Educação e práticas sociais: vivências e experiências de uma líder comunitária na Comunidade Terra do Sol e adjacências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barberino, Elaine da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1503
Resumo: Esta pesquisa encontra-se alicerçada na Linha de Pesquisa Educação, Escola e Tecnologias, do Programa de Pós-graduação Stricto Senso Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias. O estudo apresenta sua centralidade na história de vida da líder comunitária Francisca Barbosa da Silva, destacando suas ações e lutas com o objetivo de garantir o desenvolvimento social e educativo dos moradores da comunidade Terra do Sol e adjacências, em Aparecida de Goiânia, Goiás. A questão geradora da pesquisa é: em que medida a liderança comunitária contribui para o desenvolvimento social e educativo na construção da cidadania em uma comunidade periférica? O objetivo geral orbita em desvelar as vivências e experiências da líder comunitária Francisca Barbosa da Silva no desenvolvimento social e educativo na construção da cidadania em uma comunidade periférica da região metropolitana de Goiânia. O corpus metodológico aproxima-se do método fenomenológico, de abordagem qualitativa, exploratória e utilizou como procedimentos pesquisa bibliográfica e de campo. Para compor o corpus metodológico tivemos como suporte as obras de Marconi e Lakatos (2003); Gil (2008); Bicudo (2011); Fazenda (2000); Jovchelovitch; Bauer (2010), para os conceitos acerca de liderança e liderança comunitária: Bento; Ribeiro (2013); Kotler (1997); Chiavenato (1999); Ornelas et al (2013) e por fim para subsidiar os estudos sobre Direitos fundamentais e Cidadania tivemos como base Lenza (2006); Morais (2011); Bobbio (2004); Marshal (1967) bem como a Constituição Federal de 1988. A recolha dos dados deu-se por meio de entrevista narrativa e a compreensão/interpretação deu-se por meio da interpretação hermenêutica, caminho próprio do método fenomenológico. Entende-se que, o desvelar do percurso vivido por essa líder comunitária apresenta o cotidiano de pessoas que, lutam por melhores condições de vida e dignidade, tendo como direção de suas aspirações os direitos fundamentais básicos. Verificou-se que as iniciativas lideradas por Francisca geram um senso de pertencimento à sociedade e inspiram conquistas significativas. Mesmo diante da ausência de intervenção do Estado e de políticas públicas específicas, tais ações asseguraram a dignidade dos residentes da localidade, deste modo, o papel desempenhado por Francisca na liderança comunitária se revela na promoção da cidadania, no fortalecimento dos vínculos sociais, no estímulo à participação ativa e na capacitação das comunidades para moldarem seu próprio destino. Conclui-se que, que o papel desempenhado pela liderança comunitária vai além da mera administração de questões locais. Sua atuação é um verdadeiro catalisador para a promoção da cidadania, o fortalecimento da participação cívica e a capacitação dos indivíduos para reivindicarem seus direitos e moldarem seu próprio destino. Que este estudo possa contribuir na ampliação do reconhecimento e apoio a líderes comunitários, cujo trabalho árduo e compromisso inspiram esperança e transformação em suas comunidades e que sirva também como meio de desmascarar a ineficácia do Estado.
