As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aline Moreira da Fonseca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767
Resumo: Esta pesquisa busca investigar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do 5o período do Curso de Letras da Unidade Universitária de Jussara da Universidade Estadual de Goiás. A investigação recai tanto na organização retórica como nos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para a investigação, selecionar-se um córpus de vinte resenhas produzidas de acordo com o modelo CARS (SWALES, 1990). O estudofundamenta-se em autores como: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); Biasi-Rodrigues (1998); Bias Rodrigues, Araújo e Sousa (2009); Crismore (1989); Feak e Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta Roth e Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). A pesquisa vale-se de uma análise qualitativo-quantitativa e interpretativa para a descrição de sua organização retórica e das escolhas lexicais para apontar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas. Desse modo, as resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a estrutura retórica e os elementos léxico gramaticais do gênero. Ao mapear as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do Curso de Letras, os resultados pretendem apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de tal gênero em diferentes cursos de graduação. PALAVRAS-CHAVE: Resenhas acadêmicas. Estrutura retórica. Organização léxico-gramatical.
id UEG-2_9d77f83895a4c4678813ea6f8a59eca6
oai_identifier_str oai:tede2:tede/767
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gêneroEscapes, divergences and deviations in academic reviews : a rhetorical and lexical-grammatical study of the genreResenhas acadêmicasEstrutura retóricaOrganização léxicogramaticalAcademic reviewsRhetorical structureLexical-grammatical organizationLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa busca investigar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do 5o período do Curso de Letras da Unidade Universitária de Jussara da Universidade Estadual de Goiás. A investigação recai tanto na organização retórica como nos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para a investigação, selecionar-se um córpus de vinte resenhas produzidas de acordo com o modelo CARS (SWALES, 1990). O estudofundamenta-se em autores como: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); Biasi-Rodrigues (1998); Bias Rodrigues, Araújo e Sousa (2009); Crismore (1989); Feak e Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta Roth e Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). A pesquisa vale-se de uma análise qualitativo-quantitativa e interpretativa para a descrição de sua organização retórica e das escolhas lexicais para apontar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas. Desse modo, as resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a estrutura retórica e os elementos léxico gramaticais do gênero. Ao mapear as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do Curso de Letras, os resultados pretendem apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de tal gênero em diferentes cursos de graduação. PALAVRAS-CHAVE: Resenhas acadêmicas. Estrutura retórica. Organização léxico-gramatical.This research seeks to investigate the divergences, leaks and deviations in the reviews produced by students of the 5th period of the Letters Course at the University Unit of Jussara at the State University of Goiás. The investigation falls on both the rhetorical organization and the formal elements that signal this organization at the lexical-grammatical level. For the investigation, a corpus of twenty reviews produced according to the CARS model will be selected (SWALES, 1990). The study is based on authors such as: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); BiasiRodrigues (1998); Biasi-Rodrigues, Araújo and Sousa (2009); Crismore (1989); Feak and Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta-Roth and Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). The research draws on a qualitative-quantitative and interpretative analysis to describe its rhetorical organization and lexical choices to point out divergences, leaks and deviations in reviews. In this way, the reviews will be subjected to a segmentation and analysis process, considering the rhetorical structure and the lexical-grammatical elements of the genre. By mapping the divergences, leaks and deviations in the reviews produced by students of the Language Course, the results intend to point out theoretical and methodological paths for teaching this genre in different undergraduate courses.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Assis, Eleone Ferraz dehttp://lattes.cnpq.br/7712734063758697Assis, Eleone Ferraz dehttp://lattes.cnpq.br/7712734063758697Riestra, Dorahttp://lattes.cnpq.br/1141451989655669Barros, Déborah Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/9339050986533018Nascimento, Aline Moreira da Fonseca2021-08-19T02:13:48Z2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas: um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T22:44:53Zoai:tede2:tede/767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T22:44:53Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
Escapes, divergences and deviations in academic reviews : a rhetorical and lexical-grammatical study of the genre
title As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
spellingShingle As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
Nascimento, Aline Moreira da Fonseca
Resenhas acadêmicas
Estrutura retórica
Organização léxicogramatical
Academic reviews
Rhetorical structure
Lexical-grammatical organization
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
title_full As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
title_fullStr As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
title_full_unstemmed As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
title_sort As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
author Nascimento, Aline Moreira da Fonseca
author_facet Nascimento, Aline Moreira da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Eleone Ferraz de
http://lattes.cnpq.br/7712734063758697
Assis, Eleone Ferraz de
http://lattes.cnpq.br/7712734063758697
Riestra, Dora
http://lattes.cnpq.br/1141451989655669
Barros, Déborah Magalhães de
http://lattes.cnpq.br/9339050986533018
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Aline Moreira da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Resenhas acadêmicas
Estrutura retórica
Organização léxicogramatical
Academic reviews
Rhetorical structure
Lexical-grammatical organization
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Resenhas acadêmicas
Estrutura retórica
Organização léxicogramatical
Academic reviews
Rhetorical structure
Lexical-grammatical organization
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Esta pesquisa busca investigar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do 5o período do Curso de Letras da Unidade Universitária de Jussara da Universidade Estadual de Goiás. A investigação recai tanto na organização retórica como nos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para a investigação, selecionar-se um córpus de vinte resenhas produzidas de acordo com o modelo CARS (SWALES, 1990). O estudofundamenta-se em autores como: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); Biasi-Rodrigues (1998); Bias Rodrigues, Araújo e Sousa (2009); Crismore (1989); Feak e Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta Roth e Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). A pesquisa vale-se de uma análise qualitativo-quantitativa e interpretativa para a descrição de sua organização retórica e das escolhas lexicais para apontar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas. Desse modo, as resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a estrutura retórica e os elementos léxico gramaticais do gênero. Ao mapear as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do Curso de Letras, os resultados pretendem apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de tal gênero em diferentes cursos de graduação. PALAVRAS-CHAVE: Resenhas acadêmicas. Estrutura retórica. Organização léxico-gramatical.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
2021-08-19T02:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas: um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767
identifier_str_mv NASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas: um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990392266752