Educação alimentar e nutricional : metodologias ativas como ferramentas facilitadoras e estimulantes da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Lopes de Paiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1367
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante estratégia para o enfrentamento de situações oriundas da má nutrição e suas ações podem ser propostas em diversos campos de prática. Tendo em vista que indivíduos bem-informados são capazes de fazer escolhas alimentares mais conscientes, a escola se torna um local potencial para a disseminação da cultura de hábitos alimentares mais saudáveis. Sendo assim, este trabalho se propôs a elaborar e fundamentar teórico e metodologicamente uma proposta de ensino baseada em metodologias ativas (MA) para a aprendizagem significativa da EAN. A dissertação foi organizada na forma de artigos. No primeiro, através de uma revisão de literatura, foi discutida a mudança do padrão alimentar acarretada pelas escolhas alimentares da sociedade contemporânea. A diminuição da frequência de preparo da comida em casa, a maior aceitação dos produtos industrializados e a maior individualização da comida têm causado perda cultural e feito com que as pessoas consumam alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Em outra revisão de literatura, que originou o segundo artigo, foi demonstrado que a EAN passou por muitas mudanças até ser considerada como uma ferramenta na proteção e formação de hábitos alimentares saudáveis e que as MA são importantes estratégias para se trabalhar a temática, uma vez que faz uso de abordagens e recursos problematizadores e ativos. Após aprovação do projeto junto ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com Seres Humanos, da Universidade Estadual de Goiás, foi iniciada a pesquisa de campo, realizada em uma escola conveniada à rede Estadual de Educação na cidade de Anápolis/GO, com 20 docentes dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e 67 alunos do 9º ano. O terceiro artigo, por meio da análise sistemática da literatura, versou sobre a abordagem da EAN nas escolas brasileiras e ainda trouxe um estudo de caso. Através dos 52 trabalhos analisados, verificou-se que a maior parte das intervenções eram realizadas por profissionais da área da saúde. Em sua maioria, relataram resultados positivos e ocorreram nos anos iniciais do EF. Jogos, atividades lúdicas, brincadeiras, dinâmicas e gincanas foram as MA mais utilizadas. Mais da metade das pesquisas eram oriundas da região Sudeste e não foi encontrada nenhuma pesquisa do estado de Goiás. Através do estudo de caso, foi detectado que a maioria dos docentes não se sente segura para trabalhar a EAN e, geralmente, opta por realizar apenas uma contextualização. Esses profissionais consideram relevante a abordagem da EAN em sala de aula e citaram os projetos, aulas práticas, oficinas e debates como os recursos mais adequados para trabalhar a temática. Por fim, o quarto artigo abordou o desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática (SD) produzida para favorecer a aprendizagem sobre alimentação e nutrição. Esta se deu em sete encontros. No primeiro foi aplicado um questionário pré-teste para sondagem de alguns hábitos alimentares e conhecimentos prévios. No segundo, através de discussões, interpretação de texto e confecção de uma bandeirola educativa, foram abordados os fatores que influenciam as escolhas alimentares e a mudança do padrão alimentar. No terceiro foi utilizado um jogo virtual para favorecer a compreensão dos nutrientes presentes nos alimentos e suas fun ções. No quarto encontro foi empregada a experimentação para complementar as discussões sobre nutrientes e suas funções. O quinto encontro foi uma aula investigativa para abordar o valor energético dos alimentos e sua relação com a obesidade. No sexto encontro foi utilizada a dinâmica de grupo, análise de texto, discussões e análises de propagandas, como ferramentas para o ensino da classificação dos alimentos, das recomendações para uma alimentação adequada e saudável, e para uma análise crítica da influência da mídia na alimentação. Por fim, no sétimo encontro foi aplicado um questionário pós-teste para avaliação dos conhecimentos específicos e impressões geradas com as aulas. Com os dados obtidos foi observado que o uso de MA aumenta o engajamento dos estudantes e favorece a compreensão sobre os assuntos relacionados à EAN. Os alunos foram estimulados a debater, perguntar, além de fazer e ensinar dentro do próprio grupo. Tudo isso, associado ao aumento dos conhecimentos específicos, foi relacionado com a ocorrência da aprendizagem significativa. O trabalho demonstra a importância da EAN como estratégia para disseminação de informações e para discussão e reflexão de problemas que afetam a sociedade, como o aumento do sobrepeso e das doenças crônicas não transmissíveis, além da necessidade de se trabalhar a temática de forma ativa, contínua e interdisciplinar, superando a visão técnica e com abordagens em todas as séries da Educação Básica.
