Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Wilson Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532
Resumo: O texto procura analisar o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, no que concerne à formação humana. Tendo como fonte principal a obra Emílio ou da educação, escrito na fase de sua maturidade intelectual, a coletânea de reflexões educacionais é composta por cinco livros. Neles é narrada a história de um órfão chamado Emílio, colocado sob os auspícios de um preceptor que passa com ele todas as fases educacionais (idade da natureza, idade da força, idade da razão e idade da sabedoria) de sua vida. Tendo em vista que Rousseau é um autor bastante mal interpretado, o artigo procura contribuir com as discussões em torno do tema e evidenciar a essência da obra: a de não ser um manual, mas uma profunda reflexão em torno do fenômeno educativo e uma respeitável filosofia da educação.
id UNICAMP-18_d6b6793b5f05359b62d5e5ea82dc541b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643532
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Uma pequena introdução ao Emílio, de RousseauUma pequena introdução ao Emílio, de RousseauUma pequena introdução ao Emílio, de RousseauRousseauEmílioFilosofia da educaçãoPedagogiaEducaçãoRousseau ÉmilePhilosophy of educationPedagogyRousseauEmílioFilosofia da educaçãoPedagogiaO texto procura analisar o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, no que concerne à formação humana. Tendo como fonte principal a obra Emílio ou da educação, escrito na fase de sua maturidade intelectual, a coletânea de reflexões educacionais é composta por cinco livros. Neles é narrada a história de um órfão chamado Emílio, colocado sob os auspícios de um preceptor que passa com ele todas as fases educacionais (idade da natureza, idade da força, idade da razão e idade da sabedoria) de sua vida. Tendo em vista que Rousseau é um autor bastante mal interpretado, o artigo procura contribuir com as discussões em torno do tema e evidenciar a essência da obra: a de não ser um manual, mas uma profunda reflexão em torno do fenômeno educativo e uma respeitável filosofia da educação.O texto procura analisar o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, no que concerne à formação humana. Tendo como fonte principal a obra Emílio ou da educação, escrito na fase de sua maturidade intelectual, a coletânea de reflexões educacionais é composta por cinco livros. Neles é narrada a história de um órfão chamado Emílio, colocado sob os auspícios de um preceptor que passa com ele todas as fases educacionais (idade da natureza, idade da força, idade da razão e idade da sabedoria) de sua vida. Tendo em vista que Rousseau é um autor bastante mal interpretado, o artigo procura contribuir com as discussões em torno do tema e evidenciar a essência da obra: a de não ser um manual, mas uma profunda reflexão em torno do fenômeno educativo e uma respeitável filosofia da educação.O texto procura analisar o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, no que concerne à formação humana. Tendo como fonte principal a obra Emílio ou da educação, escrito na fase de sua maturidade intelectual, a coletânea de reflexões educacionais é composta por cinco livros. Neles é narrada a história de um órfão chamado Emílio, colocado sob os auspícios de um preceptor que passa com ele todas as fases educacionais (idade da natureza, idade da força, idade da razão e idade da sabedoria) de sua vida. Tendo em vista que Rousseau é um autor bastante mal interpretado, o artigo procura contribuir com as discussões em torno do tema e evidenciar a essência da obra: a de não ser um manual, mas uma profunda reflexão em torno do fenômeno educativo e uma respeitável filosofia da educação.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 161-180Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 161-180Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 161-1801980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532/29779Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Wilson Alves2022-08-12T17:23:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643532Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-12T17:23:27Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
title Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
spellingShingle Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
Paiva, Wilson Alves
Rousseau
Emílio
Filosofia da educação
Pedagogia
Educação
Rousseau
Émile
Philosophy of education
Pedagogy
Rousseau
Emílio
Filosofia da educação
Pedagogia
title_short Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
title_full Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
title_fullStr Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
title_full_unstemmed Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
title_sort Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
author Paiva, Wilson Alves
author_facet Paiva, Wilson Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Wilson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Rousseau
Emílio
Filosofia da educação
Pedagogia
Educação
Rousseau
Émile
Philosophy of education
Pedagogy
Rousseau
Emílio
Filosofia da educação
Pedagogia
topic Rousseau
Emílio
Filosofia da educação
Pedagogia
Educação
Rousseau
Émile
Philosophy of education
Pedagogy
Rousseau
Emílio
Filosofia da educação
Pedagogia
description O texto procura analisar o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, no que concerne à formação humana. Tendo como fonte principal a obra Emílio ou da educação, escrito na fase de sua maturidade intelectual, a coletânea de reflexões educacionais é composta por cinco livros. Neles é narrada a história de um órfão chamado Emílio, colocado sob os auspícios de um preceptor que passa com ele todas as fases educacionais (idade da natureza, idade da força, idade da razão e idade da sabedoria) de sua vida. Tendo em vista que Rousseau é um autor bastante mal interpretado, o artigo procura contribuir com as discussões em torno do tema e evidenciar a essência da obra: a de não ser um manual, mas uma profunda reflexão em torno do fenômeno educativo e uma respeitável filosofia da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532/29779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 161-180
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 161-180
Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 161-180
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185570783232