Praxiologias de educação linguística em tempos de pandemia : (des)construções e ressignificações no Projeto English Mentoring
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1052 |
Resumo: | O estudo desenvolvido visa à compreensão das praxiologias (BOURDIEU, 1994) do projeto English Mentoring e, consequentemente, as (des)construções e ressignificações realizadas no processo de educação linguística crítica no início do período pandêmico. Assim, a partir de uma pesquisa respaldada nos estudos pós-críticos (PARAÍSO, 2004; PIERRE, 2018) e tendo como base concepções teóricas acerca dos letramentos e multiletramentos (MASNY; COLE, 2009; ROJO, 2009; STREET, 2012; TAKAKI, 2012; JORDÃO, 2013; KLEIMAN, 2014; COPE; KALANTIZIS, 2015; FREITAS, 2019; MONTE MÓR, 2019) e da importância da agência discente no processo de aprendizagem de uma língua adicional (MONTE MÓR, 2013; GUOFANG, 2019; LARSEN-FREEMAN, 2019) e (des/re)construções de repertórios (BLOMMAERT, 2010; CANAGARAJAH, 2013; VERONELLI, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2020), o projeto em estudo foi realizado em junho de 2020, logo após a suspensão presencial das atividades acadêmicas provocada pela pandemia de Covid-19, declarada pela OMS em 11 de março de 2020. Para a geração de materiais empíricos, foi realizada, em primeiro plano, a recuperação dos planos, videoconferências, registros e produções das agentes durante o projeto. Sendo assim, os materiais iniciais foram estudados via análise documental (GODOY, 1995). Em segundo plano, foram promovidas conversas roteirizadas orais com a professora-coordenadora e as agentes, no intuito de refletir sobre as principais premissas, limitações, desdobramentos e movimentos no projeto. Ressalto que, para análise do material empírico gerado, utilizei a metáfora do rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 1995), realizando a produção e sobreposições de cartografias (DELEUZE; GUATTARI, 1995; PARAÍSO; OLIVEIRA, 2012), analisando as conexões durante o processo. Foi percebido, através deste estudo, que o projeto English Mentoring foi um inédito viável (FREIRE, 2015) que auxiliou agentes de aprendizagem no início de um contexto pandêmico, entre dúvidas, angústias e receios, a expandirem repertórios afetivos, motivacionais, sociais, profissionais e de resistência por meio da agência discente. Destarte, acredita-se que pode vir a subsidiar futuros trabalhos e contribuir para ampliar essa área de estudo no que tange a aprender com essas experiências, podendo, assim, embasar decisões |
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Praxiologias de educação linguística em tempos de pandemia : (des)construções e ressignificações no Projeto English MentoringPraxiologies of linguistic education in pandemic times : (de)construtions and ressignifications the English Mentoring ProjectEducação Linguística - RessignificaçãoEducação Linguística - PraxiologiasProjeto English Mentoring - PraxiologiasProjeto English Mentoring - Inédito viávelProjeto English Mentoring - Agência discenteLanguage education - Re-significationLanguage education - PraxiologiesProjeto English Mentoring - PraxiologiesProjeto English Mentoring - Feasible originalProjeto English Mentoring - Learner's agencyLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo desenvolvido visa à compreensão das praxiologias (BOURDIEU, 1994) do projeto English Mentoring e, consequentemente, as (des)construções e ressignificações realizadas no processo de educação linguística crítica no início do período pandêmico. Assim, a partir de uma pesquisa respaldada nos estudos pós-críticos (PARAÍSO, 2004; PIERRE, 2018) e tendo como base concepções teóricas acerca dos letramentos e multiletramentos (MASNY; COLE, 2009; ROJO, 2009; STREET, 2012; TAKAKI, 2012; JORDÃO, 2013; KLEIMAN, 2014; COPE; KALANTIZIS, 2015; FREITAS, 2019; MONTE MÓR, 2019) e da importância da agência discente no processo de aprendizagem de uma língua adicional (MONTE MÓR, 2013; GUOFANG, 2019; LARSEN-FREEMAN, 2019) e (des/re)construções de repertórios (BLOMMAERT, 2010; CANAGARAJAH, 2013; VERONELLI, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2020), o projeto em estudo foi realizado em junho de 2020, logo após a suspensão presencial das atividades acadêmicas provocada pela pandemia de Covid-19, declarada pela OMS em 11 de março de 2020. Para a geração de materiais empíricos, foi realizada, em primeiro plano, a recuperação dos planos, videoconferências, registros e produções das agentes durante o projeto. Sendo assim, os materiais iniciais foram estudados via análise documental (GODOY, 1995). Em segundo plano, foram promovidas conversas roteirizadas orais com a professora-coordenadora e as agentes, no intuito de refletir sobre as principais premissas, limitações, desdobramentos e movimentos no projeto. Ressalto que, para análise do material empírico gerado, utilizei a metáfora do rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 1995), realizando a produção e sobreposições de cartografias (DELEUZE; GUATTARI, 1995; PARAÍSO; OLIVEIRA, 2012), analisando as conexões durante o processo. Foi percebido, através deste estudo, que o projeto English Mentoring foi um inédito viável (FREIRE, 2015) que auxiliou agentes de aprendizagem no início de um contexto pandêmico, entre dúvidas, angústias e receios, a expandirem repertórios afetivos, motivacionais, sociais, profissionais e de resistência por meio da agência discente. Destarte, acredita-se que pode vir a subsidiar futuros trabalhos e