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spelling Educação alimentar e nutricional : metodologias ativas como ferramentas facilitadoras e estimulantes da aprendizagemFood and nutrition education : active methodologies as tools to facilitate and stimulate learningEducação Alimentar e Nutricional (EAN)Metodologias AtivasAprendizagem SignificativaSequência DidáticaHábitos alimentaresPromoção da saúdeFood and Nutrition Education (FNE)Active MethodologiesMeaningful LearningTeaching SequenceEating habitsHealth promotionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOA Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante estratégia para o enfrentamento de situações oriundas da má nutrição e suas ações podem ser propostas em diversos campos de prática. Tendo em vista que indivíduos bem-informados são capazes de fazer escolhas alimentares mais conscientes, a escola se torna um local potencial para a disseminação da cultura de hábitos alimentares mais saudáveis. Sendo assim, este trabalho se propôs a elaborar e fundamentar teórico e metodologicamente uma proposta de ensino baseada em metodologias ativas (MA) para a aprendizagem significativa da EAN. A dissertação foi organizada na forma de artigos. No primeiro, através de uma revisão de literatura, foi discutida a mudança do padrão alimentar acarretada pelas escolhas alimentares da sociedade contemporânea. A diminuição da frequência de preparo da comida em casa, a maior aceitação dos produtos industrializados e a maior individualização da comida têm causado perda cultural e feito com que as pessoas consumam alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Em outra revisão de literatura, que originou o segundo artigo, foi demonstrado que a EAN passou por muitas mudanças até ser considerada como uma ferramenta na proteção e formação de hábitos alimentares saudáveis e que as MA são importantes estratégias para se trabalhar a temática, uma vez que faz uso de abordagens e recursos problematizadores e ativos. Após aprovação do projeto junto ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com Seres Humanos, da Universidade Estadual de Goiás, foi iniciada a pesquisa de campo, realizada em uma escola conveniada à rede Estadual de Educação na cidade de Anápolis/GO, com 20 docentes dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e 67 alunos do 9º ano. O terceiro artigo, por meio da análise sistemática da literatura, versou sobre a abordagem da EAN nas escolas brasileiras e ainda trouxe um estudo de caso. Através dos 52 trabalhos analisados, verificou-se que a maior parte das intervenções eram realizadas por profissionais da área da saúde. Em sua maioria, relataram resultados positivos e ocorreram nos anos iniciais do EF. Jogos, atividades lúdicas, brincadeiras, dinâmicas e gincanas foram as MA mais utilizadas. Mais da metade das pesquisas eram oriundas da região Sudeste e não foi encontrada nenhuma pesquisa do estado de Goiás. Através do estudo de caso, foi detectado que a maioria dos docentes não se sente segura para trabalhar a EAN e, geralmente, opta por realizar apenas uma contextualização. Esses profissionais consideram relevante a abordagem da EAN em sala de aula e citaram os projetos, aulas práticas, oficinas e debates como os recursos mais adequados para trabalhar a temática. Por fim, o quarto artigo abordou o desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática (SD) produzida para favorecer a aprendizagem sobre alimentação e nutrição. Esta se deu em sete encontros. No primeiro foi aplicado um questionário pré-teste para sondagem de alguns hábitos alimentares e conhecimentos prévios. No segundo, através de discussões, interpretação de texto e confecção de uma bandeirola educativa, foram abordados os fatores que influenciam as escolhas alimentares e a mudança do padrão alimentar. No terceiro foi utilizado um jogo virtual para favorecer a compreensão dos nutrientes presentes nos alimentos e suas fun ções. No quarto encontro foi empregada a experimentação para complementar as discussões sobre nutrientes e suas funções. O quinto encontro foi uma aula investigativa para abordar o valor energético dos alimentos e sua relação com a obesidade. No sexto encontro foi utilizada a dinâmica de grupo, análise de texto, discussões e análises de propagandas, como ferramentas para o ensino da classificação dos alimentos, das recomendações para uma alimentação adequada e saudável, e para uma análise crítica da influência da mídia na alimentação. Por fim, no sétimo encontro foi aplicado um questionário pós-teste para avaliação dos conhecimentos específicos e impressões geradas com as aulas. Com os dados obtidos foi observado que o uso de MA aumenta o engajamento dos estudantes e favorece a compreensão sobre os assuntos relacionados à EAN. Os alunos foram estimulados a debater, perguntar, além de fazer e ensinar dentro do próprio grupo. Tudo isso, associado ao aumento dos conhecimentos específicos, foi relacionado com a ocorrência da aprendizagem significativa. O trabalho demonstra a importância da EAN como estratégia para disseminação de informações e para