As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767 |
Resumo: | Esta pesquisa busca investigar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do 5o período do Curso de Letras da Unidade Universitária de Jussara da Universidade Estadual de Goiás. A investigação recai tanto na organização retórica como nos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para a investigação, selecionar-se um córpus de vinte resenhas produzidas de acordo com o modelo CARS (SWALES, 1990). O estudofundamenta-se em autores como: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); Biasi-Rodrigues (1998); Bias Rodrigues, Araújo e Sousa (2009); Crismore (1989); Feak e Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta Roth e Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). A pesquisa vale-se de uma análise qualitativo-quantitativa e interpretativa para a descrição de sua organização retórica e das escolhas lexicais para apontar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas. Desse modo, as resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a estrutura retórica e os elementos léxico gramaticais do gênero. Ao mapear as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do Curso de Letras, os resultados pretendem apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de tal gênero em diferentes cursos de graduação. PALAVRAS-CHAVE: Resenhas acadêmicas. Estrutura retórica. Organização léxico-gramatical. |
id |
UEG-2_9d77f83895a4c4678813ea6f8a59eca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/767 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gêneroEscapes, divergences and deviations in academic reviews : a rhetorical and lexical-grammatical study of the genreResenhas acadêmicasEstrutura retóricaOrganização léxicogramaticalAcademic reviewsRhetorical structureLexical-grammatical organizationLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa busca investigar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do 5o período do Curso de Letras da Unidade Universitária de Jussara da Universidade Estadual de Goiás. A investigação recai tanto na organização retórica como nos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para a investigação, selecionar-se um córpus de vinte resenhas produzidas de acordo com o modelo CARS (SWALES, 1990). O estudofundamenta-se em autores como: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); Biasi-Rodrigues (1998); Bias Rodrigues, Araújo e Sousa (2009); Crismore (1989); Feak e Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta Roth e Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). A pesquisa vale-se de uma análise qualitativo-quantitativa e interpretativa para a descrição de sua organização retórica e das escolhas lexicais para apontar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas. Desse modo, as resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a estrutura retórica e os elementos léxico gramaticais do gênero. Ao mapear as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do Curso de Letras, os resultados pretendem apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de tal gênero em diferentes cursos de graduação. PALAVRAS-CHAVE: Resenhas acadêmicas. Estrutura retórica. Organização léxico-gramatical.This research seeks to investigate the divergences, leaks and deviations in the reviews produced by students of the 5th period of the Letters Course at the University Unit of Jussara at the State University of Goiás. The investigation falls on both the rhetorical organization and the formal elements that signal this organization at the lexical-grammatical level. For the investigation, a corpus of twenty reviews produced according to the CARS model will be selected (SWALES, 1990). The study is based on authors such as: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); BiasiRodrigues (1998); Biasi-Rodrigues, Araújo and Sousa (2009); Crismore (1989); Feak and Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta-Roth and Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). The research draws on a qualitative-quantitative and interpretative analysis to describe its rhetorical organization and lexical choices to point out divergences, leaks and deviations in reviews. In this way, the reviews will be subjected to a segmentation and analysis process, considering the rhetorical structure and the lexical-grammatical elements of the genre. By mapping the divergences, leaks and deviations in the reviews produced by students of the Language Course, the results intend to point out theoretical and methodological paths for teaching this genre in different undergraduate courses.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Assis, Eleone Ferraz dehttp://lattes.cnpq.br/7712734063758697Assis, Eleone Ferraz dehttp://lattes.cnpq.br/7712734063758697Riestra, Dorahttp://lattes.cnpq.br/1141451989655669Barros, Déborah Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/9339050986533018Nascimento, Aline Moreira da Fonseca2021-08-19T02:13:48Z2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas: um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T22:44:53Zoai:tede2:tede/767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T22:44:53Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero Escapes, divergences and deviations in academic reviews : a rhetorical and lexical-grammatical study of the genre |
title |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero |
spellingShingle |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero Nascimento, Aline Moreira da Fonseca Resenhas acadêmicas Estrutura retórica Organização léxicogramatical Academic reviews Rhetorical structure Lexical-grammatical organization LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero |
title_full |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero |
title_fullStr |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero |
title_full_unstemmed |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero |
title_sort |
As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas : um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero |
author |
Nascimento, Aline Moreira da Fonseca |
author_facet |
Nascimento, Aline Moreira da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Eleone Ferraz de http://lattes.cnpq.br/7712734063758697 Assis, Eleone Ferraz de http://lattes.cnpq.br/7712734063758697 Riestra, Dora http://lattes.cnpq.br/1141451989655669 Barros, Déborah Magalhães de http://lattes.cnpq.br/9339050986533018 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Aline Moreira da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resenhas acadêmicas Estrutura retórica Organização léxicogramatical Academic reviews Rhetorical structure Lexical-grammatical organization LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Resenhas acadêmicas Estrutura retórica Organização léxicogramatical Academic reviews Rhetorical structure Lexical-grammatical organization LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Esta pesquisa busca investigar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do 5o período do Curso de Letras da Unidade Universitária de Jussara da Universidade Estadual de Goiás. A investigação recai tanto na organização retórica como nos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para a investigação, selecionar-se um córpus de vinte resenhas produzidas de acordo com o modelo CARS (SWALES, 1990). O estudofundamenta-se em autores como: Araújo (1996); Bhatia (1993, 1997, 2001); Biasi-Rodrigues (1998); Bias Rodrigues, Araújo e Sousa (2009); Crismore (1989); Feak e Swales (2009); Francis (1994); Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004); Miller (1984, 1994); Motta-Roth (1995); Motta Roth e Hendges (2010); Santos (1995); Swales (1990, 2004). A pesquisa vale-se de uma análise qualitativo-quantitativa e interpretativa para a descrição de sua organização retórica e das escolhas lexicais para apontar as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas. Desse modo, as resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a estrutura retórica e os elementos léxico gramaticais do gênero. Ao mapear as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas produzidas por alunos do Curso de Letras, os resultados pretendem apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de tal gênero em diferentes cursos de graduação. PALAVRAS-CHAVE: Resenhas acadêmicas. Estrutura retórica. Organização léxico-gramatical. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03 2021-08-19T02:13:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas: um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. As fugas, as divergências e os desvios em resenhas acadêmicas: um estudo retórico e léxico-gramatical do gênero. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093990392266752 |