Ensino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/123 |
Resumo: | A presente dissertação teve por objetivo geral entender o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física no Ensino Médio e criar uma sequência didática interdisciplinar para se trabalhar a referida temática. A ideia da pesquisa partiu de uma inquietação pessoal advinda de experiências de ensino do tema corpo humano nas aulas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio. A dissertação foi dividia em três capítulos: o primeiro visa analisar o tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física com base nos documentos oficiais. O segundo capítulo é um estudo de caso em duas escolas no município de Ceres-GO. O objetivo foi conhecer e analisar as ementas e o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física em duas escolas públicas (rede estadual e federal). A coleta de dados em campo aconteceu por meio da aplicação, aos professores e alunos, de questionários estruturados. O terceiro capítulo refere-se ao produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar que visa proporcionar um ensino integrador do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física, diminuindo a fragmentação dos conteúdos relacionados ao tema no Ensino Médio. O produto educacional foi avaliado pelos professores participantes da pesquisa. De modo geral, a análise dos dados revela que os professores participantes são jovens e a maioria tem conhecimento de como o tema corpo humano é proposto nos documentos oficiais para o ensino na escola. Os professores ressaltaram que há necessidade de diminuir a fragmentação do tema, sugerindo começar pela organização do currículo. Para a maioria dos alunos das duas escolas a definição de corpo humano foi categorizada como biológica. Acreditamos que trabalhos interdisciplinares envolvendo duas ou mais disciplinas possam ser um caminho favorável para um ensino contextualizado e menos fragmentado. |
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Ensino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino médioEscola BásicaCurrículoEnsino-AprendizagemInterdisciplinaridadeBasic SchoolCurriculum,Teaching-LearningInterdisciplinarityCIENCIAS BIOLOGICASEDUCACAO::CURRICULOEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente dissertação teve por objetivo geral entender o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física no Ensino Médio e criar uma sequência didática interdisciplinar para se trabalhar a referida temática. A ideia da pesquisa partiu de uma inquietação pessoal advinda de experiências de ensino do tema corpo humano nas aulas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio. A dissertação foi dividia em três capítulos: o primeiro visa analisar o tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física com base nos documentos oficiais. O segundo capítulo é um estudo de caso em duas escolas no município de Ceres-GO. O objetivo foi conhecer e analisar as ementas e o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física em duas escolas públicas (rede estadual e federal). A coleta de dados em campo aconteceu por meio da aplicação, aos professores e alunos, de questionários estruturados. O terceiro capítulo refere-se ao produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar que visa proporcionar um ensino integrador do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física, diminuindo a fragmentação dos conteúdos relacionados ao tema no Ensino Médio. O produto educacional foi avaliado pelos professores participantes da pesquisa. De modo geral, a análise dos dados revela que os professores participantes são jovens e a maioria tem conhecimento de como o tema corpo humano é proposto nos documentos oficiais para o ensino na escola. Os professores ressaltaram que há necessidade de diminuir a fragmentação do tema, sugerindo começar pela organização do currículo. Para a maioria dos alunos das duas escolas a definição de corpo humano foi categorizada como biológica. Acreditamos que trabalhos interdisciplinares envolvendo duas ou mais disciplinas possam ser um caminho favorável para um ensino contextualizado e menos fragmentado.The purpose of this dissertation was to understand the teaching-learning process of the theme human body in the Biology and Physical Education disciplines in High School and to create an interdisciplinary didactic sequence to work on this subject. The idea of the research was based on a personal uneasiness derived from experiences of teaching the human body theme in Physical Education classes for high school students. The dissertation was divided into three chapters: the first aims to analyze the human body theme in the Biology and Physical Education disciplines based on the official documents. The second chapter is a case study in two schools in the municipality of Ceres-GO. The objective was to know and analyze the syllabus and teaching-learning process of the human body theme in the Biology and Physical Education disciplines in two public schools (state and federal). Field data collection took place through the application of structured questionnaires to teachers and students. The third chapter refers to the educational product, an interdisciplinary didactic sequence that aims to provide an integrative teaching of the human body theme in the disciplines of Biology and Physical Education, reducing the fragmentation of content related to the subject in High School. The educational product was evaluated by the teachers participating in the research. Overall, the analysis of the data reveals that the participating teachers are young and most are aware of how the subject human body is proposed in the official documents for teaching in the school. The teachers emphasized that there is a need to reduce the fragmentation of the topic, suggesting starting with the organization of the curriculum. For most students in both schools the definition of human body was categorized as biological. We believe that interdisciplinary work involving two or more disciplines may be a favorable path for contextualized and less fragmented teaching.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Miranda, Sabrina do Couto dehttp://lattes.cnpq.br/3653673838173344Miranda, Sabrina do Couto deLazzarotti Filho, AriFerreira, João Roberto ResendeMendonça, Weslene Freitas2019-06-10T18:12:32Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA, Weslene Freitas. Ensino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino médio. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T17:03:34Zoai:tede2:tede/123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T17:03:34Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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