discussão e reflexão de problemas que afetam a sociedade, como o aumento do sobrepeso e das doenças crônicas não transmissíveis, além da necessidade de se trabalhar a temática de forma ativa, contínua e interdisciplinar, superando a visão técnica e com abordagens em todas as séries da Educação Básica.Food and Nutrition Education (FNE) is an important strategy for dealing with situations arising from malnutrition. Its actions can be proposed in various fields of practice, including education. Given that well-informed individuals are able to make more conscious food choices, the school becomes a potential place for disseminating a culture of healthier eating habits. As such, this work set out to develop and provide theoretical and methodological foundations for a teaching proposal based on active methodologies (AM) for the meaningful learning of FNE. The dissertation was organized in the form of articles. In the first, through a literature review, the change in dietary patterns caused by contemporary society's food choices was discussed. The reduction in the frequency with which food is prepared at home, the greater acceptance of industrialized products and the greater individualization of food have caused cultural loss and made people consume more caloric and less nutritious food. In another literature review, which led to the second article, it was shown that FNE has undergone many changes until it is considered a tool for protecting and shaping healthy eating habits and that the MAs are important strategies for working on the subject, since they make use of problematizing and active approaches and resources. After the project was approved by the Ethics and Research Committee (ERC) with Human Beings of the State University of Goiás, the field research began. It was carried out in a school affiliated to the State Education network in the city of Anápolis, Goiás, with 20 teachers from the final years of elementary school and 67 students from the 9th grade. The third article, through a systematic analysis of the literature, looked at the approach to FNE in Brazilian schools and also included a case study. The 52 studies analyzed showed that most of the interventions were carried out by health professionals. Most of them reported positive results and took place in the early years of primary school. Games, ludic activities, play, dynamics and gymkhanas were the most commonly used AMs. More than half of the studies came from the Southeast and there were no studies from the state of Goiás. working with EAN and that most of the time they opt only for contextualization. These professionals consider it relevant to approach FNE in the classroom and cite projects, practical lessons, workshops and debates as the most appropriate resources for working on the subject. Finally, the fourth article deals with the development and application of a Didactic Sequence (DS) designed to promote learning about food and nutrition. This took place over seven meetings. In the first, a pre-test questionnaire was administered. In the second, through discussions, text interpretation and the making of an educational banner, the factors that influence food choices and changing dietary patterns were addressed. In the third, a virtual game was used to help people understand the nutrients present in food and their functions. The fourth meeting used experimentation to complement the discussions on nutrients and their functions. The fifth meeting was an investigative lesson on the energy value of food and its relationship with obesity. The sixth meeting used group dynamics, text analysis, discussions and analysis of advertisements as tools to teach the classification of foods, the recommendations for an adequate and healthy diet, and a critical analysis of the influence of the media on food. Finally, a post-test questionnaire was administered at the seventh meeting. The data obtained showed that the use of AM increases student engagement and favors understanding of issues related to FNE. The students were encouraged to debate, to ask questions, and to do and teach within the group itself. All of this, combined with the increase in specific knowledge, was linked to the presence of meaningful learning. This research also showed the importance of FNE as a strategy for disseminating information and for discussing and reflecting on problems that affect society, such as the increase in overweight and chronic non-communicable diseases. And the need to work on the subject in an active, continuous and interdisciplinary way, overcoming the technical vision and with approaches at all levels of basic education.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Solange Xavier doshttp://lattes.cnpq.br/5471284872073952Santos, Solange Xavier dosAraújo, Cleide Sandra TavaresRamos, Rogério Daniel PereiraLima, Vanessa Lopes de Paiva2024-01-23T17:13:22Z2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAIVA, V. L. L. Educação alimentar e nutricional: metodologias ativas como ferramentas facilitadoras e estimulantes da aprendizagem. 2023. