A (in)visibilidade da mulher em livros didáticos, na perspectiva da análise de discurso crítica feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Regina de Lima Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/934
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar discursos de gênero presentes em representações da mulher em livros didáticos de Língua Portuguesa, que realizam a visibilidade e/ou apagamento dessa categoria social. Para tanto, alinho-me aos princípios teóricos do feminismo pós-estruturalista e em suas possibilidades de estudo pautados na centralidade da linguagem e na interseccionalidade (LOURO, 2014; BUTLER, 1990; LAZAR, 2007). Nesse sentido, a pesquisa, de base qualitativa, se dá a partir da articulação do tripé gênero, discurso e ideologia. Para a análise, restrita à primeira fase do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos), utilizo a corrente analítica de discurso crítica associada ao feminismo, porquanto intento desvelar discursos de gênero presentes em livros didáticos das coleções utilizadas em Crixás- GO, bem como discursos suscitados na prática pedagógica pautada nesses materiais. Desse modo, o trabalho se desdobra em duas fases complementares: a análise documental e a pesquisa de campo. Na primeira fase, selecionei textos e ilustrações com discursos de gênero, sobretudo aqueles que tinham relação com os âmbitos público e privado (profissões e esporte), a divisão de tarefas domésticas, a organização familiar e os estereótipos associados à ideia de fragilidade feminina. Na segunda fase, observei a prática pedagógica dos conteúdos selecionados, utilizando, para a coleta de dados, a gravação em áudio e anotações em um diário de campo. Posteriormente, os discursos suscitados em sala de aula foram transcritos e articulados a análise inicial dos livros didáticos. Com efeito, a pesquisa revela um apagamento da mulher nos materiais analisados e uma reiteração dessa supressão em sala de aula. Isso ocorre, principalmente, quando a temática é “profissão”. A representação da mulher se dá, de forma exclusiva, no ambiente privado/doméstico, confirmando resultados alcançados em outras pesquisas (BIROLI, 2014; DEIRÓ, 2005). Além disso, o trabalho revela duas outras questões importantes: 1) há, no livro didático e na prática pedagógica, uma associação da mulher ao termo princesa e, em decorrência disso, se espera que essa categoria social incorpore as características entendidas socialmente como próprias de uma “verdadeira” princesa (ADICHIE, 2017; ALVES; OLIVEIRA, 2017), como a submissão, a fragilidade, a necessidade de um homem que a salve, a proteja etc. (AUAD, 2016); 2) um dos livros didáticos analisados, o do 5o ano, apresenta, em uma unidade, situações discursivas contrárias aos outros materiais e até mesmo ao restante de seu próprio conteúdo. Os discursos dessa unidade podem ser definidos como “discursos contrários” (PINTO, 2004), haja vista a presença de textos verbais e não verbais que desconstroem pressupostos sexistas. Em sala de aula, os discursos sobre esse material foram, além de contrários, resistentes e afrontosos em relação às imposições sociais, sobretudo no que se refere à concepção de identidade social como algo imutável e fixo e ao machismo presente na sociedade.
