Proposição de uma sequência didática para formação de professores centrada na discussão da natureza da ciência por meio de estudo histórico do telescópio de Galileu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/463 |
Resumo: | A necessidade de incluir, nos currículos de ciências, instrução a respeito de estudos sobre a Natureza da Ciência, de modo a promover concepções mais adequadas acerca da empreitada científica, em especial na educação em ciências, tem sido uma preocupação entre pesquisadores, em educação científica e filosófica, desde o início do século XX. Tal discussão mostra-se importante para a formação de professores na contestação da visão empiristaindutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia contemporânea. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é fazer um estudo histórico do telescópio de Galileu e discutir como este estudo poderá propiciar a construção de uma sequência didática, centrada nos pontos consensuais da Natureza da Ciência, para ser utilizada na perspectiva do modelo reflexivo no processo formativo de professores. Além disso, por meio desta discussão, construímos a sequência didática com o intuito de corroborar na aprendizagem de aspectos da Natureza da Ciência, na formação de professores de ciências, que ministram aulas nos dois últimos anos das séries iniciais (8º e 9º ano) e ou Física para o Ensino Médio. Para tal fim, utilizamos como metodologia a pesquisa documental e o Estudo de Caso Histórico proposto por Arthur Stinner. Assim, no estudo histórico, evidenciamos os elementos teóricos que influenciaram o trabalho de aperfeiçoamento do telescópio de Galileu, tais como: planejamento de experimentos, busca por exatidão e precisão, estudos da combinação de lentes e o contato com a primeira luneta. Isto contribui para o entendimento de que a teoria precede a observação, rompendo com a visão de que o conhecimento nasce somente de uma base observacional e experimental, contestando a visão individualista e neutra de Ciência. Nesse sentido, tal discussão mostra-se importante para a formação de professores para contestar a visão empirista-indutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia contemporânea, que tem entre os seus representantes: Kuhn, Koyré, Feyerabend, Popper, Lakatos, Latour, Laudan, entre outros. |
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Proposição de uma sequência didática para formação de professores centrada na discussão da natureza da ciência por meio de estudo histórico do telescópio de GalileuProposition of a didactic sequence for teacher training centered on the discussion of the nature of science through a historical study of the Galileo telescopeNatureza da CiênciaAstronomiaTelescópio de GalileuSequência didáticaFormação de ProfessoresEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA necessidade de incluir, nos currículos de ciências, instrução a respeito de estudos sobre a Natureza da Ciência, de modo a promover concepções mais adequadas acerca da empreitada científica, em especial na educação em ciências, tem sido uma preocupação entre pesquisadores, em educação científica e filosófica, desde o início do século XX. Tal discussão mostra-se importante para a formação de professores na contestação da visão empiristaindutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia contemporânea. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é fazer um estudo histórico do telescópio de Galileu e discutir como este estudo poderá propiciar a construção de uma sequência didática, centrada nos pontos consensuais da Natureza da Ciência, para ser utilizada na perspectiva do modelo reflexivo no processo formativo de professores. Além disso, por meio desta discussão, construímos a sequência didática com o intuito de corroborar na aprendizagem de aspectos da Natureza da Ciência, na formação de professores de ciências, que ministram aulas nos dois últimos anos das séries iniciais (8º e 9º ano) e ou Física para o Ensino Médio. Para tal fim, utilizamos como metodologia a pesquisa documental e o Estudo de Caso Histórico proposto por Arthur Stinner. Assim, no estudo histórico, evidenciamos os elementos teóricos que influenciaram o trabalho de aperfeiçoamento do telescópio de Galileu, tais como: planejamento de experimentos, busca por exatidão e precisão, estudos da combinação de lentes e o contato com a primeira luneta. Isto contribui para o entendimento de que a teoria precede a observação, rompendo com a visão de que o conhecimento nasce somente de uma base observacional e experimental, contestando a visão individualista e neutra de Ciência. Nesse sentido, tal discussão mostra-se importante para a formação de professores para contestar a visão empirista-indutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia contemporânea, que tem entre os seus representantes: Kuhn, Koyré, Feyerabend, Popper, Lakatos, Latour, Laudan, entre outros.The necessity to include, in science curricula, instruction regarding studies on the Nature of Science, in order to promote more adequate conceptions about the scientific enterprise, particularly in science education, has been a concern among researchers in education and philosophical science, from the early twentieth century. This discussion is important for teachers training in the defense of the empiricist-inductive view of science, in order to get closer views of contemporary epistemology. In this sense, the objective of this study is to make a historical study of Galileo's telescope and discuss how this study could encourage the construction of a didactic sequence centered on consensual points of Nature of Science, to be used in view of the reflective model in the process of teachers training. In addition, through this discussion, we built a didactic sequence in order to corroborate the learning aspects of the Nature of Science and science teachers training, who teach to the last two years of the initial series (8th and 9th grades) and/or who teach physics to high school. To this purpose, we used documentary research and case study proposed by Arthur Historic Stinner as methodology. Thus, in the historical study, we noted the theoretical elements that influenced the improvement of work of Galileo's telescope, such as design of experiments, search for accuracy and precision, studies of the combination of lenses and contact with the first lunette. This contributes to the understanding that theory precedes observation, breaking with the view that knowledge only comes from an observational and experimental base, challenging the individualistic and neutral view of science. In this sense, this discussion is important for teachers training to challenge the empiricist-inductive view of science, in order to get closer views of contemporary epistemology, which is represented by: Kuhn, Koyré, Feyerabend, Popper, Lakatos, Latour, Laudan, among others.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Queirós, Wellington Pereira deQueirós, Wellington Pereira deLanghi, RodolfoPorto , Marcelo DuarteCoêlho, Marcelo de Sousa2021-03-30T19:24:00Z2016-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, M. S. Proposição de uma sequência didática para formação de professores centrada na discussão da natureza da ciência por meio de estudo histórico do telescópio de Galileu. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-30T19:24:00Zoai:tede2:tede/463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-30T19:24Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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A necessidade de incluir, nos currículos de ciências, instrução a respeito de estudos sobre a Natureza da Ciência, de modo a promover concepções mais adequadas acerca da empreitada científica, em especial na educação em ciências, tem sido uma preocupação entre pesquisadores, em educação científica e filosófica, desde o início do século XX. Tal discussão mostra-se importante para a formação de professores na contestação da visão empiristaindutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia contemporânea. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é fazer um estudo histórico do telescópio de Galileu e discutir como este estudo poderá propiciar a construção de uma sequência didática, centrada nos pontos consensuais da Natureza da Ciência, para ser utilizada na perspectiva do modelo reflexivo no processo formativo de professores. Além disso, por meio desta discussão, construímos a sequência didática com o intuito de corroborar na aprendizagem de aspectos da Natureza da Ciência, na formação de professores de ciências, que ministram aulas nos dois últimos anos das séries iniciais (8º e 9º ano) e ou Física para o Ensino Médio. Para tal fim, utilizamos como metodologia a pesquisa documental e o Estudo de Caso Histórico proposto por Arthur Stinner. Assim, no estudo histórico, evidenciamos os elementos teóricos que influenciaram o trabalho de aperfeiçoamento do telescópio de Galileu, tais como: planejamento de experimentos, busca por exatidão e precisão, estudos da combinação de lentes e o contato com a primeira luneta. Isto contribui para o entendimento de que a teoria precede a observação, rompendo com a visão de que o conhecimento nasce somente de uma base observacional e experimental, contestando a visão individualista e neutra de Ciência. Nesse sentido, tal discussão mostra-se importante para a formação de professores para contestar a visão empirista-indutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia contemporânea, que tem entre os seus representantes: Kuhn, Koyré, Feyerabend, Popper, Lakatos, Latour, Laudan, entre outros. |
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