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-23T17:13:22Zoai:tede2:tede/1367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-23T17:13:22Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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description A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante estratégia para o enfrentamento de situações oriundas da má nutrição e suas ações podem ser propostas em diversos campos de prática. Tendo em vista que indivíduos bem-informados são capazes de fazer escolhas alimentares mais conscientes, a escola se torna um local potencial para a disseminação da cultura de hábitos alimentares mais saudáveis. Sendo assim, este trabalho se propôs a elaborar e fundamentar teórico e metodologicamente uma proposta de ensino baseada em metodologias ativas (MA) para a aprendizagem significativa da EAN. A dissertação foi organizada na forma de artigos. No primeiro, através de uma revisão de literatura, foi discutida a mudança do padrão alimentar acarretada pelas escolhas alimentares da sociedade contemporânea. A diminuição da frequência de preparo da comida em casa, a maior aceitação dos produtos industrializados e a maior individualização da comida têm causado perda cultural e feito com que as pessoas consumam alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Em outra revisão de literatura, que originou o segundo artigo, foi demonstrado que a EAN passou por muitas mudanças até ser considerada como uma ferramenta na proteção e formação de hábitos alimentares saudáveis e que as MA são importantes estratégias para se trabalhar a temática, uma vez que faz uso de abordagens e recursos problematizadores e ativos. Após aprovação do projeto junto ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com Seres Humanos, da Universidade Estadual de Goiás, foi iniciada a pesquisa de campo, realizada em uma escola conveniada à rede Estadual de Educação na cidade de Anápolis/GO, com 20 docentes dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e 67 alunos do 9º ano. O terceiro artigo, por meio da análise sistemática da literatura, versou sobre a abordagem da EAN nas escolas brasileiras e ainda trouxe um estudo de caso. Através dos 52 trabalhos analisados, verificou-se que a maior parte das intervenções eram realizadas por profissionais da área da saúde. Em sua maioria, relataram resultados positivos e ocorreram nos anos iniciais do EF. Jogos, atividades lúdicas, brincadeiras, dinâmicas e gincanas foram as MA mais utilizadas. Mais da metade das pesquisas eram oriundas da região Sudeste e não foi encontrada nenhuma pesquisa do estado de Goiás. Através do estudo de caso, foi detectado que a maioria dos docentes não se sente segura para trabalhar a EAN e, geralmente, opta por realizar apenas uma contextualização. Esses profissionais consideram relevante a abordagem da EAN em sala de aula e citaram os projetos, aulas práticas, oficinas e debates como os recursos mais adequados para trabalhar a temática. Por fim, o quarto artigo abordou o desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática (SD) produzida para favorecer a aprendizagem sobre alimentação e nutrição. Esta se deu em sete encontros. No primeiro foi aplicado um questionário pré-teste para sondagem de alguns hábitos alimentares e conhecimentos prévios. No segundo, através de discussões, interpretação de texto e confecção de uma bandeirola educativa, foram abordados os fatores que influenciam as escolhas alimentares e a mudança do padrão alimentar. No terceiro foi utilizado um jogo virtual para favorecer a compreensão dos nutrientes presentes nos alimentos e suas fun ções. No quarto encontro foi empregada a experimentação para complementar as discussões sobre nutrientes e suas funções. O quinto encontro foi uma aula investigativa para abordar o valor energético dos alimentos e sua relação com a obesidade. No sexto encontro foi utilizada a dinâmica de grupo, análise de texto, discussões e análises de propagandas, como ferramentas para o ensino da classificação dos alimentos, das recomendações para uma alimentação adequada e saudável, e para uma análise crítica da influência da mídia na alimentação. Por fim, no sétimo encontro foi aplicado um questionário pós-teste para avaliação dos conhecimentos específicos e impressões geradas com as aulas. Com os dados obtidos foi observado que o uso de MA aumenta o engajamento dos estudantes e favorece a compreensão sobre os assuntos relacionados à EAN. Os alunos foram estimulados a debater, perguntar, além de fazer e ensinar dentro do próprio grupo. Tudo isso, associado ao aumento dos conhecimentos específicos, foi relacionado com a ocorrência da aprendizagem significativa. O trabalho demonstra a importância da EAN como estratégia para disseminação de informações e para discussão e reflexão de problemas que afetam a sociedade, como o aumento do sobrepeso e das doenças crônicas não transmissíveis, além da necessidade de se trabalhar a temática de forma ativa, contínua e interdisciplinar, superando a visão técnica e com abordagens em todas as séries da Educação Básica.
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