contribuir para ampliar essa área de estudo no que tange a aprender com essas experiências, podendo, assim, embasar decisõesThis study aims at understanding the praxiologies (BOURDIEU, 1994) of the project English Mentoring, consequently, the (de)constructions and re- significations made in the process of critical language education at the beginning of the pandemic period. Thus, from a research backed up by post-critical studies (PARAÍSO, 2004; PIERRE, 2018), based on theoretical conceptions about literacies and multiliteracies (MASNY; COLE, 2009; ROJO, 2009; STREET, 2012; TAKAKI, 2012; JORDÃO, 2013; KLEIMAN, 2014; COPE; KALANTIZIS, 2015; FREITAS, 2019; MONTE MÓR, 2019), importance of the learner's agency in the process of learning an additional language (MONTE MÓR, 2013; GUOFANG, 2019; LARSEN-FREEMAN, 2019) and (dis/re)constructions of repertoires (BLOMMAERT, 2010; CANAGARAJAH, 2013; VERONELLI, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2020), the project under study was conducted in June 2020, just after the in-person suspension of academic activities caused by the Covid-19 pandemic, declared by the WHO (World Health Organization) on March 11, 2020. For the generation of empirical materials, the first step was to recover the plans, videoconferences, records and productions of the agents during the project. Thus, the initial materials were studied via documentary analysis (GODOY, 1995). As a second plan, I promoted oral scripted conversations with the teacher-coordinator and the agents, in order to reflect on the ain assumptions, limitations, developments and movements in the project. I emphasize that for the analysis of the empirical material generated, I used the rhizome metaphor (DELEUZE; GUATTARI, 1995), performing the production and overlaps of cartographies (DELEUZE; GUATTARI, 1995; PARAÍSO; OLIVEIRA, 2012), analyzing the connections during the process. I realize through this study that the English Mentoring project was a feasible original (FREIRE, 2015) that helped learning agents at the beginning of a pandemic context, among doubts, anxieties and fears, to expand affective, motivational, social, professional and resistance repertoires, through the student agency. Therefore, I believe that this can subsidize future work and contribute to expanding this area of study, in terms of learning from these experiences, thus being able to base decisions on them.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Barbra do Rosário Sabotahttp://lattes.cnpq.br/3971621982615145Silva, Barbra do Rosário SabotaTakaki, Nara HirokoSilvestre, Viviane Pires VianaMoreira, Karyelly Guimarães2022-05-09T18:41:17Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Karyelly. Praxiologias de educação linguística em tempos de pandemia : (des)construções e ressignificações no Projeto English Mentoring. 2022. 123 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-05-09T18:41:17Zoai:tede2:tede/1052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-05-09T18:41:17Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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O estudo desenvolvido visa à compreensão das praxiologias (BOURDIEU, 1994) do projeto English Mentoring e, consequentemente, as (des)construções e ressignificações realizadas no processo de educação linguística crítica no início do período pandêmico. Assim, a partir de uma pesquisa respaldada nos estudos pós-críticos (PARAÍSO, 2004; PIERRE, 2018) e tendo como base concepções teóricas acerca dos letramentos e multiletramentos (MASNY; COLE, 2009; ROJO, 2009; STREET, 2012; TAKAKI, 2012; JORDÃO, 2013; KLEIMAN, 2014; COPE; KALANTIZIS, 2015; FREITAS, 2019; MONTE MÓR, 2019) e da importância da agência discente no processo de aprendizagem de uma língua adicional (MONTE MÓR, 2013; GUOFANG, 2019; LARSEN-FREEMAN, 2019) e (des/re)construções de repertórios (BLOMMAERT, 2010; CANAGARAJAH, 2013; VERONELLI, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2020), o projeto em estudo foi realizado em junho de 2020, logo após a suspensão presencial das atividades acadêmicas provocada pela pandemia de Covid-19, declarada pela OMS em 11 de março de 2020. Para a geração de materiais empíricos, foi realizada, em primeiro plano, a recuperação dos planos, videoconferências, registros e produções das agentes durante o projeto. Sendo assim, os materiais iniciais foram estudados via análise documental (GODOY, 1995). Em segundo plano, foram promovidas conversas roteirizadas orais com a professora-coordenadora e as agentes, no intuito de refletir sobre as principais premissas, limitações, desdobramentos e movimentos no projeto. Ressalto que, para análise do material empírico gerado, utilizei a metáfora do rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 1995), realizando a produção e sobreposições de cartografias (DELEUZE; GUATTARI, 1995; PARAÍSO; OLIVEIRA, 2012), analisando as conexões durante o processo. Foi percebido, através deste estudo, que o projeto English Mentoring foi um inédito viável (FREIRE, 2015) que auxiliou agentes de aprendizagem no início de um contexto pandêmico, entre dúvidas, angústias e receios, a expandirem repertórios afetivos, motivacionais, sociais, profissionais e de resistência por meio da agência discente. Destarte, acredita-se que pode vir a subsidiar futuros trabalhos e contribuir para ampliar essa área de estudo no que tange a aprender com essas experiências, podendo, assim, embasar decisões |
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