O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa e Silva, Vinícius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/744
Resumo: O estudo busca encontrar uma relação entre o ensinar as questões do Cerrado sob um olhar não apenas científico (C), mas que envolva as questões tecnológicas (T), a sociedade e suas representações culturais no espaço goiano (S) e as consequências no âmbito ambiental (A), ou seja, à luz do enfoque pedagógico CTSA. Acredita-se que o processo de ensino aprendizagem tem resultados mais significativos com esta forma de contextualizar o conteúdo, o que pode possibilitar um ensino sobre o Cerrado menos livresco, menos conteudista e até mesmo não antropocêntrico, mas sim um ensino atrelado à realidade discente. O público alvo da pesquisa foi professores da rede estadual de educação do Estado de Goiás, das disciplinas de Biologia e Geografia. O método usado foi o qualitativo e os procedimentos escolhidos foram observação das aulas com anotações no diário de bordo, entrevista semiestrutura e análise de documentos. A revisão sistemática da literatura relacionando o Bioma com a CTSA e o Ensino Médio foi feita em diferentes bancos de dados, apontando ineditismo para o presente trabalho. O referencial teórico que orientou a análise dos dados incluiu os autores: Santos (2002 e 2008), Vasconcellos e Santos (2008), Ribeiro e Walter (2008), Krasilchik (2005), Bizerril e Faria (2003), Triviños (1987), Godoy (1995). Os resultados encontrados relevaram que nenhum dos professores pesquisados conhecia o enfoque CTSA, e que os professores de Geografia demonstraram maior domínio sobre o Cerrado e relacionaram melhor com as dimensões da CTSA do que os professores de Biologia.
id UEG-2_d0d1719a02065b67b703ffabc3875759
oai_identifier_str oai:tede2:tede/744
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolarBioma Cerrado e CTSAEnsino Médio e CTSAProfessor de Biologia eProfessor Geografia e CTSAProfessor de Biologia e Geografia e CerradoCerrado Biome and STSEHigh school and STSETeacher of Biology andTeacher Geography and STSETeacher of Biology and Geography and CerradoCIENCIAS BIOLOGICASO estudo busca encontrar uma relação entre o ensinar as questões do Cerrado sob um olhar não apenas científico (C), mas que envolva as questões tecnológicas (T), a sociedade e suas representações culturais no espaço goiano (S) e as consequências no âmbito ambiental (A), ou seja, à luz do enfoque pedagógico CTSA. Acredita-se que o processo de ensino aprendizagem tem resultados mais significativos com esta forma de contextualizar o conteúdo, o que pode possibilitar um ensino sobre o Cerrado menos livresco, menos conteudista e até mesmo não antropocêntrico, mas sim um ensino atrelado à realidade discente. O público alvo da pesquisa foi professores da rede estadual de educação do Estado de Goiás, das disciplinas de Biologia e Geografia. O método usado foi o qualitativo e os procedimentos escolhidos foram observação das aulas com anotações no diário de bordo, entrevista semiestrutura e análise de documentos. A revisão sistemática da literatura relacionando o Bioma com a CTSA e o Ensino Médio foi feita em diferentes bancos de dados, apontando ineditismo para o presente trabalho. O referencial teórico que orientou a análise dos dados incluiu os autores: Santos (2002 e 2008), Vasconcellos e Santos (2008), Ribeiro e Walter (2008), Krasilchik (2005), Bizerril e Faria (2003), Triviños (1987), Godoy (1995). Os resultados encontrados relevaram que nenhum dos professores pesquisados conhecia o enfoque CTSA, e que os professores de Geografia demonstraram maior domínio sobre o Cerrado e relacionaram melhor com as dimensões da CTSA do que os professores de Biologia.The study seeks to find a relationship between teaching the issues of the Cerrado under a view not only scientific (S), but involving technological issues (T), society and its cultural representations in the Goian space (S) and the consequences in the scope (E), that is, in the light of the STSE pedagogical approach. It is believed that the process of teaching learning has more significant results with this way of contextualizing the content, which can make possible a teaching about Cerrado less bookish, less content and even not anthropocentric, but a teaching linked to the student reality. The target audience of the research was teachers of the state education network of the State of Goiás, of the subjects of Biology and Geography. The method used was the qualitative one and the chosen procedures were observation of the classes with annotations in the logbook, semistructure interview and document analysis. The systematic review of the literature relating the Biome to the STSE and the High School was done in different databases, pointing to novelty for the present work. The theoretical framework that guided the data analysis included the authors: Santos (2002 and 2008), Vasconcellos and Santos (2008), Ribeiro and Walter (2008), Krasilchik (2005), Bizerril and Faria (2003), Triviños (1995). The results showed that none of the teachers studied knew the STSE approach, and that the Geography teachers demonstrated greater dominance over the Cerrado and related better to the STSE dimensions than the Biology teachers.