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Para a análise, restrita à primeira fase do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos), utilizo a corrente analítica de discurso crítica associada ao feminismo, porquanto intento desvelar discursos de gênero presentes em livros didáticos das coleções utilizadas em Crixás- GO, bem como discursos suscitados na prática pedagógica pautada nesses materiais. Desse modo, o trabalho se desdobra em duas fases complementares: a análise documental e a pesquisa de campo. Na primeira fase, selecionei textos e ilustrações com discursos de gênero, sobretudo aqueles que tinham relação com os âmbitos público e privado (profissões e esporte), a divisão de tarefas domésticas, a organização familiar e os estereótipos associados à ideia de fragilidade feminina. Na segunda fase, observei a prática pedagógica dos conteúdos selecionados, utilizando, para a coleta de dados, a gravação em áudio e anotações em um diário de campo. Posteriormente, os discursos suscitados em sala de aula foram transcritos e articulados a análise inicial dos livros didáticos. Com efeito, a pesquisa revela um apagamento da mulher nos materiais analisados e uma reiteração dessa supressão em sala de aula. Isso ocorre, principalmente, quando a temática é “profissão”. A representação da mulher se dá, de forma exclusiva, no ambiente privado/doméstico, confirmando resultados alcançados em outras pesquisas (BIROLI, 2014; DEIRÓ, 2005). Além disso, o trabalho revela duas outras questões importantes: 1) há, no livro didático e na prática pedagógica, uma associação da mulher ao termo princesa e, em decorrência disso, se espera que essa categoria social incorpore as características entendidas socialmente como próprias de uma “verdadeira” princesa (ADICHIE, 2017; ALVES; OLIVEIRA, 2017), como a submissão, a fragilidade, a necessidade de um homem que a salve, a proteja etc. (AUAD, 2016); 2) um dos livros didáticos analisados, o do 5o ano, apresenta, em uma unidade, situações discursivas contrárias aos outros materiais e até mesmo ao restante de seu próprio conteúdo. Os discursos dessa unidade podem ser definidos como “discursos contrários” (PINTO, 2004), haja vista a presença de textos verbais e não verbais que desconstroem pressupostos sexistas. Em sala de aula, os discursos sobre esse material foram, além de contrários, resistentes e afrontosos em relação às imposições sociais, sobretudo no que se refere à concepção de identidade social como algo imutável e fixo e ao machismo presente na sociedade.This dissertation aims to analyze gender discourses in women's representations in textbooks of Portuguese, through the visibility and/or erasure of this social category. Therefore, I align myself with the theoretical principles of poststructuralist feminism and its possibilities of study based on the centrality of language and on intersectionality (LOURO, 2014, BUTLER, 1990, LAZAR, 2007). This is a qualitative research (MINAYO, 2001) which was built upon the articulation of the tripod genre, discourse and ideology. For the analysis, restricted to the first phase of Elementary School (1st to 5th grades), I use the critical strend of discourse associated with feminism, since I try to identify gender discourses in the textbooks of the collections used in the city of Crixás, state of Goiás, Brazil, as well as discourses raised in the pedagogical practice based on these materials. In this way, the work unfolds in two complementary phases: documentary analysis and field research. In the first phase, I selected texts and illustrations with gender discourses, especially those related to the public and private spheres (professions and sports), the division of household tasks, family organization and the stereotypes associated with the idea of female fragility. In the second phase, I observed the pedagogical practice of the selected contents, using audio recording and notes in a field diary for data collection. Subsequently, the discourses raised in the classroom were transcribed and articulated to the initial analysis of textbooks. In fact, the research reveals an erasure of women in the materials analyzed and a reiteration of this suppression in the classroom practice. This is especially true when the theme is ‘profession’. The representation of women occurs exclusively in the private/domestic environment (BIROLI, 2014, DEIRÓ, 2005). In addition, the investigation brings up two other important findings: 1) there is in the textbook and pedagogical practice an association of women with the term princess and, as a result, it is expected that this social category incorporates the socially understood characteristics of a “true” princess (ADICHIE, 2017, ALVES, OLIVEIRA, 2017), such as submission, fragility, the need for a man to save her, protect her and so on (AUAD, 2016); 2) the textbook of the fifth grade presents, in one specific unit, discursive situations contrary to other materials and even to the rest of its own content. The discourses of that unit can be defined as ‘opposing discourses’ (PINTO, 2004), given the presence of verbal and non-verbal texts that deconstruct sexist assumptions. In classroom, the discourses on this material were, in addition to opposites, resistant and confrontational in relation to social impositions, especially regarding the conception of social identity as something immutable and fixed and the sexism in society.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Pereira, Ariovaldo LopesPereira, Ariovaldo LopesSilva, Barbra do Rosário SabotaLima, Sóstenes Cezar deFerreira, Aparecida de JesusSilvestre, Viviane Pires VianaOliveira, Maria Regina de Lima Gonçalves2022-02-11T14:08:16Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Regina de Lima Gonçalves. A (in)visibilidade da mulher em livros didáticos, na perspectiva da análise de discurso crítica feminista. 2019. 170 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-11T14:08:16Zoai:tede2:tede/934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-11T14:08:16Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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