Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nilma Fernandes do Amaral
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/854
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias e investiga as implicações pedagógicas do uso do notebook nos primeiros anos do ensino fundamental pelos professores incluídos no projeto Professor Conectado, da Rede Municipal de Educação de Anápolis (GO). A pesquisa foi realizada em escolas municipais e teve como objetivo geral investigar como os professores sujeitos da pesquisa utilizam o notebook em suas práticas pedagógicas e até que ponto tal instrumento tecnológico é utilizado como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica ancorou-se nos conceitos básicos vigotskianos sobre o processo de ensino-aprendizagem (aprendizado) e nas produções de autores próximos de tais conceitos em suas pesquisas sobre o uso de tecnologias no trabalho docente. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação de aulas dos professores investigados e a aplicação de um questionário. O estudo evidenciou que o uso do notebook e de outros recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos professores investigados foi predominantemente de forma utilitarista e pragmática, sem incorporação ao trabalho pedagógico, o que permite inferir pelo comprometimento do processo de mediação da aprendizagem dos alunos. Encontraram-se, todavia, indícios de um início de diálogo para incorporação didática de recursos tecnológicos, em especial, do notebook, na formação profissional e continuada dos professores e no processo de ensino-aprendizagem, o que aponta para um caminho já aberto. Os dados empíricos da pesquisa sinalizam que os sujeitos investigados têm dificuldade de perceber inicialmente outra abordagem do processo de ensino-aprendizagem que não seja a tecnicista, porém, existem possibilidades de transformação dessa realidade, caso haja investimentos na formação continuada dos docentes.
id UEG-2_9abb853e2302eba7ab62b139f5dc8505
oai_identifier_str oai:tede2:tede/854
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docenteTecnologia na educaçãoNotebook e ensinoProjeto Professor ConectadoTechnology in educationLaptop and teachingConnected Teacher ProjectCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias e investiga as implicações pedagógicas do uso do notebook nos primeiros anos do ensino fundamental pelos professores incluídos no projeto Professor Conectado, da Rede Municipal de Educação de Anápolis (GO). A pesquisa foi realizada em escolas municipais e teve como objetivo geral investigar como os professores sujeitos da pesquisa utilizam o notebook em suas práticas pedagógicas e até que ponto tal instrumento tecnológico é utilizado como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica ancorou-se nos conceitos básicos vigotskianos sobre o processo de ensino-aprendizagem (aprendizado) e nas produções de autores próximos de tais conceitos em suas pesquisas sobre o uso de tecnologias no trabalho docente. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação de aulas dos professores investigados e a aplicação de um questionário. O estudo evidenciou que o uso do notebook e de outros recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos professores investigados foi predominantemente de forma utilitarista e pragmática, sem incorporação ao trabalho pedagógico, o que permite inferir pelo comprometimento do processo de mediação da aprendizagem dos alunos. Encontraram-se, todavia, indícios de um início de diálogo para incorporação didática de recursos tecnológicos, em especial, do notebook, na formação profissional e continuada dos professores e no processo de ensino-aprendizagem, o que aponta para um caminho já aberto. Os dados empíricos da pesquisa sinalizam que os sujeitos investigados têm dificuldade de perceber inicialmente outra abordagem do processo de ensino-aprendizagem que não seja a tecnicista, porém, existem possibilidades de transformação dessa realidade, caso haja investimentos na formação continuada dos docentes.This dissertation research is linked to Education, School and Technology line and investigates the pedagogical implications of the laptop uses in the first years of elementary school teachers included in the project Teacher Connected, the Municipal Education Network Anapolis (GO). The survey was conducted in local schools and main goal was to investigate how teachers research subjects using the laptop in their teaching practices and until what level such technological tool is used to support the teaching- learning process. The theoretical foundation was anchored in Vygotskis basics of teaching- learning (learning) and the upcoming productions of authors of such concepts in their research on the use of technology in teaching. Developed a qualitative research, exploratory, using as instruments data collection classroom observation of teachers investigated and the application of a questionnaire. The study showed that the use of the laptop and other technological resources in the pedagogical practices of teachers was investigated predominantly utilitarian and pragmatic way, without incorporation into the pedagogical work, which allows us to infer the involvement of the mediation process of student learning. They met, however, no evidence of an early didactic dialogue to incorporate technological resources, in particular, laptop, professional and continuing education of teachers and the teaching- learning process, which points to an already open way. Empirical research data indicate that the subjects investigated have difficulty initially to realize another approach in the teaching-learning process than the technicalities, however, there are possibilities to transform this reality, if there is some investment in the continuing education of teachers.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Montagnini, Magda IvoneteMontagnini, Magda IvonetePereira, Ariovaldo LopesLimonta, Sandra ValériaFreitas, Raquel Aparecida Marra da MadeiraSantos, Nilma Fernandes do Amaral2021-11-29T12:19:15Z2014-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Nilma Fernandes do Amaral. Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente. 2014. 173 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis, GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:19:15Zoai:tede2:tede/854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:19:15Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
title Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
spellingShingle Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
Santos, Nilma Fernandes do Amaral
Tecnologia na educação
Notebook e ensino
Projeto Professor Conectado
Technology in education
Laptop and teaching
Connected Teacher Project
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
title_full Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
title_fullStr Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
title_full_unstemmed Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
title_sort Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente
author Santos, Nilma Fernandes do Amaral
author_facet Santos, Nilma Fernandes do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montagnini, Magda Ivonete
Montagnini, Magda Ivonete
Pereira, Ariovaldo Lopes
Limonta, Sandra Valéria
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nilma Fernandes do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia na educação
Notebook e ensino
Projeto Professor Conectado
Technology in education
Laptop and teaching
Connected Teacher Project
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Tecnologia na educação
Notebook e ensino
Projeto Professor Conectado
Technology in education
Laptop and teaching
Connected Teacher Project
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias e investiga as implicações pedagógicas do uso do notebook nos primeiros anos do ensino fundamental pelos professores incluídos no projeto Professor Conectado, da Rede Municipal de Educação de Anápolis (GO). A pesquisa foi realizada em escolas municipais e teve como objetivo geral investigar como os professores sujeitos da pesquisa utilizam o notebook em suas práticas pedagógicas e até que ponto tal instrumento tecnológico é utilizado como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica ancorou-se nos conceitos básicos vigotskianos sobre o processo de ensino-aprendizagem (aprendizado) e nas produções de autores próximos de tais conceitos em suas pesquisas sobre o uso de tecnologias no trabalho docente. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação de aulas dos professores investigados e a aplicação de um questionário. O estudo evidenciou que o uso do notebook e de outros recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos professores investigados foi predominantemente de forma utilitarista e pragmática, sem incorporação ao trabalho pedagógico, o que permite inferir pelo comprometimento do processo de mediação da aprendizagem dos alunos. Encontraram-se, todavia, indícios de um início de diálogo para incorporação didática de recursos tecnológicos, em especial, do notebook, na formação profissional e continuada dos professores e no processo de ensino-aprendizagem, o que aponta para um caminho já aberto. Os dados empíricos da pesquisa sinalizam que os sujeitos investigados têm dificuldade de perceber inicialmente outra abordagem do processo de ensino-aprendizagem que não seja a tecnicista, porém, existem possibilidades de transformação dessa realidade, caso haja investimentos na formação continuada dos docentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-07
2021-11-29T12:19:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Nilma Fernandes do Amaral. Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente. 2014. 173 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis, GO .
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/854
identifier_str_mv SANTOS, Nilma Fernandes do Amaral. Projeto professor conectado : implicações pedagógicas no trabalho docente. 2014. 173 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis, GO .
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093991549894656