Cidadania e trabalho na Base Nacional Comum Curricular e no Documento Curricular para Goiás - Etapa ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio José da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1506
Resumo: O presente texto apresenta os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de compreender como os conceitos de cidadania e trabalho são apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM. Na pesquisa, partimos da premissa de que a escola é uma instituição social, e como tal ela é influenciada pela estrutura social em que está inserida, ao mesmo tempo que exerce influência sobre esta mesma sociedade. Considerando a premissa apresentamos o modo de produção capitalista, destacando as características neoliberais presentes no mundo contemporâneo. Em seguida, apresentamos as categorias: cidadania e trabalho, visto que no texto as duas são apresentadas como categorias dinâmicas, que podem possuir diferentes características a depender da sociedade em que elas estão inseridas. Ao longo do texto, os documentos apresentados foram contextualizados na conjuntura política e econômica de sua criação. Neste mesmo movimento, procuramos identificar a existência de vínculos entre as orientações presentes nos documentos e as demandas do modo de produção capitalista. Para sistematizar a análise dos documentos, utilizamos a metodologia de análise de conteúdo, tendo Bardin (2016), como referência. Esta análise permitiu inferir que escola e capital possuem vínculos indiretos, de maneira que o capitalismo tem o poder de influenciar as diretrizes presentes nos documentos, mas não tem o poder de determinar ações diretas. Desse modo, isso ocorre porque em sua essência a escola não é capitalista, o que a transforma em palco de disputas entre os interesses da classe burguesa e os interesses da classe trabalhadora. A busca de respostas para as questões propostas pela pesquisa, evidenciou uma distância entre a forma como os objetivos de formar para a cidadania e qualificar para o trabalho são apresentados na Constituição e posteriormente, na BNCC e DC-GOEM. Nos documentos analisados (BNCC e DC-GOEM), a qualificação para o trabalho é convertida em formação para o mundo do trabalho, assim, as categorias cidadania e trabalho passam a compor a competência 6 da BNCC, juntamente com o Projeto ́de Vida, numa aliança que se pauta no individualismo e na meritocracia para formar o que Dardot e Laval (2016) chamam de cidadão neoliberal. Tendo a escola como espaço de disputas, finalizamos o texto discutindo os papeis da educação no mundo capitalista, utilizando nesta empreitada o debate aberto em torno da Reforma do Ensino Médio
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spelling Cidadania e trabalho na Base Nacional Comum Curricular e no Documento Curricular para Goiás - Etapa ensino médioCitizenship and work in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the National Common Curriculum Base and in the Curriculum Document for the State of GoiásEducação básica – Currículo – Goiás(Estado)Ensino médio – Currículo – CidadaniaEnsino médio – Currículo – Trabalho e Capitalismo.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente texto apresenta os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de compreender como os conceitos de cidadania e trabalho são apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM. Na pesquisa, partimos da premissa de que a escola é uma instituição social, e como tal ela é influenciada pela estrutura social em que está inserida, ao mesmo tempo que exerce influência sobre esta mesma sociedade. Considerando a premissa apresentamos o modo de produção capitalista, destacando as características neoliberais presentes no mundo contemporâneo. Em seguida, apresentamos as categorias: cidadania e trabalho, visto que no texto as duas são apresentadas como categorias dinâmicas, que podem possuir diferentes características a depender da sociedade em que elas estão inseridas. Ao longo do texto, os documentos apresentados foram contextualizados na conjuntura política e econômica de sua criação. Neste mesmo movimento, procuramos identificar a existência de vínculos entre as orientações presentes nos documentos e as demandas do modo de produção capitalista. Para sistematizar a análise dos documentos, utilizamos a metodologia de análise de conteúdo, tendo Bardin (2016), como referência. Esta análise permitiu inferir que escola e capital possuem vínculos indiretos, de maneira que o capitalismo tem o poder de influenciar as diretrizes presentes nos documentos, mas não tem o poder de determinar ações diretas. Desse modo, isso ocorre porque em sua essência a escola não é capitalista, o que a transforma em palco de disputas entre os interesses da classe burguesa e os interesses da classe trabalhadora. A busca de respostas para as questões propostas pela pesquisa, evidenciou uma distância entre a forma como os objetivos de formar para a cidadania e qualificar para o trabalho são apresentados na Constituição e posteriormente, na BNCC e DC-GOEM. Nos documentos analisados (BNCC e DC-GOEM), a qualificação para o trabalho é convertida em formação para o mundo do trabalho, assim, as categorias cidadania e trabalho passam a compor a competência 6 da BNCC, juntamente com o Projeto ́de Vida, numa aliança que se pauta no individualismo e na meritocracia para formar o que Dardot e Laval (2016) chamam de cidadão neoliberal. Tendo a escola como espaço de disputas, finalizamos o texto discutindo os papeis da educação no mundo capitalista, utilizando nesta empreitada o debate aberto em torno da Reforma do Ensino MédioThis text outlines the results of the research carried out with the purpose of understanding how the concepts of citizenship and work are outlined in the National Common Curriculum Base (BNCC) and in the Curriculum Document for the State of Goiás - High School Stage (DC-GOEM). In the research, we start from the premise that the school is a social institution, and as such it is influenced by the social structure in which it is inserted. While at the same time exerting an influence on this same society. Based on this premise, we outline the capitalist mode of production, highlighting the neoliberal characteristics present in the contemporary world. Next, we present the categories of citizenship and work, since in the text both categories are presented as dynamic categories, which can have different characteristics depending on the society they are inserted in. Over the course of the text, the documents outlined have been contextualized in the political and economic context in which they were created. At the same time, we tried to identify the existence of links between the guidelines in the documents and the dynamics of the capitalist mode of production. To systematize the analysis of the documents, we used the content analysis methodology, with Bardin (2016) as a reference. This analysis allowed us to deduce that schools and capital have indirect connections, so that capitalism has the power to influence the guidelines in the documents but does not have the power to determine direct actions. This is because, in essence, the school is not actually capitalist, which makes it a stage for disputes between the interests of the bourgeois class and the interests of the working class. The search for answers to the questions proposed by the research revealed a gap between the way in which the objectives of training for citizenship and qualifying for work are outlined in the Constitution and later in the BNCC and DC- GOEM. In the documents analyzed (BNCC and DC-GOEM), qualification for work is converted into education for the world of work, so the categories of citizenship and work become part of the sixth competence of the BNCC, along with the Life Project, in an agreement based on individualism and meritocracy to form what Dardot and Laval (2016) call a neoliberal citizen. With school as a space for conflict, we end the text by discussing the roles of education in the capitalist world, using in this undertaking the open debate surrounding the High School ReformUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Alves, Wanderson FerreiraGuimarães, GedSilva, Cláudio José da2024-05-21T16:44:29Z2024-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, C.J.da. Cidadania e trabalho na Base Nacional Comum Curricular e no Documento Curricular para Goiás - Etapa ensino médio. 2024.119f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-05-21T16:44:29Zoai:tede2:tede/1506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-05-21T16:44:29Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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