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A questão geradora da pesquisa é: em que medida a liderança comunitária contribui para o desenvolvimento social e educativo na construção da cidadania em uma comunidade periférica? O objetivo geral orbita em desvelar as vivências e experiências da líder comunitária Francisca Barbosa da Silva no desenvolvimento social e educativo na construção da cidadania em uma comunidade periférica da região metropolitana de Goiânia. O corpus metodológico aproxima-se do método fenomenológico, de abordagem qualitativa, exploratória e utilizou como procedimentos pesquisa bibliográfica e de campo. Para compor o corpus metodológico tivemos como suporte as obras de Marconi e Lakatos (2003); Gil (2008); Bicudo (2011); Fazenda (2000); Jovchelovitch; Bauer (2010), para os conceitos acerca de liderança e liderança comunitária: Bento; Ribeiro (2013); Kotler (1997); Chiavenato (1999); Ornelas et al (2013) e por fim para subsidiar os estudos sobre Direitos fundamentais e Cidadania tivemos como base Lenza (2006); Morais (2011); Bobbio (2004); Marshal (1967) bem como a Constituição Federal de 1988. A recolha dos dados deu-se por meio de entrevista narrativa e a compreensão/interpretação deu-se por meio da interpretação hermenêutica, caminho próprio do método fenomenológico. Entende-se que, o desvelar do percurso vivido por essa líder comunitária apresenta o cotidiano de pessoas que, lutam por melhores condições de vida e dignidade, tendo como direção de suas aspirações os direitos fundamentais básicos. Verificou-se que as iniciativas lideradas por Francisca geram um senso de pertencimento à sociedade e inspiram conquistas significativas. Mesmo diante da ausência de intervenção do Estado e de políticas públicas específicas, tais ações asseguraram a dignidade dos residentes da localidade, deste modo, o papel desempenhado por Francisca na liderança comunitária se revela na promoção da cidadania, no fortalecimento dos vínculos sociais, no estímulo à participação ativa e na capacitação das comunidades para moldarem seu próprio destino. Conclui-se que, que o papel desempenhado pela liderança comunitária vai além da mera administração de questões locais. Sua atuação é um verdadeiro catalisador para a promoção da cidadania, o fortalecimento da participação cívica e a capacitação dos indivíduos para reivindicarem seus direitos e moldarem seu próprio destino. Que este estudo possa contribuir na ampliação do reconhecimento e apoio a líderes comunitários, cujo trabalho árduo e compromisso inspiram esperança e transformação em suas comunidades e que sirva também como meio de desmascarar a ineficácia do Estado.This research is based on the Education, School and Technologies Research Line of the Stricto Senso Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language and Technologies. The study focuses on the life story of community leader Francisca Barbosa da Silva, highlighting her actions and struggles to ensure the social and educational development of the residents of the Terra do Sol community and surrounding areas, in Aparecida de Goiânia, Goiás. The research question is: to what extent does community leadership contribute to social and educational development in the construction of citizenship in a peripheral community? The general objective is to uncover the experiences of community leader Francisca Barbosa da Silva in social and educational development in the construction of citizenship in a peripheral community in the metropolitan region of Goiânia. The methodological corpus is close to the phenomenological method, with a qualitative, exploratory approach and used bibliographical and field research as procedures. To compose the methodological corpus, we relied on the works of Marconi and Lakatos (2003); Gil (2008); Bicudo (2011); Fazenda (2000); Jovchelovitch; Bauer (2010), for the concepts of leadership and community leadership: Bento; Ribeiro (2013); Kotler (1997); Chiavenato (1999); Ornelas et al (2013) and finally, to support the studies on Fundamental Rights and Citizenship, we relied on Lenza (2006); Morais (2011); Bobbio (2004); Marshal (1967) as well as the 1988 Federal Constitution. The data was collected by means of a narrative interview and the understanding/interpretation took place by means of hermeneutic interpretation, a path specific to the phenomenological method. It is understood that unveiling the journey experienced by this community leader shows the daily lives of people who struggle for better living conditions and dignity, with basic fundamental rights as the direction of their aspirations. It was found that the initiatives led by Francisca generate a sense of belonging to society and inspire significant achievements. Even in the absence of state intervention and specific public policies, these actions have ensured the dignity of local residents. Francisca's role in community leadership is thus revealed in the promotion of citizenship, the strengthening of social ties, the encouragement of active participation and the empowerment of communities to shape their own destiny. It is concluded that the role played by community leadership goes beyond the mere administration of local issues. Its actions are a true catalyst for promoting citizenship, strengthening civic participation and empowering individuals to claim their rights and shape their own destiny. That this study may contribute to widening the recognition and support of community leaders, whose hard work and commitment inspire hope and transformation in their communities and that it also serve as a means to unmask the ineffectiveness of the State.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Castro, Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Castro, Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Rodrigues, Olira SaraivaAnes, Rodrigo Roncato MarquesAlmeida, Renato Barros deBarberino, Elaine da Silva2024-05-15T11:51:56Z2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBERINO, Elaine da Silva. Educação e práticas sociais: vivências e experiências de uma líder comunitária na Comunidade Terra do Sol e adjacências. 2024. 128f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-05-15T11:51:56Zoai:tede2:tede/1503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-05-15T11:51:56Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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