciplinaridade, ética e criatividade. Partimos de autores como Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Vera Maria Candau, Marilza Suanno, João Henrique Suanno e Saturnino de la Torre, fundamentando a teoria que embasa o presente trabalho, entrelaçando ética, complexidade, transdisciplinaridade e criatividade. Assim, são apresentados os questionamentos propostos aos docentes que permitem entender, sob a ótica deles, as suas práxis com potencial criativo, para ensinar a compreensão e a ética do gênero humano. As respostas obtidas a partir das entrevistas semiestruturadas, questionários, anotações do diário de campo e rodas de conversa se apresentam como resultado da pesquisa, demonstrando a presença dos saberes necessários à educação do futuro, propostos po Morin (2000). Mas, além disso, o estudo de caso contribui para perceber como os docentes compreendem suas atuações e quais os caminhos que costumam trilhar em suas práticas educativas que contribuem para o ensino criativo, transdiciplinar e ético. As dificuldades relatadas e os esforços dos docentes são material empírico para compreender a atuação de professores do ensino superior frente às dificuldades impostas pela pandemia de SARS-CoV-2. Portanto, consideramos que conhecer as diferentes realidades dos professores e suas motivações para potencializar a reinvenção, a reconstrução e a auto-eco-organização em diferentes contextos é fundamental para o desenvolvimento do presente estudo. Além disso, entendemos que a pesquisa contribui para fortalecer as relações teóricas aqui propostas, possibilitando que outras pesquisas que se aprofundem nas proposições e inquietações aqui levantadas.This research arises from the following question: do professors at a private college in Anápolis/GO have characteristics of creativity and do they teach the understanding and ethics of humankind, from the perspective of Edgar Morin? Seeking to answer this question, a case study was carried out with the objective of analyzing whether/why/how the teaching praxis developed in the faculty object of study present characteristics of creativity, in a transdisciplinary perspective. Using a qualitative research approach, the study used a semi-structured interview, questionnaire and conversation circles to collect data and understand the investigated reality, based on the knowledge (teaching the understanding and ethics of the human race) proposed by Edgar Morin (2000). To support the construction of the epistemology of the research and promote the analysis of the collected data, we discuss the theoretical references on complexity, transdisciplinarity, ethics and creativity. We start with authors such as Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Vera Maria Candau, g the theory that underpins the present work, interweaving ethics, complexity, transdisciplinarity and creativity. Thus, the questions proposed to teachers are presented, which allow understanding, from their perspective, their praxis with creative potential, to teach the understanding and ethics of the human race. The answers obtained from the semi-structured interviews, questionnaires, field diary notes and conversation circles are presented as a result of the research, demonstrating the presence of necessary knowledge for the education of the future, proposed by Morin (2000). But beyond that, the case study helps to understand how teachers understand their actions and what paths they usually follow in their educational practices that contribute to creative, transdisciplinary and ethical teaching. These are the difficulties reported and the professors' efforts to provide empirical material to understand the performance of higher education professors in the face of the difficulties imposed by the SARS-CoV-2 pandemic. Therefore, we believe that knowing the different realities of teachers and their motivations to enhance reinvention, reconstruction and self-ecoorganization in different contexts is fundamental for the development of this study. In addition, we understand that the research contributes to strengthening the theoretical relationships proposed here, allowing other researches to go deeper into the propositions and concerns raised here.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Alves, Maria Dolores FortesOliveira, Hélvio Frank deJesus, Stephany Mayara Souza de2023-02-23T14:19:27Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDE JESUS. Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano. 2022. 142f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-05-12T17:53:12Zoai:tede2:tede/1139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-05-12T17:53:12Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano A complex look at creative teaching practices in higher education for the understanding and ethics of humankind |
title |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano |
spellingShingle |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano Jesus, Stephany Mayara Souza de Educação Superior Educação Superior - Pensar complexo Educação Superior - Transdisciplinaridade Educação Superior - Criatividade. College Education College Education - Think Complex College Education - Transdisciplinary College Education - Creative CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano |
title_full |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano |
title_fullStr |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano |
title_full_unstemmed |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano |
title_sort |
Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano |
author |
Jesus, Stephany Mayara Souza de |
author_facet |
Jesus, Stephany Mayara Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suanno, João Henrique http://lattes.cnpq.br/0083918417985786 Suanno, João Henrique http://lattes.cnpq.br/0083918417985786 Alves, Maria Dolores Fortes Oliveira, Hélvio Frank de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Stephany Mayara Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Educação Superior - Pensar complexo Educação Superior - Transdisciplinaridade Educação Superior - Criatividade. College Education College Education - Think Complex College Education - Transdisciplinary College Education - Creative CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Superior Educação Superior - Pensar complexo Educação Superior - Transdisciplinaridade Educação Superior - Criatividade. College Education College Education - Think Complex College Education - Transdisciplinary College Education - Creative CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa surge do seguinte questionam ento: professores de uma faculdade privada de Anápolis/GO têm características de criatividade e ensinam a compreensão e a ética do gênero humano, na perspectiva de Edgar Morin? Buscando responder a esta questão, foi realizado um estudo de caso que teve por objetivo analisar se e como as práxis docentes desenvolvidas na faculdade objeto de estudo apresentam características de criatividade, numa perpesctiva transdisciplinar. Utilizando a abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo aplicou entrevista semiestruturada, questionário e rodas de conversa para o levantamento de dados e a compreensão da realidade investigada, a partir dos saberes (ensinar a compreensão e a ética do gênero humano) propostos por Edgar Morin (2000). Para dar sustento à construção da epistemologia da pesquisa e promover as análises dos dados levantados, discutimos os referenciais teóricos sobre complexidade, transdisciplinaridade, ética e criatividade. Partimos de autores como Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Vera Maria Candau, Marilza Suanno, João Henrique Suanno e Saturnino de la Torre, fundamentando a teoria que embasa o presente trabalho, entrelaçando ética, complexidade, transdisciplinaridade e criatividade. Assim, são apresentados os questionamentos propostos aos docentes que permitem entender, sob a ótica deles, as suas práxis com potencial criativo, para ensinar a compreensão e a ética do gênero humano. As respostas obtidas a partir das entrevistas semiestruturadas, questionários, anotações do diário de campo e rodas de conversa se apresentam como resultado da pesquisa, demonstrando a presença dos saberes necessários à educação do futuro, propostos po Morin (2000). Mas, além disso, o estudo de caso contribui para perceber como os docentes compreendem suas atuações e quais os caminhos que costumam trilhar em suas práticas educativas que contribuem para o ensino criativo, transdiciplinar e ético. As dificuldades relatadas e os esforços dos docentes são material empírico para compreender a atuação de professores do ensino superior frente às dificuldades impostas pela pandemia de SARS-CoV-2. Portanto, consideramos que conhecer as diferentes realidades dos professores e suas motivações para potencializar a reinvenção, a reconstrução e a auto-eco-organização em diferentes contextos é fundamental para o desenvolvimento do presente estudo. Além disso, entendemos que a pesquisa contribui para fortalecer as relações teóricas aqui propostas, possibilitando que outras pesquisas que se aprofundem nas proposições e inquietações aqui levantadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 2023-02-23T14:19:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DE JESUS. Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano. 2022. 142f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1139 |
identifier_str_mv |
DE JESUS. Um olhar complexo sobre as práticas criativas docentes no ensino superior para a compreensão e a ética do gênero humano. 2022. 142f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1799944611006775296 |