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos NaturaisBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACToschi, Mirza Seabrahttp://lattes.cnpq.br/3959962750556696Costa e Silva, Vinícius2021-08-04T13:30:46Z2017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta e Silva, Vinícius. O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-08-04T13:30:46Zoai:tede2:tede/744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-08-04T13:30:46Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
title O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
spellingShingle O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
Costa e Silva, Vinícius
Bioma Cerrado e CTSA
Ensino Médio e CTSA
Professor de Biologia e
Professor Geografia e CTSA
Professor de Biologia e Geografia e Cerrado
Cerrado Biome and STSE
High school and STSE
Teacher of Biology and
Teacher Geography and STSE
Teacher of Biology and Geography and Cerrado
CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
title_full O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
title_fullStr O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
title_full_unstemmed O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
title_sort O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar
author Costa e Silva, Vinícius
author_facet Costa e Silva, Vinícius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toschi, Mirza Seabra
http://lattes.cnpq.br/3959962750556696
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa e Silva, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Bioma Cerrado e CTSA
Ensino Médio e CTSA
Professor de Biologia e
Professor Geografia e CTSA
Professor de Biologia e Geografia e Cerrado
Cerrado Biome and STSE
High school and STSE
Teacher of Biology and
Teacher Geography and STSE
Teacher of Biology and Geography and Cerrado
CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Bioma Cerrado e CTSA
Ensino Médio e CTSA
Professor de Biologia e
Professor Geografia e CTSA
Professor de Biologia e Geografia e Cerrado
Cerrado Biome and STSE
High school and STSE
Teacher of Biology and
Teacher Geography and STSE
Teacher of Biology and Geography and Cerrado
CIENCIAS BIOLOGICAS
description O estudo busca encontrar uma relação entre o ensinar as questões do Cerrado sob um olhar não apenas científico (C), mas que envolva as questões tecnológicas (T), a sociedade e suas representações culturais no espaço goiano (S) e as consequências no âmbito ambiental (A), ou seja, à luz do enfoque pedagógico CTSA. Acredita-se que o processo de ensino aprendizagem tem resultados mais significativos com esta forma de contextualizar o conteúdo, o que pode possibilitar um ensino sobre o Cerrado menos livresco, menos conteudista e até mesmo não antropocêntrico, mas sim um ensino atrelado à realidade discente. O público alvo da pesquisa foi professores da rede estadual de educação do Estado de Goiás, das disciplinas de Biologia e Geografia. O método usado foi o qualitativo e os procedimentos escolhidos foram observação das aulas com anotações no diário de bordo, entrevista semiestrutura e análise de documentos. A revisão sistemática da literatura relacionando o Bioma com a CTSA e o Ensino Médio foi feita em diferentes bancos de dados, apontando ineditismo para o presente trabalho. O referencial teórico que orientou a análise dos dados incluiu os autores: Santos (2002 e 2008), Vasconcellos e Santos (2008), Ribeiro e Walter (2008), Krasilchik (2005), Bizerril e Faria (2003), Triviños (1987), Godoy (1995). Os resultados encontrados relevaram que nenhum dos professores pesquisados conhecia o enfoque CTSA, e que os professores de Geografia demonstraram maior domínio sobre o Cerrado e relacionaram melhor com as dimensões da CTSA do que os professores de Biologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-02
2021-08-04T13:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa e Silva, Vinícius. O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/744
identifier_str_mv Costa e Silva, Vinícius. O cerrado sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade, ambiente (ctsa) : uma análise da abordagem docente no espaço escolar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990326206464