Rousseau e a formação do homem autônomo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geraldo Márcio da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/405
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa de cunho teórico, que investiga a formação do Emílio em JeanJacques Rousseau e os motivos que o levaram a formá-lo fora da sociedade. Para tal, no primeiro capítulo, abordar-se-á os motivos de sua recusa em formar o homem na sociedade instituída, a sua constituição no estado de natureza, o que o fez sair dessa condição, a aquisição de uma nova forma de vida, a criação do estado civil e a recusa em formá-lo na sociedade. No segundo capítulo far-se-á um estudo do preparo da criança para ser educada contra a educação positiva. Para isso, investigar-se-á a educação da sociedade, o homem social, a impossibilidade em formar o homem na sociedade, qual formação propõe, o que recusa, para então entender o projeto educacional Comentado [Y1]: que investiga rousseauniano. No terceiro capítulo abordar-se-á a educação negativa, as fases da educação negativa e a formação do Emílio. A obra Emílio ou Da educação é referência principal, as obras de apoio são: Ensaio sobre a Origem das Línguas, Discurso sobre as Ciências e as Artes (Primeiro Discurso), o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os homens (Segundo Discurso), o Contrato Social e A Nova Heloísa. Rousseau prepara a criança para ser educada contra a educação positiva, aquela que antecipa os saberes e desrespeitam as fases da formação. Com isso, aquilo que ela reproduz não está internalizado porque não possui maturidade intelectual para compreender. Assim, os malefícios que esses ensinamentos causam no seu desenvolvimento intelectual não passam de futilidades. Esta educação é incapaz de formar o homem autônomo, por isso Rousseau pensa a educação negativa, aquela que conserva a natureza humana e respeita as fases da formação, permitindo-lhe que aprenda a suprir as próprias necessidades. Assim, o corpo gradativamente adquire a força necessária para superar os obstáculos naturais, a natureza humana é conservada distante dos hábitos e costumes. Eis a formação do homem autônomo, aquele que possui o equilíbrio entre força e necessidade e é pleno em qualquer momento da vida.
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No terceiro capítulo abordar-se-á a educação negativa, as fases da educação negativa e a formação do Emílio. A obra Emílio ou Da educação é referência principal, as obras de apoio são: Ensaio sobre a Origem das Línguas, Discurso sobre as Ciências e as Artes (Primeiro Discurso), o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os homens (Segundo Discurso), o Contrato Social e A Nova Heloísa. Rousseau prepara a criança para ser educada contra a educação positiva, aquela que antecipa os saberes e desrespeitam as fases da formação. Com isso, aquilo que ela reproduz não está internalizado porque não possui maturidade intelectual para compreender. Assim, os malefícios que esses ensinamentos causam no seu desenvolvimento intelectual não passam de futilidades. Esta educação é incapaz de formar o homem autônomo, por isso Rousseau pensa a educação negativa, aquela que conserva a natureza humana e respeita as fases da formação, permitindo-lhe que aprenda a suprir as próprias necessidades. Assim, o corpo gradativamente adquire a força necessária para superar os obstáculos naturais, a natureza humana é conservada distante dos hábitos e costumes. Eis a formação do homem autônomo, aquele que possui o equilíbrio entre força e necessidade e é pleno em qualquer momento da vida.This work is a theoretical research, investigates the formation of Emile in Jean-Jacques Rousseau and the reasons that led him to form him outside society. To this end, in the first chapter we will address the reasons for the refusal to form man in the instituted society, the constitution of man in the state of nature, which made him leave the state of nature, the acquisition of a new way of life, the creation of the marital status and Emile and the refusal of society. In the second chapter there will be a study of the child's preparation to be educated against positive education. For that, we investigate the education of society, the social man, the impossibility of training man in society, what formation he proposes, what he refuses, to understand the educational project proposed by him. In the third chapter we will deal with negative education, the negative education phases and the formation of the Emile. The work Emile, or on education is the main reference, supporting works: Essay on the Origin of Languages, Discourse on the Arts and Science (First Discourse), Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men (Second Discourse), The Social Contract and Julie, or the New Heloise. Rousseau prepares the child to be educated against positive education, one that anticipates knowledge and disrespects the stages of formation. Thus, what it reproduces is not internalized because it does not have the intellectual maturity to understand. Thus, the harm these teachings cause to her intellectual development is nothing but futility. This education is incapable of autonomous man, so he thinks of negative education, one that conserves human nature and respects the phases of the child's formation, allowing him to learn to meet his own needs. In this way, the body gradually acquires the strength necessary to overcome natural obstacles. Thus, human nature is kept away from social habits and customs. This is the formation of the autonomous man, one who has the balance between strength and need and is complete at any time in life.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Guimarães, Gedhttp://lattes.cnpq.br/009596305871687Guimarães, GedPinheiro, VeralúciaBarcelos, Simone de Magalhães VieiraFerreira, Evandson PaivaSilva, Geraldo Márcio da2021-03-08T14:10:59Z2020-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Geraldo. Rousseau e a formação do homem autônomo. 2020. 103 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Anápolis de Ciências Soocioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás,Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-08T14:10:59Zoai:tede2:tede/405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-08T14:10:59Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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